Como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

“Uma pesquisa recente da Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho”.

O problema da insatisfação profissional afeta mais e mais profissionais a cada dia. Deixar o tempo passar sem propor uma mudança pode até deixar a pessoa doente. Ela acaba entrando em um círculo vicioso e tudo parece dar errado. Nesse momento, o melhor a fazer é procurar ajuda. Descubra aqui como pode começar na prática.

Se você se encontra nesse grupo de pessoas e precisa de ajuda para ir mais longe, sendo dono do próprio negócio e alcançar a satisfação profissional, esse post é para você. Confira o que você precisa saber sobre como começar um negócio do zero!

Como começar um negócio do zero?

Como Começar Um Negócio do Zero

A maioria das pessoas vem sonhando em conquistar a independência financeira, não precisando mais depender de seus chefes e patrões. A falta de conhecimento e de ideias formam o primeiro obstáculo para que o indivíduo desista do sonho da independência financeira.

O melhor caminho nesse caso, é participar de um curso que irá lhe mostrar as possibilidades do mercado, você irá poupar tempo e dinheiro. Alguns recorrem a cursos de gestão e de administração, outros, buscam o auxílio e consultoria do Sebrae. Outros porém, nem sabem para onde percorrerem.

Qual a melhor opção? Vamos responder essa pergunta a partir de agora, primeiro lhe mostrando o que não se deve fazer, e depois indicando as melhores práticas de como começar um negócio do zero.

O que não se deve fazer na hora de definir como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

Começar um negócio do zero é um investimento que pode que dar muito certo e trazer muitos lucros, assim como pode ser um tiro no pé.  Veja agora quais falhas você precisa evitar para “montar uma empresa do chão”.

#1. Não planejar nada e já sai sair fazendo

O primeiro passo é se planejar financeiramente. Nunca deve-se abrir uma empresa que tenha um custo mais elevado do que aquilo que você tem. Outra coisa que não se deve fazer no momento inicial é abrir um empreendimento no qual você não possua absolutamente nenhum conhecimento, opte sempre por negócios em um segmento no qual você se identifica.

Uma saída interessante é aproveitar as oportunidades do mercado digital. Através de programas como o Programa Comece seu Negócio na Internet, você consegue desenvolver seus produtos e serviços digitais e escalar seu negócio do zero.

#2. Não se atentar a um plano

Modelo de Negócios? Plano? Pra quê? Isso é conversa fiada. Está aí um pensamento que leva muitos ao fracasso. Nunca se deve abrir uma empresa sem ter o seu modelo de negócios definido. Esta é uma regra básica. No plano de negócios devem estar os objetivos da empresa, a descrição detalhada de onde vem o capital para abertura.

Além do mais, é preciso ter a plena ciência de como a empresa será mantida até obter lucros, a análise do mercado e da concorrência e a análise de tudo que a empresa irá oferecer, quantos funcionários terá, localização, qual será a matéria prima e como será a produção, entre outros aspectos.

#3. Subestimar os fatores externos e internos

Quem pensa em como abrir um negócio do zero jamais deve subestimar a concorrência. Na verdade, é preciso ser bem criterioso na hora de analisá-la. Analisar o mercado e clientes também faz parte deste processo. Não se deve subestimar nenhum aspecto relacionado a esses fatores.

O que se deve fazer na hora definir como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

#1. Escolha o Caminho Mais Seguro

A maioria dos empreendimentos que não exigem um capital, são os negócios idealizados para trabalhar em casa, através da internet, com programas de afiliados, consultoria ou prestação de serviço como freelancer. Nesse caso, basta ter o próprio site ou blog, para divulgação dos serviços ou da loja e-commerce criada.

No entanto, antes de optar por algum segmento de mercado na internet, é preciso fazer um planejamento que trate de todos os aspectos do negócio. Fazer um curso de empreendedorismo digital irá ajudar muito para se ter direcionamento inicial.

No caso de prestação de serviços, por exemplo, é bom pensar de que forma os clientes entrarão em contato, que tipo de trabalhos serão vendidos, como o portfólio será construído e como funcionará a captação de clientes.

