Profissional Liberal: Como se livrar do gargalo

Você é profissional liberal e está no gargalo de seu negócio? Fique tranquilo, tenho uma informação poderosa para você!

O gargalo é o limite, um “ponto de estrangulamento”, algo que restringe a capacidade de produção ou entrega de um negócio. Um exemplo disso é tirado de minha própria trajetória como empreendedor.

Trabalhando como consultor de marketing digital, chegou um momento em que eu representava o meu próprio gargalo. Não tinha mais para onde crescer. Todos os processos dependiam exclusivamente de mim.

Eu tinha muitos clientes, mas não conseguia dar conta. Isso é comum quando se trabalha com serviços. Serviços são mais difíceis de ser escalados. Não que seja impossível, mas é realmente mais difícil.

A saída que encontrei dá base para o assunto principal desse post: produtos digitais. Esta é, uma das melhores (se não a melhor) forma de escapar do gargalo, escalar um negócio e aumentar as oportunidades de lucro.

Não sabe como funciona? Ok, faço questão de explicar para você!

Está no Gargalo? Produto digital!

profissional liberal gargalo

Pegue o seu conhecimento como profissional, escolha um formato que melhor se conecte ao seu público e crie um produto. A coisa é mais simples do que parece, não é?

Não tem fórmula, porção mágica, nem truque.

A infoprodução está no topo dos modelos de negócios online, e é um dos sistemas mais promissores de ganhos diretos e indiretos na internet. Basta o produtor ter criatividade e disciplina para fomentar ideias, validá-las e vendê-las.

Acredite, pode haver um grupo considerável de pessoas pesquisando sobre sua área de conhecimento nesse exato momento. Elas tem um problema e querem a solução.

O que você precisa para criar um produto digital:

As técnicas de como desenvolver um infoproduto variam de acordo com o formato e perfil de público, mas é possível criar a maioria deles usando apenas:

  • Computador de mesa ou notebook;
  • Internet banda larga;
  • Câmera digital ou webcam;
  • Programas de diagramação (Corel Draw, InDesign e etc).

Os infoprodutos podem ser empacotados em diversos formatos:

  • PDF/e-books
  • Vídeos/videoaulas
  • Arquivos de áudio/podcast

As vantagens de criar o seu produto

O tempo dedicado à criação desse produto é “apenas uma vez”. Ou seja, ele vai exigir seu tempo por um período, mas depois vai ficar disponível na página de vendas permanentemente.

Você pode vender até dormindo. Imagine acordar e visualizar uma notificação pela manhã de uma venda que ocorreu enquanto você descansava? Adeus gargalo!

Os custos são consideravelmente menores, e os lucros maiores a curto, médio e longo prazo. Muito diferente do que você pode estar gastando na execução de serviços específicos como profissional liberal.

Fechando (ou abrindo)

Cuide que o seu produto possa realmente ajudar a resolver problemas cotidianos de seus consumidores. Uma vez que você tenha decidido o produto que irá criar, é hora de colocar a mão na massa e transformar esta ideia em algo tangível.

O que achou dessas informações? Animado para sair do gargalo de produção e atingir um grande número de pessoas como profissional liberal? Se sim, aqui está um link de uma aula gratuita onde ensino como fazer.

Te espero lá!

Como Transformar Seu Conhecimento Em Produto Digital De Verdade E Desfrutar Da Verdadeira Liberdade!