Como Montar Seu Próprio Negócio Digital – Comece Por Aqui

Como Montar Seu Próprio Negócio

Como montar seu próprio negócio? Como abrir um negócio relevante e lucrativo? Esqueça o que você tem lido e foque nesse conteúdo!

Há alguns anos, eu era apenas um jovem estudante de administração com o sonho de me tornar um consultor de negócios. Como eu ainda estava na faixa dos 20 anos, as pessoas na faculdade “jogavam areia” nesse sonho alegando que um consultor precisava ter cabelos brancos.

O que eles queriam dizer, na verdade, era que para trabalhar nesse ofício, o profissional precisava ter bastante experiência, coisa que aos olhos deles, eu não tinha. Que saber o que eu fiz? Não dei ouvidos.

Me engajei na empresa Junior da Universidade, buscando me aperfeiçoar, entrando em projetos em que pudesse tornar esse sonho real. Como é de se esperar de um jovem, tive momentos bem confusos.

Não me encontrei na carreira de forma imediata. Em outras palavras, sabia exatamente o que queria ser, mas não tinha a mínima ideia de como fazer isso sair do campo das ideias. Sabe o que me ajudou? Eu saber também o que não queria ser.

Não desejava ser mais um na multidão, um empregado remunerado em um emprego qualquer, ou um concursado em um setor burocrático de algum órgão público. Era avesso à rotina monótona e cansativa do mercado de trabalho. Definitivamente não queria isso para mim.

Fui me encontrando como empreendedor até chegar ao setor digital. Três anos após os primeiros passos como consultor, decidi criar o que você conhece como a Mentalidade Empreendedora.

A ideia inicial era unir minha experiência em consultoria com outras prestações de serviços e o marketing de afiliados, e atuar na educação de novos empreendedores. Em dois anos, o negócio cresceu consideravelmente até se tornar o que é hoje.

A primeira lição que tiro dessa experiência é:

Sempre é possível aplicar mais inteligência, viver com mais sentido, crescer, avançar, acelerar. Ser autor de seu ofício, viver seu sonho, plantar sementes e colher frutos mais saborosos.

O empreendedorismo digital proporciona isso, e aquela história de como montar seu próprio negócio, trabalhando em casa pela internet, vai acontecer, se você quiser.

Quer dar os primeiros passos? Quer começar a construir uma mente empreendedora? Continue a leitura e obtenha informações práticas de como abrir um negócio!

Como Montar Seu Próprio Negócio Digital

Como Montar Seu Próprio Negócio

A maioria das pessoas que está desejando abrir um negócio são empregadas. Estão em um emprego, em muitos casos com a carteira assinada, o que lhes garante um salário fixo no fim do mês e alguns benefícios como férias anuais e horas extras.

No entanto, além deste salário não ser suficiente, o que incomoda é a falta de liberdade, a falta de tempo, e o fato de ter que trabalhar com aquilo que não é prazeroso. Se este é o seu caso, e seu eu lhe perguntar do por que você ainda vive assim, muito provável de surgir um “não sei” ou um “não faço ideia.”

Tudo bem, isso é comum. É comum, mas não é normal. E por isso que dentro de minha missão, me esforço para mostrar que existe vida além desse padrão pré-estabelecido de emprego.

Entendi que a vida é muito curta para passarmos mais da metade dela atrás de uma cadeira de escritório, fazendo coisas simplesmente por causa de dinheiro ou pela sobrevivência pessoal.

Diante disso, busco construir um novo mundo, relevante e prazeroso, tanto para mim, quanto para minha família. Creio que é possível projetar a própria vida, alinhar paixão ao trabalho e desenvolver negócios para fazer a diferença no mundo.

Considere-se uma pessoa de sorte, pois este conteúdo vai lhe  dar a oportunidade de entender como a coisa funciona. Nosso objetivo aqui é mostrar que é possível desvendar o “como montar seu próprio negócio na internet.”

Antes de mais alguma coisa, temos a pergunta:

Todo mundo Mesmo Pode Empreender?