Já no e-commerce, o ideal é buscar o máximo de informações sobre estratégias de web marketing, como e-mail marketing, programas de afiliados, produção de conteúdo, divulgação em redes sociais, patrocínio de links e etc.

#2. Trace Metas

Em seguida, você precisa definir seu objetivo mensal de valor e atendimento. Estipular este objetivo irá motivá-lo a manter um padrão durante o mês. A determinação em manter um ritmo de produtividade é o que irá definir seus ganhos. Não se esqueça: seu negócio depende exclusivamente de seu esforço.

#3. Tenha Disciplina

Disciplina é a alma do negócio. Isso mesmo, não é a propaganda, mas a disciplina. Só com ela você conseguirá decretar o crescimento de seu negócio do zero. O ofício realizado em casa não exige um horário específico para o cumprimento das tarefas, e por isso, a falta de disciplina pode prejudicar sua produtividade e seus rendimentos.

Como resolver isso? Obtendo o conhecimento que irá te dar os direcionamentos iniciais.  Você precisa treinar sua disciplina executando as próprias atividades propostas. Depois, deve-se estipular os horários em que você pretende se dedicar ao negócio.

Não existem fórmulas mágicas em como criar um negócio do zero. O sucesso depende de fazer o que é certo com excelência. Antes de entender sobre ferramentas e processos,  o empreendedor precisa desenvolver sua mentalidade e começar a ter atitudes empreendedoras.

A atual era da informação trouxe inúmeras possibilidades de criação de negócios. Hoje em dia é possível trabalhar com o que se deseja de casa atendendo pessoas do mundo todo. Para isso basta uma boa ideia, um plano de execução, um computador, internet e algumas ferramentas extras.

Apesar desse cenário atrair cada vez mais pessoas, nem sempre as ideias fluem. Por isso decidimos apresentar algumas dicas para lhe ajudar neste sentido. Continue lendo o post e conheça 5 ideias de negócios online para você montar em casa!

Falta de dinheiro não pode ser desculpa…

O que está lhe impedindo nesse momento de começar o próprio negócio?

Esta foi uma pergunta que lançamos certa vez em nossa página oficial no Facebook. O objetivo era entender o que realmente atrapalha as pessoas de tirarem suas ideias do papel para começar a empreender.

A resposta comum dada ela maioria: fatores financeiros. Ou, em outras palavras, falta de grana.

Isso mostra que além de aspectos como a mentalidade, excesso de informação e dificuldades com processos, ausência de um mentor, a falta de recursos é um fator primário determinante para que ideias de negócios não fluam.

Mas a verdade e que falta de dinheiro é uma desculpa para não começar um negócio. Uma desculpa nobre, aceitável, tolerável. Você dizer: “Não comecei ainda, porque não tenho grana”. Mas a verdade é que isso não deixa de ser uma desculpa.

Para você entender melhor, peço que assista o vídeo abaixo…

Então, como você viu, realmente, para executar um empreendimento, você precisa de dinheiro, mas como eu destaquei, se você não se organizar nunca. Se você não decidir firmemente fazer uma reserva e separar parte dos seus ganhos para tirar sua ideia da cabeça, você vai passar a vida toda dando a mesma desculpa.

Então o meu conselho é que você comece a guardar uma parte do seu salário para dar vida ao seu sonho. Sei que dependendo do quanto você ganha, isso se torna muito difícil. Mas repare, difícil, não é impossível.

Como começar um negócio do zero – 5 ideias de para montar em casa

Como Começar Um Negócio do Zero

#1. Fábrica de Produtos Digitais

No topo das infinitas ideias de negócios online, está a fabricação de infoprodutos, ou seja, produtos digitais. Qualquer conhecimento e informação pode ser transformada em valor e vendido de forma satisfatória. Nesse casos, as possibilidades são inúmeras, desde PDF e planilhas simples à cursos em vídeo e treinamentos online.

