Caso de Sucesso: Como Ganhar Dinheiro Com Blog Honestamente

o-que-empreendedorismo-digital

É uma pena que os temas ‘empreender’ e ‘ganhar dinheiro na internet’ têm sido bastante banalizados. O assunto tem ênfase em muitos sites, o que não seria ruim se não fosse a abordagem errada dos ‘falsos gurus do marketing’, que arrancam grana da galera “vendendo fórmulas prontas” e “segredos que todo mundo sabe”…

A primeira coisa que eu desejo que você aprenda se quiser realmente saber como ganhar dinheiro com blog é: não existe fórmula mágica. Por isso fuja dessa coisa de template de negócios. O que existe é ciência aplicada e padrões pré-estabelecidos.

Mas essa ciência e esses padrões só funcionam se você captar a essência e personalizar em seu negócio. Dar “Control C, Control V”. Não vai funcionar. Se a aplicação for fria e inflexível, seu novo empreendimento provavelmente irá travar, ou quebrar.

Entendendo isso, você estará no caminho para conquistar resultados e construir um negócio relevante na internet. Daí, seu desejo de renda considerável e de mais liberdade poderá se tornar real. Pronto para aprender a trabalhar com blogs?

Continue lendo este artigo e descubra como eu consegui, em poucos anos, gerar 7 dígitos com blogs e e-mails!

Antes de tudo…

Quem Sou Eu Para Estar Escrevendo Sobre Como Ganhar Dinheiro Com Blog?

como-ganhar-dinheiro-com-blog-arcos-eduardo

Me chamo Marcos Eduardo, CTO da Mentalidade Empreendedora. Sou especialista em estratégias e ferramentas digitais, e meu trabalho atualmente se resume em ajudar empreendedores a avançarem em seus negócios com tecnologia e táticas para o crescimento (Growth Hacking).

Meu início no empreendedorismo se deve aos blogs, pois meu primeiro projeto foi nesse formato. Eu era um jovem comum, cheio de sonhos, com ambição de ter um futuro melhor. Algo que encontrei no marketing digital.

Como era meu mundo antes de aprender como trabalhar com blog?

Sempre gostei de trabalhar pra mim mesmo, conquistar meu próprio dinheiro. Já fui vendedor de picolé e pizza na praia, vendi empadas na rua, encarando todo “bico” que aparecia para defender uma grana.

Aos 15 anos, tive o privilegio de fazer um curso de montagem e manutenção de computadores. O ano era 2003. A partir deste ofício, descobri a paixão por computadores, que acabou abrindo as portas para um emprego num Cyber Café de minha cidade, em Cabo Frio.

A partir daí, fui pegando experiência no ramo, até que a partir de 2005, comecei a cogitar na possibilidade de conquistar meus próprios clientes. Percebia que era possível vender meus serviços de forma direta, fazendo meu próprio horário e trabalhando da forma que eu desejasse.

Fiquei assim por um tempo até quando despertei para as possibilidades de ganhar dinheiro na internet. Comecei a pesquisar todas as possibilidades de ganhos através da web, procurando no Google as formas de tornar isso real.

Como citei, sempre gostei de trabalhar, mas ter um emprego formal não me agradava. E como os trabalhos de técnico em informática também não eram suficientes, decidi encontrar algo que me fizesse produzir ainda mais…

Um Salário Não Era Suficiente Para Eu Ajudar Minha Família.

Queria, no fundo, poder ajudar meus familiares,  mais especificamente, minha mãe, irmã e avó. Essa era minha maior motivação. Ter um salário não era suficiente. Mas para isso eu precisava abandonar de vez minha zona de conforto.

Por trabalhar em cybers e lidar diretamente com a internet, o despertar para o mundo online aconteceu de forma natural. Mas, como você deve imaginar, agi como toda pessoa inexperiente: testando tudo o que aparecia.

Não tinha um objetivo pessoal definido.

Me cadastrei em inúmeros sites de pesquisas para tentar ganhar dinheiro. Já fiquei igual uma “sanguessuga” em sites de cliques visualizando as publicidades, isso só para citar algumas aventuras.

A verdade é que essas coisas nunca funcionaram…

Em algum momento dessa “jornada louca de ganhos online”, descobri conteúdos que explicavam como ganhar dinheiro com blog. Então, no ano de 2008, fiz meu primeiro projeto, de maneira totalmente amadora.

Era um canal para ouvir músicas. O trabalho era feito da seguinte forma: eu disponibilizava CDs, onde as pessoas poderiam fazer o download das canções que mais gostavam. Faço questão de aconselhar que você não comece trabalhando com blogs de downloads dessa forma.

Eu era inexperiente e não sabia como as coisas funcionavam. Na verdade, não estou dizendo que é impossível trabalhar com downloads, o que na verdade é. Mas é preciso muito mais do que fazer upload dos CDs na plataforma.

O bom é que mesmo, com toda inexperiência, consegui encontrar o caminho para gerar resultados…

Do Zero Aos Primeiros Centavos

como-ganhar-dinheiro-com-blog-4

Eu monetizava esses sites com  programas de afiliados, o que começou a me gerar retorno. Mas no fim de 2009, as empresas de afiliação passaram a não permitir mais a divulgação em plataformas de compartilhamentos de músicas.