 “Nem todo mundo pode ter um negócio”, “Essa coisa de empreender é só para quem tem dom”, “É questão de sorte”, “Nasci para ser empregado”, “Um salário mínimo para mim está bom”, “Ser funcionário é mais fácil que ser patrão”.

Essas são algumas crenças limitantes que você pode ainda estar sustentando, mesmo já tendo lido tudo o que já expus aqui. Pensamentos como estes não passam de pré-conceitos determinados por escolhas e influências que absorvemos no decorrer da vida. Não limite sua vida a esse tipo de pensamento.

Se você não se livrar deles, estará fadado a viver uma coisa que não gosto nem de citar: a mediocridade. Parece papo de quem deseja vender alguma coisa, não é? Pois é, estou mesmo querendo te vender algo: uma nova mentalidade. E é em troca apenas da sua atenção para tudo o que ainda será tratado nesse artigo.

O Desbloqueio Antes de Montar Seu Próprio Negócio Digital

Como Montar Seu Próprio Negócio

A primeira grande barreira de quem está pensando em abrir um negócio não está nos fatores externos, como as leis empresariais, o mercado a ser escolhido, o governo, nada disso. A grande barreira é não ter uma mente preparada para empreender.

Por você ter passado toda a vida crendo que ser funcionário de alguém é a única coisa a ser feita, você construiu uma mentalidade de empregado de forma inconsciente. Se desvencilhar desse processo mental é a primeira coisa a ser feita.

É difícil fazer isso? Pode ser que sim! Mas uma coisa é certa: após ter avançado, você vai agradecer por ter deixado para trás a velha maneira de ser. E mesmo sendo difícil, é melhor do que ficar a mercê de outras pessoas e não liderar o seu destino.

Quando falamos de ser empreendedor, logo nos vem o conceito “ter um negócio próprio”. No entanto, mais do que uma função, ou uma profissão, ser empreendedor é ter um estilo de vida, um comportamento único, uma visão única.

Tem gente que crê ser isso um dom, e que a pessoa já nasce com aptidões para fazer as coisas. Mas o empreendedorismo é uma ciência, e como ciência, pode ser aprendida. Mas como isso não é ensinado nas escolas, a opção é aprender por conta própria, ou aceitar ajuda de quem já chegou lá.

Então, depois de construir alicerces fortes de uma mentalidade empreendedora, como montar seu próprio negócio se tornará muito mais fácil. Falarei mais sobre isso a frente…

Descubra o que você pode começar a fazer agora!

Os 4 Modelos Universais de Trabalho

Como Montar Seu Próprio Negócio

Antes de prosseguir com as demais informações sobre como montar seu próprio negócio, vou falar sobre elementos que você precisa saber antes de embarcar no ambiente digital. São os 4 modelos universais de trabalho. O objetivo é que você identifique em qual deles você está atualmente:

#1. Empregados

O primeiro grupo já foi citado por mim aqui. Ele é composto por pessoas que estão sempre na busca de um emprego seguro. Os menos favorecidos se contentam com o pouco e sempre estão se lamentando.

Os mais relevantes se esforçam em estudar, agregam mais valor ao currículo e acabam até crescendo em setores empresariais. Mas, a maior infelicidade está nesse tipo de pessoa.

#2. Autônomos

O segundo grupo é uma evolução do primeiro. É formado por indivíduos que não se contentam apenas com um salário no fim do mês, e por isso criam seus próprios sistemas de trabalho. Costumam aplicar o conceito: “Faça você mesmo”. Profissionais liberais se enquadram nesse perfil.

#3. Donos de Negócios

Aqui entram os autores de boas ideias, os empresários, os donos de negócios. São eles que fazem a diferença nos mercados, que alcançam lucro e que estão em busca de melhoria constante.

É daqui que surgem os empreendedores, os que geram empregos, que movimentam a economia. Independente da cultura de um país, os empresários são essenciais para  fazer a roda do trabalho girar.