#2. Representação de Vendas Online

A segunda ideia é ideal para quem não deseja criar seu próprio produto. O vendedor online, ou afiliado profissional, pode utilizar dos meios como sites, redes sociais e e-mail para realizarem vendas de determinados produtos ou serviços. Em cada venda feita, recebem comissão. Esse formato é muito solicitado por novos empreendedores, que não precisam necessariamente de dinheiro para começar.

#3. Consultoria Estratégica

As empresas estão em frequente buscando novas estratégias para alavancar seus ganhos. Para isso, a contratação de consultores especialistas se tornam indispensáveis. São eles que auxiliam no desenvolvimento de estratégias e execução de táticas. Uma vantagem nesse tipo de negócio muito mais fácil traçar e seguir estratégias eficazes quando o negócio não é seu, pois você não tem envolvimento emocional.

#4. Profissional Freelancer

O atuação freelancer também é uma das ideias de negócios mais promissoras do setor digital. Entre as mais atraentes estão a de redator de conteúdo, desenvolvedor e designer. As 3 áreas são indispensáveis para qualquer uma pessoa que monta um novo negócio, já quem nem todo mundo tem as habilidades necessárias, e por isso contratam freelancers para cumprirem as demandas.

#5.  Blogs

Já faz um tempo que ser blogueiro deixou de ser hobby para ser uma profissão respeitada e desejada. Ter um blog (ou vários) hoje em dia é considerado empreendedorismo, um negócio de verdade. Você pode criar e gerenciar seu blog de casa, usando-o para promover seus próprios produtos, se afiliando a infoprodutores, ou alocando espaços para publicidade.

Conclusão sobre como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

Criar um negócio o zero, com um programa financeiro funcional e imbatível, de fato, não é tarefa fácil. E na maioria das vezes, exige um longo período de descobertas, erros e adaptações. Muita gente se assusta com isso, desanimando só de imaginar a dor de investir em algum negócio.

Mas quem tem espírito empreendedor não pode fugir de desafios. A saída então é encontrar uma solução plausível, algo que não elimine o desafio de empreender, mas que também não seja incerto, uma furada.

Nesse contexto, apresento para você um programa de treinamento, onde você poderá projetar sua vida, criar seu negócio do zero, alinhar seu trabalho à paixão para fazer a diferença no mundo.

Temos um treinamento perfeito para quem deseja aprender mais sobre como começar um negócio do zero. Se você quer se aprofundar no assunto e construir algo relevante e eficiente no mercado, clique no botão abaixo…

como começar um negócio do zero

Summary
Author Rating
1star1star1star1star1star
Aggregate Rating
1 based on 5 votes
Brand Name
Como Começar um Negócio
Product Name
Como Começar um Negócio
  • Romão Miranda Vidal

    Dr. Pedro Quintanilha.
    Filho de DEUS. Eu espero também ser e acho que sou. Mas estou apanhando tanto da vida, que aos 69 anos só tenho um carro ano 2002. Sou Médico Veterinário (Google tem algo a meu respeito) e preciso urgentemente buscar a saída digna para os meus últimos anos de vida, para deixar pelo menos a minha esposa em condições de sobreviver. Hoje moro em Palmas-Tocantins e estou, como citei, na busca desesperada para uma independência financeira.
    Desculpe, sei que o senhor não é “ouvidor de problemas alheios”, mas quem sabe possa me orientar, neste segmento.
    Atenciosamente.

    Romão Miranda Vidal.

    • Pedro Quintanilha

      Olá Romão, com certeza o senhor poderá encontrar essa saída a partir de estratégias digitais, uma sugestão que lhe dou é de criar um produto digital, com as habilidades e conhecimento adquiridos ao longo dos anos de experiências que acumulou. Pode ser um Livro ensinando algo sobre sua profissão ou até aulas em vídeo onde ensina cuidados com animais. Essa pode ser uma saída, para conseguir criar ativos digitais que trabalhem por você e assim proporcionar uma renda para sua família.

      Um forte abraço e espero ter ajudado.

