7 clubes de assinatura para você conhecer e se inspirar para criar o seu

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

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Você já deve ter visto muitos clubes de assinatura por aí, considerando que eles se tornaram uma forte tendência nos últimos anos no mercado brasileiro.

Em 2014, já somavam-se mais de 300 clubes de assinatura no mercado brasileiro. Esse modelo de negócio não é uma novidade do mercado digital. Muitas empresas já o utilizavam antes da internet existir. Um grande exemplo disso eram as assinaturas de jornais e revistas.

Porém, com o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e de transações financeiras, hoje qualquer empresa pode implantar um modelo de assinatura em seu negócio.

Os vantagens dos clubes de assinatura para a sua empresa são várias, sendo a maior delas a renda recorrente com receita previsível. Você pode ler mais a respeito disso nesse artigo.

Para os consumidores, os benefícios também são muitos e a adesão a essa modalidade tem sido cada vez maior.

Você que chegou até aqui provavelmente está pensando em implantar um modelo de assinatura para o seu negócio, o que é muito positivo.

Esse artigo vai te ajudar a abrir um pouco mais a sua mente para entender melhor como criar o seu próprio clube de assinatura. Fique ligado nos próximos parágrafos e inspire-se.

Conteúdo

#1 – Clubes de assinatura de bebidas

clubes de assinatura

Esse é um exemplo muito bom de clube de assinaturas, pois fornece um tipo de produto de consumo recorrente e de grande aceitação.

Envolve mais que uma necessidade básica. Na verdade ele promove um estilo de vida diferenciado. E as pessoas gostam de ter exclusividade.

O Clube W é um grande case desse tipo de clube de assinaturas. Criado pela loja virtual de vinhos Wine.com.br, o clube foi inaugurado em 2010 e veio com a proposta de democratizar o consumo consciente da bebida.

O assinante recebe em casa uma caixa com dois rótulos diferentes de vinhos, junto com um corta gotas colecionável, além de uma revista especializada no assunto para o consumidor entender melhor sobre esse universo.

A diferenciação do clube é a curadoria de vinhos. O consumidor que gosta de apreciar vinhos mas não tem conhecimento não sabe qual escolher na hora de comprar no mercado.

Para resolver essa questão, a empresa seleciona rótulos renomados do mundo dos vinhos. E o assinante nunca sabe qual vai receber, é sempre uma surpresa.

A ideia foi tão bem aceita que a empresa criou também o Wbeer, um outro clube de assinantes que, ao invés de receberem vinhos, recebem cervejas especiais. 

No MeuSucesso.com há um estudo de caso desse clube, que você pode assistir para aprender como criar um processo de assinatura de sucesso!

#2 – Caixa Cosmo, um clube de assinatura muito criativo

clubes de assinatura

A Caixa Cosmo se destaca entre os clubes de assinatura por ser o primeiro de itens criativos no Brasil.

Assinando o clube, você recebe recebe produtos exclusivos que são criados por artistas e produtores independentes. Cada caixa é um combinado de vários itens muito autênticos, e atinge um público que gosta de novidades e criatividade.

Os itens são muitos variados: material de papelaria, publicações independentes (ilustrações, gravuras, etc), acessórios pessoais, objetos de decoração e até gastronomia artesanal.

Apesar dos produtos do clube não serem itens de consumo recorrente (diferente de alimentos, bebidas e cosméticos), este é um excelente exemplo de um modelo de assinaturas que explora muito bem o sentido de experiência diferenciada de consumo para o cliente.

#3 – Glambox, uma beleza de assinatura

clubes de assinatura

A Glambox é a grande referência entre os clubes de assinatura de produtos de beleza, onde as assinantes recebem uma caixa com vários itens.

A experiência da assinante é o foco da iniciativa. O primeiro ponto é que a empresa monta a caixa de produtos baseando-se nas caraterísticas da assinante: cor da pele, cor e tipo de cabelo, preferências de estilo, etc.