#4. Investidores

O quarto e último modelo é composto pelos “donos do ouro”. Os profissionais sagazes que enxergam de longe talentos e oportunidades. Tem facilidade de sentir o cheiro de sucesso, vibram diante de uma nova ideia e emprestam, vendem ou alugam sua experiência e seu próprio dinheiro para coisas que possam fazer a diferença no mundo, e, claro, gerar lucro.

Já se identificou?  Em qual grupo você está? Pensa em mudar? Se sim, qual deles você escolhe? Decidir isso é um começo para desbloquear sua mente, tornar-se um empreendedor e montar seu próprio negócio digital.

Como Começar: 4 Coisas Que Você Pode Fazer Agora

Como Montar Seu Próprio Negócio

#1. Escolha uma entre as maiores empresas de empreendedorismo do Brasil e siga

Se você está lendo este conteúdo, é porque já tomou essa decisão. Todo o material lançado neste blog, é voltado para a educação empreendedora, e a maioria é gratuito. Você pode acessá-los a hora que quiser, no formato que achar melhor. Trabalhamos com multiformatos: artigos, e-books, vídeos e podcasts (áudios).

#2. Trace uma objetivo pessoal e profissional

Fazer coisas às cegas, raramente dá certo. Napolleon Hill, um dos mais influentes nomes do século XX, afirmou com base em décadas de estudos, que ter um objetivo pessoal definido é uma das leis universais do sucesso. Comece a traçar suas metas.

#3. Defina seu Propósito de Vida

Todo ser humano tem, ou deveria ter uma missão. O problema é que não somos preparados para pensar nisso. Quando se desenvolve um propósito de vida, empreender faz mais sentido e se torna mais fácil.

#4. Comece a ter ideias de negócios

Quando você começa a pensar em como montar seu próprio negócio, um oceano de ideias vão começar a fluir em sua mente. Isso é bom, mas ainda não é suficiente. É preciso controlar  a ansiedade e analisar as tais ideias.

Conheça o Mercado

Como Montar Seu Próprio Negócio

Lembrando que estamos falando sobre como montar seu próprio negócio digital. O que você precisa fazer aqui, é conhecer e compreender o máximo de aspectos relacionados a este mercado especificamente. Para lhe ajudar, confira as informações abaixo:

O Básico:

Praticamente qualquer coisa pode ser vendida por canais on-line. Desde produtos digitais, como apostilas e e-books, passando por produtos físicos, como roupas e calçados até serviços.

Para colocar isso em prática, você precisa apenas de um computador, acesso à internet e conhecimento de plataformas e ferramentas de marketing digital.

O essencial:

Todo negócio digital bem sucedido parte de 4 pontos principais funcionar. O Quadrado da Lucratividade é um sistema que permite o sucesso somente com as vendas e aplicação de táticas inteligentes de marketing digital.

#1. Serviços

Em muitos casos, os serviços formam a parte mais lucrativa de um empreendimento digital. Tendem a ser bastante valorizados no meio virtual, e se bem executados, asseguram milhares ou milhões de reais em apenas um projeto ou poucos projetos. Minha própria experiência prova isso. Lembra que falei que comecei como consultor?

Alguns tipos de serviços:

  • Consultoria
  • Assessoria
  • Desenvolvimento
  • Coach
  • Criação
  • Direção

#2. Produtos

Aqui encontramos “A Mina De Ouro Dos Negócios Digitais”. O interessante desse lado do quadrado, é que qualquer pessoa com algum conhecimento específico pode criar e vender um produto.

Veja alguns exemplos:

  • Planilhas
  • E-books
  • Cursos
  • Congressos
  • Documentos
  • Softwares
  • Aplicativos

#3. Assinaturas

O setor de assinaturas têm crescido bombasticamente no marketing digital, e muitos empreendedores estão se valendo da tática para fomentar seus negócios. Isso porque é uma forma mais prática de escalar um empreendimento.

