Business Model Canvas – O Mapa para o Sucesso de seu Modelo de Negócios

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Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

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Ideias criativas e inovadoras têm sido levantadas em todo o mundo. Indivíduos de todas as idades estão propondo trabalhos diferenciados, criativos e informais, com base na própria personalidade. Isso é o que chamamos de empreendedorismo.

Os empreendedores adotam os conceitos ligados ao Startup Business, modelo de empresa com foco no crescimento em grande escala e a liberdade do empreendedorismo atual. Em alguns casos também, as ideias são obtidas a partir do Lifestyle Business, negócio como estilo de vida.

Independente da essência e do objetivo, a verdade é que essa nova leva de empreendedores, obviamente, visa o sucesso. Mesmo estando comprometidos em fazer as coisas diferentes de tudo o que já foi feito.

Mas, para que os objetivos sejam alcançados, é necessário criar um modelo de negócios que permita visualizar o futuro, possibilitando a prevenção de determinadas situações comuns que podem levar ao fracasso.

Em outras palavras, mesmo que a pessoa parta de um princípio criativo e inovador, existem “sistemas de rota”, “mapas e bússolas” para guiar quem empreende por um caminho seguro e consistente.

A falta de preparo e gerenciamento diante da realidade do que é ter uma empresa, acaba fazendo com que investimentos e esforços sejam desperdiçados. Para driblar esses problemas e criar gerir uma nova empresa surge o Canvas!

Continue lendo e entenda bem o que o método pode fazer por você!

Conteúdo

Canvas: O mapa visual de seu modelo de negócios

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O nomecompleto da ferramenta é Business Model Canvas. Um instrumento de gerenciamento estratégico que permite esboçar e o desenvolver modelos de negócios, novos ou já existentes.

Na forma de um mapa visual pré-formatado, o método contém nove blocos para planos gerenciais.

O criador da ferramenta foi Alexander Osterwalder, com base em seu trabalho anterior: Business Model Ontology.

O Canvas pode ser impresso em uma superfície ampla para que uma pessoa elabore o sistema de seu negócio. Um grupo de pessoas também esboçar e discutir elementos do modelo.

Geralmente são utilizados lembretes autocolantes como postites, ou marcadores para quadro branco.

O instrumento visa fomentar o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise do que está sendo implementado.

Entendendo cada bloco do Canvas

O mapa, como já explicamos, resume os pontos chave de um negócio, sem necessariamente excluir o plano de negócio em si.

Trata-se de uma ferramenta menos formal, mas que pode ser bem utilizada com frequência no dia a dia de uma Startup. Veja agora o que cada bloco sugere:

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Infraestrutura

– Atividades-chave – Nesse bloco são relacionadas atividades mais importantes para a execução da proposição de valor da empresa.

– Recursos-chave – Aqui se estabelece os recursos essenciais para criar valor aos clientes, os pontos considerados ativos da companhia e que são necessários para manter e dar suporte ao sistema. Por exemplo: Recursos Financeiros, humanos, físicos ou intelectuais.

– Rede de parceiros – Outro sub-bloco é a rede de parceiros, onde se estabelecem as alianças de negócios, setores que complementam outros aspectos do modelo.
Oferta

– Proposição de Valor – Na Oferta deve-se preencher a proposição de valor, onde se esboça os produtos e serviços oferecidos pela empresa. É descrita a forma como a empresa se diferencia de seus concorrentes, a razão pela qual os consumidores fazem negócios com uma e não com outra empresa.

Clientes

– Segmentos de clientes – Definição do público-alvo, o grupo de possíveis compradores para os produtos e serviços da empresa.

– Canais – Os meios pelos quais a empresa fornece seus produtos e serviços aos clientes. Aqui entra as estratégias de marketing e de distribuição.

– Relacionamento com o Cliente – As ligações estabelecidas entre a empresa e seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com cliente é o conhecido CRM (Customer Relationship Management).

Finanças

– Estrutura de custos – A relação das consequências monetárias dos meios utilizados no modelo.

– Fontes de receita – A maneira como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Os rendimentos da empresa.

Quer aprender a montar o Canvas do seu negócio?

Nós do Mentalidade Empreendedora usamos essa metodologia em nosso próprio negócio e auxiliamos nossos alunos da montagem do seu modelo de empresas em uma das partes do Revolução da Recorrência. 

Agora você pode já começar a aprender mais sobre essa forma inovadora de planejar seu negócio. Desenvolvemos um curso gratuito em vídeo que ensina a dominar o Business Model Canvas de forma prática.

Enfim, esse foi nosso conteúdo explicativo sobre o Canvas. Em breve estaremos falando mais sobre esse método eficiente para a gestão de um novo negócio. Continue acompanhando nosso blog e se prepare para receber ótimas novidades.

Acesse Agora o Curso Gratuito do Canvas e Comece a Tirar Sua ideia de Negócio da Cabeça!

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