  • Mateus

    Dr.Pedro Quintanilha.
    Tenho 16 anos e na verdade não sei como começar uma carreira profissional,então optei por coisas que eu gosto.Trabalhar em casa tendo lucro e independência financeira é uma coisa que todo mundo praticamente quer.Não é verdade?
    Eu queria pedir humildemente umas dicas de seu conhecimento e experiencia.Caminhos ou como devo começar?Que passos posso seguir?Quais coisas que não devo fazer?
    Bom são essas minhas principais duvidas mas se o Dr quiser acrescentar com mais coisas toda ajuda e critica construtiva é bem vinda.Muito obrigado pela sua atenção.Abraços e que Deus o abençoe.

    • Pedro Quintanilha

      Olá Mateus, uma forma de começar a gerar resultados e seguir um passo a passo é começando a desenvolver habilidades fundamentais para todo o empreendedor. Uma delas e talvez a mais importante é a habilidade de marketing você pode encontrar o que precisa para começar aqui no http://wwww.marketingdigitalnapratica.com.br

      Um passo a passo simples do que precisa fazer:

      1 – Aprender as habilidades de um empreendedor de sucesso
      2 – Construir uma plataforma de negócios
      3 – Praticar e testar tudo o que aprende.

      Pode também dar uma olhada nos cursos que indico nessa página: http://mentalidadeempreendedora.com.br/cursos-voce-precisa/

  • Flávio Peralta

    Olá Pedro como vai,acompanho trabalho de vários blogueiros,e vcs mostram que na vida,tem ter muita força de vontade,Abraços Palestrante Flávio Peralta,se puder visite site e conheça nossa história.

  • Lucileide

    como iniciar um negocio com segurança na intenet

  • Chris

    Boa tarde, Pedro.
    Estou pra abrir um negócio próprio. Estou na fase de estudo.
    Estudando o publico-alvo, os gastos e tudo mais..
    Me contro perdida na parte de como iniciar de fato.
    Rola uma insegurança, sabe?
    Gostaria de uma dica de quem entende.
    Complicado falar tudo por aqui, mas é basicamente isso. Como colocar todo o projeto
    em prática?
    Mto obrigada.
    Chris Maciel

    • Pedro Quintanilha

      Olá Cris Maciel, o programa de treinamento do Acelerador Digital, traz todos os detalhes de como você começar seu negócio digital do zero e acelerar seus resultados. Conheça aqui: http://www.aceleradordigital.com.br

  • Natanael de Souza

    Show de bola, Pedro, é isso mesmo!
    A parte da disciplina é algo que eu concordo muito, só pelo fato de trabalharmos com mais liberdade…

    Valeu, um abraço!

    • Pedro Quintanilha

      Realmente Natanael, a disciplina é fundamental para o empreendedor crescer e se densenvolver, sem disciplina e trabalho duro não tem avanço.

  • Pedro Quintanilha

    Obrigado pelas palavras Fábio. Sucesso em sua jornada.

  • Tiago Souza

    Olá Pedro, como faço para entrar em contato com lojas como Americanas, e outros magazins? ja recebi proposta de magazine luiza para uma tal “minha loja magazine” e nunca consigo efetuar o cadastro. gostaria que me informasse como atrair essas lojas virtuais para anunciar no meu portal..

  • Opa Pedro show de bola o post
    A sua abordagem revela passos importantes que todo empreendedor em inicio de carreira deve seguir, estou trabalhando neste sentido também, várias ideias do mentalidade empreendedora me ajudaram a decidir pelo empreendedorismo digital.
    Forte Abraço

  • Ganhar Dinheiro na Internet

    Boa Pedro tó seguindo o conteúdo deste artigo, até já criei meu blog e publiquei alguns artigos, mais não consigo trafego orgânico, compartilhei o s artigos no Facebook, Google + , Twitter e não recebo visitas no blog isso acontece por que não fiz a divulgação correta?
    http://erlongomes.com/

  • adorei pedro muito boas as suas dicas, gostei da dia do blog achei interessante

  • As dicas de empreendedorismo digital são sempre muito bem-vindas.

    Aprendemos com empreendedores capacitados como você.

    Grato por nos ensinar o que sabe.

    http://dinheirolegal.com/