Alguns tipos:

  • Assinatura em sites segmentados
  • Assinatura em grupos fechados
  • Assinatura em um curso digital
  • Assinatura em um treinamento de alta performance
  • Assinatura em um pacote de conteúdo
  • Assinatura em uma lista de e-mail

#4. Afiliação

O quarto e último lado do quadrado é muito cobiçado por quem está pensando em como montar seu próprio negócio digital. O Marketing de afiliados nada mais é do que você se afiliar e vender um produto produzido por outra pessoa. Este é um sistema que permite o êxito somente com as vendas e aplicação de táticas inteligentes de marketing digital.

Ideias Para Abrir Ainda Mais Sua Visão Sobre Montar Seu negócio Próprio Digital

Como Montar Seu Próprio Negócio

 Se você criar um valor incrível e fornecer informações que podem mudar a vida de outras pessoas – e sempre manter o foco sobre o serviço – o sucesso financeiro virá como consequência – Brendon Burchard

Existe um baú secreto com recursos valiosos dentro de você. A questão é: Você já se deu conta disso? Se você quer mesmo aprender a criar ideias que lhe rendam lucro e fazer parte do grupo de empreendedores bem sucedidos que trabalham com internet, se atente as seguintes informações:

Existe 5 ativos específicos de sua mente que podem gerar ideias relevantes para montar um negócio próprio digital:

  1. Conhecimento
  2. Talentos
  3. Sucessos
  4. Fracassos e Medos
  5. Desafios

Esses ativos podem ser transformados em lucro. A partir deles, podem surgir milhões de maneiras de empreender, mas é ideal que você  decidir uma ou no máximo duas. Chamo isso de “o caminho do propósito”.

Agora, você pode começar a “escanear o coração” para descobrir o que pode ser feito a partir de agora. Para lhe ajudar ainda mais,  apresento mais 5 termos para lhe auxiliar a direcionar os esforços e encontra o caminho de como montar seu negócio próprio.  São eles:

  1. Desejos;
  2. Paixões;
  3. Talentos;
  4. Sabedoria;
  5. Conexões.

Com estes elementos, você está plenamente apto a analisar o que poderá fazer para começar a empreender na internet. É possível criar negócios online de forma acelerada fazendo aquilo que você conhece, ama e domina. Simplesmente porque você já está familiarizado com aquilo.

Isso é o que chamamos de alinhar trabalho à paixão. Se você já curte fazer algo, não será preciso ter uma grande curva de aprendizado. É bem provável então que você já esteja pronto para começar agora!

Os Principais Pilares De Como Montar Seu Próprio Negócio

Como Montar Seu Próprio Negócio

Se você chegou até aqui, é bem provável que já tenha desbloqueado bastante sua mentalidade para empreender. Pode ser que uma ideia apenas tenha se destacado entre as outras, e que você esteja mais confiante que nunca para iniciar.

Muito bem, agora vou lhe apresentar 4 pilares essenciais para a implementação de um negócio digital relevante. Eles irão lhe abrir os olhos para fazer as coisas de maneira assertiva.

#1. Solucionar um problema real

Seu negócio próprio precisa solucionar um ou mais problemas reais que as pessoas enfrentam. Pense em áreas importantes da vida como: nascimento, morte, trabalho, educação, saúde, consumo, sexo, lazer, e nos problemas relacionados a eles. Responda a pergunta: Como seu próprio negócio irá ajudar as pessoas nesses aspectos?

#2. Constrói valor

Apesar de ser difícil conceituar “construção de valor”, considere que isto que é promover a mudança na vida das pessoas e mudanças significativas no mercado onde você escolheu atuar. Construção de valor está relacionado a ampliação do valor de mercado. Se seu negócio não fizer isso, sinto lhe dizer que ele não será muito relevante.

#3. Pode ser lucrativo

Pensei seriamente em dizer: “deve ser lucrativo”, mas não queria que você entendesse errado. Dependendo do tipo de negócio que você montar, ele pode gerar mais ou menos lucro. Mais uma coisa é certa: ficar trocando dinheiro a vida toda não é fazer negócios. Planeje seu lucro.