Então, fui me aventurando em outras coisas dentro do mercado digital.

Em resumo, testei, nos próximos 2 anos, diversas coisas relacionadas à internet, e como curiosidade obstinada, fui me certificando do que funcionava, ou não, na web. Em 2010, comecei a me profissionalizar. Isso aconteceu mais precisamente com o Blog Ouvir Musicas Gospel, um projeto que administro até hoje.

Ressalto que nesta etapa já estava ciente do potencial do nicho e das premissas do mercado digital. O motivo de escolher “músicas gospel” foi o fato de haver bastante busca em relação a esse assunto no Google, e porque também gostava do segmento.

Após essa escolha, comecei a estudar tudo sobre SEO, a otimização de buscas, para que meu site viesse a receber visitas. Com isso vim construindo uma escala de resultados do meu blog nos motores de busca.

Assisti muitos tutoriais, li artigos, fiz cursos e participei de diversos eventos. Com estes estudos, me tornei mais apto para atuar na web.

Uma coisa que fiz e ainda faço, e que me ajuda muito a trabalhar com blogs, é observar a concorrência. No caso do Ouvir Músicas Gospel, eu percebia que os principais sites do segmento não eram bem posicionados.

Com isso eu me esforçava para aumentar o ranqueamento e conseguir vantagem competitiva.

Como Ganhar Dinheiro Com Blog: Meus Resultados

Um ano após o lançamento do blog, consegui o primeiro lugar com a palavra-chave: músicas gospel. Consigo manter esse blog até hoje em primeiro luar nas buscas para esse termo.

Para você ter uma ideia, do dia que inaugurei a plataforma até o dia de estar escrevendo este e-book, consegui 26.381.600,00 (vinte e seis milhões, trezentos e oitenta e um e seiscentos) visitantes.

Quanto aos usuários únicos, o número é 13.754.808,00 (treze milhões, setecentos e cinquenta e quatro mil, oitocentas e oito).

As formas de monetização que utilizo nesse blog é através do CPC (Custo Por Clique), através do Google AdSense e da rede Criteo, uma das maiores no setor de publicidade online.

No decorrer desses 5 anos, já me vali de outros meios, como a UOL e o Afiliados.com.br. No entanto, sempre tive os maiores resultados com o AdSense.

Além desses sistemas, sou afiliado de um produto voltado para o segmento do blog, que é um curso de leitura bíblica, que completa a escalabilidade do projeto. Para você ter ideia do faturamento, chegamos a 22 mil reais de arrecadação por mês, durante 4 a 6 meses consecutivos.

Indo mais além, quando chegamos a bons posicionamentos orgânicos, ou seja, quando o blog começou a ser facilmente encontrado pelo Google, o faturamento chegou a 4 mil dólares.

Agora, se segure na cadeira, pois vou relevar a você um número impressionante…

Já fiz, desde que comecei, mais de 1.000.000,00 (Um milhão de reais) em faturamento. Isso somando os resultados de outros blogs que passei a tocar em paralelo. Nunca usei táticas ilegais, nem macetes picaretas.

Todo esse resultado foi fruto de horas de estudos e aplicação inteligente das ferramentas de marketing digital, como o conteúdo, a monetização no AdSense e Programa de Afiliados. Sempre pensando de forma estratégica em nicho, persona, oferta e demanda.

Mas, explico, foram anos de dedicação até chegar a êxito.

Não ache que foi fácil chegar onde cheguei, pois as dificuldades foram muitas. Hoje, tenho o prazer de entregar a você a fórmula para como ganhar dinheiro com blog. Mas, como destaquei no início do post, ela não é mágica…

É um sistema baseado em persistência, um fator fundamental para os sucesso. Toda essa experiência me permitiu criar o Blogs que Vendem, um material que, além de apresentar a você toda minha trajetória, te dará um passo a passo para sair do zero e começar a lucrar com blog.

Uma sacada que revelo para você é a seguinte: seu investimento em marketing de conteúdo e links patrocinados deve ser pesado. A dica é separar parte dos seus ganhos e investir de forma recorrente para gerar visitas e leads para seu blog.

O e-mail marketing também é ferramenta indispensável para a comunicação com as pessoas que se interessam pelo seu trabalho. Sem uma boa campanha de e-mail marketing, dificilmente você vai garantir bons resultados.

Outra coisa que não pode faltar é uma boa ação de SEO. Se sua plataforma não for pensada totalmente em ranqueamento, ficará difícil competir com os blogs grandes do mercado. Estar nas primeiras páginas do Google é passar autoridade e assegurar ser o primeiro também na mente do cliente em potencial.

Você pode saber como mais detalhes, num e-book gratuito chamado ’10 passos para ganhar dinheiro com blog’. Para baixá-lo, basta clicar no link abaixo.

Quer Descobrir Como Ganhar Dinheiro com Blog Criando um Negócio Digital? Clique Aqui!