Como Vender Sem Estar Vendendo

como vender sem estar vendendo

Por Rafael Cruz, o Nerd Rico…

Quando eu era criança, lembro de estar em casa (brincando com meu Playmobil certamente), quando a campainha tocou.

Minha mãe atendeu e eu fiquei de olho.

Era um rapaz, com uma bolsa cheia de livros, um vendedor de enciclopédias.

Nos anos 80 e início dos anos 90, esse tipo de atividade era bem comum, afinal não tinhamos “o todo poderoso Google” para encontrar as respostas da vida, do universo e tudo mais. 🙂

Enfim, o fato é que ele fez a oferta dele, com todos as artimanhas que os vendedores usam, mas a minha mãe disse não.

E o motivo do “não” era simples: la já tinha comprado uma enciclopédia parecida como aquela semanas antes, de um outro vendedor de porta.

Mas o ‘nosso amigo vendedor’ não aceitou a resposta e insistiu.

Neste momento, percebi que a minha mãe se irritou com a insistência do sujeito, que revelou seu lado inconveniente, chato e irritante…

… Hoje não temos mais a figura do vendedor de porta em porta (pelo menos nas cidades grandes). Mas temos uma variante moderna disso: as ligações de telemarketing (Quem nunca recebeu?)

E o sentimento é o mesmo: esses vendedores nos irritam, nos estressam, nos incomodam…

Os empreendedores digitais de hoje em dia são, em última análise, vendedores.

E que saber de uma coisa? A maioria deles são vendedores como os caras de porta em porta, ou os famigerados colegas do telemarketing: chatos!

E vendedor chato é evitado. É rejeitado. Precisa trabalhar demais para ter um mínimo de resultados. Geralmente é um cara frustrado com o seu trabalho.

O que eu quero compartilhar com você é:

Se você é um empreendedor digital, saiba que você NÃO PRECISA SER ASSIM!

Como Vender Sem Estar Vendendo no Mercado Digital

Você pode ser agradável às pessoas, ser admirado, se tornar uma referência a ser consultada sempre que precisam de alguma ajuda.

E o que você deve estar se perguntando é:

Como é possível, caro Rafael?

A resposta disso é conhecer o princípio do “vender sem estar vendendo”.

É essa a maneira como faço negócios, vendo meus produtos e ganho minhas comissões como afiliado.

Minutos antes de começar a escrever este artigo, tinha acabado de receber um e-mail do Hotmart me alertando sobre uma nova venda.

Sem eu ter disparado sequer um e-mail ontem ou hoje sobre o produto que eu vendi, ou até mesmo ter feito campanha para uma oferta dele.

E esse fenômeno não é magia e nem tecnologia:

É humanidade.

É possível você vender sem estar vendendo quando você abandona a ideia de “empurrar” um produto goela abaixo da sua lista e passa a RECOMENDAR coisas pra essa lista.

Exatamente da mesma forma que você recomenda um médico de sua confiança para um amigo que esteja precisando tratar daquela especialidade dele.

Ou quando você recomenda um determinado modelo de carro para aquele seu parente que está pesquisando um novo carro para comprar.

Ou quando você assiste um filme no cinema e sai falando pra todo mundo que o filme é incrível por A+B e que ele deveria assistir também porque vai gostar.

Você posta até no Facebook que eu sei, bonitão 😀

Quando você faz essas coisas que eu citei acima, você se sente realizado por ter contribuído na tomada de decisão de uma pessoa que você considera.

E não ganha UM CENTAVO por isso!

Agora pense comigo: não seria uma boa ideia você fazer a mesma coisa, se sentir realizado em poder ajudar pessoas… e ainda GANHAR DINHEIRO COM ISSO??

Se respondeu sim, então bem vindo ao clube, pois eu também penso assim.

Pessoas que recomendam, são pessoas respeitadas, admiradas e com muita autoridade.

E o resultado disso são vendas realizadas com menos esforço. Sem perder amigos e leads da sua lista.

Porque todos eles gostam de você. Gostam das suas recomendações.

E se você quer ser um empreendedor admirado e ter uma lista de seguidores fieis ao seu negócio, então eu vou te dar um pequeno presente:

Vou permitir que você baixe um template de e-mail de venda indireta, ou seja, um e-mail que vende pra você sem estar vendendo realmente.

Um modelo de e-mail que conta uma história e em seguida faz uma recomendação do seu produto para a sua audiência.

É um modelo pronto pra uso. Você só precisa copiar, colar, alterar com as suas informações (seu nome, seu produto, dores do seu avatar) e disparar pra sua lista. Simples assim.

Se ter esse template te interessa, então você poderá baixá-lo gratuitamente aqui: Faça o Download de Template de E-mail de Venda

Se você gostou deste artigo ou ficou alguma dúvida, por favor deixe o seu comentário no fim do post.

Adoro ler o feedback dos meus leitores. E gosto de responder a cada um.

Espero que você faça bom proveito do meu presente. 😉

Tenho um vídeo que também fala sobre o assunto:

  • Marcus Rodrigues

    Parabéns pela iniciativa… Venho acompanhando o trabalho e absorvendo tudo que é possível… Grande abraço!