Copywriter: Como Se Tornar um CopyWriter Profissional

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

o-que-e-copywriter

“Se tivesse que ensinar uma habilidade para meus futuros filhos essa seria a habilidade de copywriter”. 

Faço de Jeff Walker as minhas palavras. O Copywriting é a melhor forma que existe para efetuar um discurso de vendas. Eu não tenho dúvida nenhuma disso. “Por que?” – Você pode perguntar.

Porque simplesmente quem possui as habilidades do copywriting e as aplica em sua vida e negócios, consegue absolutamente tudo o que desejar. Parece mágica, mas não é. É ciência embasada na psicologia e no comportamento humano.

O que você irá aprender nesse artigo?

  • Como a profissão de CopyWriter pode gerar mais riquezas;
  • O que é CopyWriting;
  • Onde e como surgiu a profissão;
  • Os maiores nomes americanos e nacionais;
  • Os cursos e treinamentos mais eficientes do Brasil
  • 5 Dicas para começar a escrever e gerar resultados.

Continue lendo este artigo e aprenda mais sobre como se tornar um CopyWriter!

Conteúdo

O CopyWriter e a Capacidade de Gerar Riquezas

Para copywriting não encontramos uma tradução literal. Em livre interpretação, podemos chamar de escrita persuasiva ou algo assim. O importante é que você capte a essência, que é o que fará total diferença em suas vendas.

Os maiores milionários do mundo geralmente são os que dominam as táticas mais avançadas de copywriting, seja na fala ou na escrita. E por que é tão relevante? Porque ele une de forma magnífica: vendas e a escrita.

Uma carta de vendas  é responsável por mais de 70% dos seus resultados de vendas.

Se tem algo que os americanos sabem fazer é produzir riquezas, e o Copywriting é um dos motivos dessa fama. Ele tem sido responsável por bilhões e bilhões de dólares em vendas nos Estados Unidos. O Brasil está vindo logo atrás.

Depois da segunda guerra, com o advento do marketing e a ascensão da publicidade, agências e redatores desenvolveram habilidades muito eficientes para vender serviços e produtos. Então, copy é igual a capital.

Onde surgiu o Copywriting?

copywriting-de-onde-surgiuO Copywriting nasceu há pelo menos 150 anos nos Estados Unidos. Claude Hopkins, considerado um dos pais desse método, já pesquisava os desejos de consumidores antes de escrever uma copy, desde 1886.

Pelo fato das agências de propaganda no Brasil não terem desenvolvido tanto o Marketing Direto (devido a características peculiares do mercado brasileiro), durante todo esse tempo, tal método de escrita persuasiva nunca tinha chegado de fato a língua portuguesa.

Por esse motivo é que você pode nunca ter conhecido um CopyWriter. Só que de uns anos para cá, os brasileiros estão conhecendo essa maneira de escrever, que hás tempos gera resultados incríveis nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos.

O copywriting do século XXI é diferente do copywriting do passado, justamente por conta dos avanços da ciência e descobertas da neurociência. Pesquisas sobre os padrões comportamentais do consumidor, o que nos influencia a efetuar uma compra,  o que nos motiva a alcançar objetivos e etc.

Esses avanços estão tornando o Copywriting ainda mais poderoso e a  profissão do CopyWriter ainda mais cobiçada. Foi pensando nisso que decidi compilar tudo o que sei sobre a profissão, e lhe dar a oportunidade de aumentar seus conhecimentos.

Como fazer para se tornar um CopyWriter hoje, no Brasil?

É muito comum encontrar um CopyWriter nos EUA, mas existem pouquíssimos CopyWriters profissionais no Brasil hoje. É um ofício em ascensão, e com grande potencial de sucesso. Quem já aprendeu a dominar tais técnicas e trabalhar bem, está se dando gerando resultados consideráveis.

Há anos tenho estudado e praticado as técnicas de copywriting, utilizando-as desde que a Mentalidade Empreendedora foi fundada. A cada conteúdo que escrevo, a cada lançamento, chamada, o copywriting está presente.

Tenho me tornado um CopyWriter, apesar de quase não vender meus serviços para clientes nesse sentido. Em suma, aplico essas estratégias em meus próprios produtos e serviços , e é algo que ajuda alcançar meus objetivos.

Se você gosta de escrever e deseja se tornar um CopyWriter profissional como eu, vou indicar alguns nomes de peso, tanto lá de fora, quanto daqui do Brasil!

Principais nomes do mercado internacional e nacional

John Carlton, Dan Kenedy, Frank Kern, que são lendas do copywriting.  Aqui, os grandes nomes aqui são o Rafael Albertoni e o Conrado Adolpho.