Além disso, em cada edição da caixa a empresa conta com uma história diferente, baseada numa data comemorativa, ou acontecimento ou até a promoção de um concurso. A ideia é levar uma experiência para a assinante que vá além do consumo dos produtos.

Mas o mais interessante é o modelo de negócio da empresa. Os produtos são obtidos com marcas consagradas de cosméticos na base da permuta. As empresas cedem os produtos para a empresa em troca de pesquisas de mercado com as consumidoras do clube de assinaturas.

#4 – Petite Box, um clube para receber os bebês

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Esse clube de assinatura fornece produtos para as mamãe, de primeira viagem ou não.

A ideia é fornecer produtos de marcas de qualidade, e atende o problema de que muitas mães (principalmente quem está no primeiro filho) sentem um receio na hora de comprar os produtos e não saber qual a melhor opção.

Na caixa, a assinante recebe diversos itens que são utilizados por bebês: pratinhos e talheres, mamadeiras, copos, babadores, pomadas, sabonetes, roupas, lenços umedecidos, entre tantos outros.

Nesse modelo, a empresa também conta com a permuta com as outras empresas fornecedoras desse tipo de produtos.

Dessa forma, a assinatura funciona como um forma de publicidade dessas marcas, uma vez que as assinantes passam pela experiência de uso e testam a qualidade de seus produtos, para posteriormente comprar fora do clube quando precisarem.

#5 – Latbox, um clube animal

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O clube de assinaturas do Latbox é voltado para um público bem específico, porém numeroso: pessoas que cuidam de cachorros e os têm como membros da família.

O assinante recebe mensalmente uma caixa com artigos do mercado pet especificamente para cães, como brinquedos funcionais, petiscos e mais uma variedade de itens de consumo recorrente.

Esse é um grande case de um clube de assinaturas que foca num público bem específico, mas que apesar disso é grande. Com uma boa logística, a escalabilidade das vendas tem um potencial incrível.

#6 – Home Shave, um clube de assinaturas para se barbear

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Esse é um modelo de assinaturas inovador e que trabalha com produtos de alto giro de consumo.

O clube Home Shave entrega na casa de seus assinantes um conjunto de lâminas de barbear, todo mês. No primeiro mês de assinatura, o membro do clube recebe um aparelho completo, incluindo um cabo emborrachado de alta durabilidade.

Posteriormente, o assinante vai recebendo recargas de lâminas, de acordo com a quantidade e periodicidade escolhida por ele.

O diferencial do Home Shave é que, além de oferecer a comodidade, o assinante recebe junto um jornal exclusivo, com um conteúdo divertido e informativo pensado exclusivamente para os membros do clube manterem-se atualizados.

#7 – CandyBox, o clube que adoça a vida

clubes de assinatura

O CandyBox é uma clube para os amantes de doces. Os assinantes recebem uma caixa recheada de guloseimas diferenciadas, que são doces importados.

O itens são variados: balas, chocolates, salgadinhos, bebidas, entre uma enorme variedade. E sempre são uma surpresa, o assinante não sabe o que vai receber.

Esse é um clube bem inovador, porque dá a oportunidade do consumidor provar delícias do mundo inteiro que ele não encontraria numa doceria qualquer ou no mercado, e a um menor custo.

Que tal fazer um Clube de Assinaturas para o seu negócio?

Hoje em dia o consumidor tem se interessado cada vez mais pelo consumo de produtos como uma experiência diferenciada.

Os clubes de assinatura ganharam grande popularidade porque, além da exclusividade, eles proporcionam comodidade ao consumidor que já está cada vez mais habituado com compras online.

Adotar um modelo de assinaturas para o seu negócio traz muitas vantagens para você, como:

  • Renda recorrente
  • Previsibilidade do fluxo de caixa;
  • Maior lucratividade;
  • Fidelização de clientes

Entretanto, existem muitas questões técnicas que devem ser observadas para viabilizar os clubes de assinatura.

Aqui na Mentalidade Empreendedora nós aplicamos esse modelo, e também nos especializamos nisso, para ensinar outros empreendedores a fazer o mesmo.

Para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos a leitura dos artigos:

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