#4. É escalável e replicável

Escalável – Um negócio escalável é o que consegue minimizar a dependência dos funcionários. Isso permite que a empresa cresça de forma mais acelerada, aumentando, ao mesmo tempo, sua margem.

Replicável – O termo é autoexplicativo: um negócio que se reproduz. As franquias são ótimos exemplos. Foi com esse padrão que o marketing de rede foi, por anos, um dos sistemas de negócios mais lucrativos.

Como Montar Seu Próprio Negócio: A Hora  é Agora

Como Montar Seu Próprio Negócio

Quer uma boa notícia? Você não precisa de muito dinheiro para ir além do como montar seu negócio próprio digital.  Isso é o que deixa os céticos loucos, mas é verdade que não é preciso nenhum dinheiro para começar. O ambiente digital está aí para provar isso. Estamos em plena era da informação, o que torna as coisas mais acessíveis e aceleradas.

Se você definir bem suas metas de negócios, garantir investimentos necessários para alcançá-la,  tendo inteligência e força de vontade, seus objetivos poderão ser alcançados. “Apostar somente o que pode perder” é uma atitude muito eficiente.

A outra grande notícia, é que você não precisa encontrar uma oportunidade para empreender. O número de pessoas que termina a vida sem ter trabalhado com algo que amou é grande.

Em muitos casos, elas ficaram simplesmente esperando a oportunidade chegar. Então, você não precisa esperar nenhuma, mas pode, na verdade, criar suas oportunidades.

Empreendedores quase sempre não acreditam inteiramente em pesquisas de mercado. Creem que o futuro é impulsionado principalmente pela atitude, que é intrinsecamente imprevisível.

Nesse caso, eles optam por tentar controlar e modelar o futuro ao invés de predizê-lo com dados. Como diz Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Para Onde Eu vou Agora?

Capacitação é a chave! Todo este conteúdo foi idealizado para promover um start mental em você, mas o que você continuará construindo daqui para a frente será determinante. Sem que você percebesse, você já saiu do zero. Obteve informações valiosas e úteis para planejar seu próprio negócio digital. Agora não desvie o foco!

E para que você não saia daqui ainda sem saber o que fazer, te apresento dois caminhos. O primeiro é conhecer o Workshop Me, um produto destinado a quem está buscando empreender e precisa de uma base para começar a empreender:

>>> Workshop Me – Desenvolvimento de Negócios Digitais<<<

O segundo é para você baixar um guia completo sobre tipos de negócios digitais. Além de estar a par do que realmente é lucrativo na web, ao baixá-lo você terá o direito de participar do Grupo Secreto do Mentalidade Empreendedora no Facebook.

>>>  Guia do Empreendedorismo Digital <<<

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu como montar seu próprio negócio na internet. Em resumo, esta  é a primeira de 4 etapas de como acelerar negócios digitais. Para fechar, tenho dois desafios para você:

  • Seja generoso e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais
  • Deixe um comentário com sua opinião

Grande abraço,

-Pedro Quintanilha

  • Iza Pinheiro

    Muito Bom! Adorei!

    • Paulo

      Obrigado Iza!

  • Daniel Da Silva Costa

    Muito bom! Resume bem o que tenho lido em vários livros e ainda acrescenta mais algumas coisas. Obrigado. Já compartilhei!

    • Paulo

      Nós que agradecemos Daniel! Sucesso! 🙂

  • Tiago Martins

    “Ser funcionário é mais fácil que ser patrão”. Encaixou igual uma luva…carreguei essa crença por anos…rs!

    • Paulo

      Exatamente isso Tiago! Obrigado pelos eu comentário. Sucesso! 🙂

  • Youtubers ‘

    Aprendi muito com o seu conteúdo, muito completo.. Vou aplicar no meu negócio agora, principalmente agora que to no início avançado digital, vale muito a pena esse conteúdo. Parabéns