Albertoni é meu amigo pessoal e uma referência nessa área aqui no Brasil. Assino em baixo no trabalho dele, e para você ter uma noção, apesar de eu já ser um CopyWriter, fiz o curso dele por reconhecer suas habilidades, conhecimentos e resultados nesse mercado.

Já o Conrado Adolpho, que foi meu primeiro professor de marketing digital, desenvolveu o curso Copy Samurai, que eu também já fiz. O método está fechado no momento, pois as vagas estão esgotadas.

Falarei sobre eles daqui a pouco… Agora confira as dicas para fazer uma comunicação de copy matadora!

5 Dicas Para Fazer Uma Copy Matadora

copywriter

Lembre-se uma coisa: a copy só é boa se vender. Ok?

#1. Chame a Atenção

Chamar atenção está relacionado a colocar iniciar de forma que provoque desejo em sua audiência. Para isso é fundamental, que no inicio de comunicação de vendas, você aplique um título chamativo.

Ele precisa apresentar uma promessa forte e focar em algo que estimule o desejo da pessoa. Isso vai fazer ela parar por alguns instantes e nesse breve momento que você reteve a atenção daquela pessoa, você parte para o segundo ponto.

#2: Crie Conexão

Criar conexão, também é chamado por estudiosos de vendas de rapport. Para utilizar bem essa técnica aprenda a contar histórias, pois são a melhor forma de conexão existente. Nós somos movidos por histórias.

Essa história pode ser a sua própria história de transformação ou a história de algum cliente que passou pela transformação e o fator que foi o meio que levou a esta transformação será o produto que em breve você irá oferecer.

Aconselho que aprenda sobre o que é storytelling!

#3. Explique o Problema

Explicar o problema é mostrar para o seu possível cliente o que está acontecendo com ele. Descubra exatamente o problema que o seu produto resolve e demonstre o problema que o seu produto resolve para o seu cliente. Se você conseguir explicar o problema melhor do que o cliente enxergava, a venda está pronta para ser feita.

Porque você estará ajudando essa pessoa a resolver um problema que ela tem, às vezes você conseguirá  mostrar o problema que ela nem se dava conta de que tinha, mas quando percebe a sua explanação sobre o problema começa a enxergar que possui realmente.

#4. Mostre os benefícios

Qual a transformação que o seu produto ou serviço irá conduzir o seu cliente? Para onde você está levando. A solução desse problema o tirará de onde, e o levará para onde? Explore ao máximo os benefícios, pois são eles que vão pesar na hora de decidir a compra.

Esse é um ponto que as pessoas deixam muito a desejar na hora de escrever um boa copy. As características precisam vir em segundo plano. Não são elas que vendem. O cliente não quer saber e o produto é bom  e bonito, mas como ele pode ajudá-lo.

#5. Faça a sua oferta!

Pode parecer óbvio, mas grande parte das pessoas erra nessa hora. Muitos ficam com medo de fazer a oferta, depois que você mostrou como resolver o problema do seu cliente e fez ele ficar louco de desejos por seu produto. A única coisa que precisa ser feita é a oferta!

Mostre para ele como adquirir aquilo que você se propõe. Aliás, faça um oferta irresistível. Não basta fazer um copy bonita seu seus produtos ou conteúdos não tem profundidade, ou que não resolvam de fato, pelo menos um problema do cliente.

#6. Dica Bônus: O foco da copy é o cliente

Uma última dica, fale menos de você e mais sobre o seu cliente, seu cliente não está muito interessado nos seus títulos e conquistas resolva o problema dele  e seus títulos e conquistas falarão por si.

Como Se Tornar um CopyWriter Profissional A Partir de Agora?

A primeira coisa: Nada do que você leu aqui será suficiente se você não colocar em prática, então listo as 3 coisas que você pode fazer para começar a se tornar um CopyWriter profissional a partir de agora:

#1. Se inscrever nessa palestra  para ser um CopyWriter Profissional.

#2. Colocar em prática essas 6 dicas que te dei gratuitamente e aplicar em seus posts de blog, anúncios, carta de vendas, vídeo de vendas, post de Facebook e Twitter, Vídeo no Youtube e qualquer outra forma de comunicação que executar.

#3. Ler os releases sobre os cursos de CopyWriter nesses links:

Compartilhe este conteúdo com seus amigos vai ser bem legal. Ajude a divulgar essa profissão que está crescendo no Brasil.

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

AGENDAR REUNIÃO

Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !

 

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR