11 formas de fracassar como dempreendedor

O que tem lhe impedido de crescer como empreendedor? O que tem travado seu negócio? Separamos neste post 11 dos motivos mais comuns que levam empresas e empreendedores ao fracasso. Veja qual deles está impedindo seu sucesso…

Desde já avisamos: você não precisa fracassar como empreendedor!

#1. Não se libertar de crenças limitantes

A primeira coisa que pode fazer você fracassar é algum tipo de crença limitante. Mesmo que você tenha entendido que empreender é bom, pode ser que seu espírito ainda alimente hábitos medíocres. Desenvolva seu mindset e não permita que isso aconteça.

#2. Querer fazer tudo sozinho

Está aqui uma coisa que muitos empreendedores fazem. Não existe empresa de um homem só. Projetos de sucesso precisam de uma equipe, mesmo que pequena. Então, não caia no erro de não buscar aliados. Se una a pessoas que pensem igual a você e alcancem juntos o sucesso.

#3. Não desenvolver uma cultura de vendas

Empreendedores, mesmo que sejam criativos e analíticos, poderão falir só por não se preocuparem com a área de vendas. Um dos objetivos de toda empresa é dar lucro. E isso só é possível se as vendas estiverem acontecendo. Se tem dificuldade em vender, contrate pessoas para fazer isso.

#4. Focar em tudo ao mesmo tempo

Falar tudo para todos, não ter um nicho bem definido e não nutrir clientes… “Não cometa a gravidade de fracassar “vendendo areia no deserto” ou “terrenos no fundo do mar”. Tenha foco e comece pequeno. Construa autoridade aos poucos e vá escalando seu negócio gradativamente.

#5. Adiar coisas

A procrastinação, o hábito de deixar tudo para depois, é extremamente prejudicial para o empreendedor. Adiar coisas pode destruir seu negócio num curto espaço de tempo. “Não espere”. Não existe tempo certo. Comece de onde você estiver, com as ferramentas que tem em mãos. Não ignore seus problemas.

#6. Não ter disciplina

Disciplina é reflexo do autocontrole. Antes de tentar controlar os fatores externos que envolvem seu empreendimento, é preciso controlar a si mesmo. Domine seus impulsos, se não eles dominarão você. Adote a disciplina como uma das principais estratégias de seu negócio.

#7. Não persistir

O número de pessoas que começa um novo negócio é grande, mas são poucos os que terminam. Para obter êxito em seus projetos, você precisar persistir. É assim que o fantasma da desistência vai embora. Quando estiver cansado de tentar, foque na recompensa, visualize o futuro com positividade, motive-se e continue caminhando.

#8. Desejo incontrolável de ganhos fáceis

Está aí outro erro comum no setor de empreendedorismo digital: Pessoas que desejam lucrar, mas não querem pagar o preço por isso. “Ganhar dinheiro no piloto automático” e “trabalhar 4 horas por semana” quase sempre é coisa de indivíduos que não entenderam a essência de empreender.

#9. Trabalhar com pessoas erradas

Escolher o sócio errado, montar a equipe errada, ter parceiros negativos… Relacionamentos defeituosos nos negócios levam seu empreendimento ao precipício. Temos a tendência de imitar as pessoas as quais convivemos. Então, não caia na besteira de “ouvir apenas o coração” na hora de contratar e se associar.

#10. Escolha inequivocada da profissão

“Fulano está tendo sucesso como vendedor de roupas. Vou fazer isso também”. Se aquilo não estiver alinhado com seu propósito e paixão, raramente dará certo. Você poderá até começar com entusiasmo, mas uma hora a coisa vai ficar ruim e o arrependimento irá bater. Pense bastante antes de escolher seu nicho de atuação.

#11. Desonestidade Intencional

Honestidade é imprescindível. Pessoas que se valem de meios desonestos com intenção, podem até ser bem sucedidas por um tempo, mas “uma hora a casa vai cair”. Ninguém consegue mentir por muito tempo. Então, seja honesto consigo mesmo e com os outros.

#12. Qual outro motivo de fracasso?

Agora sugerimos que você complete a lista com algum outro motivo para fracassar como empreendedor. Deixe nos comentários!