Congresso Online: Guia Completo de Como Realizar o Seu

Uma das coisas que muita gente me pergunta hoje é, Pedro como eu posso fazer um Congresso Online? Eu inclusive já tive propostas de prestar consultoria sobre esse tema, então decidi fazer algumas coisas interessantes para ajudar você que quer realizar seu próprio congresso online, nos moldes do Freela Pro.

Também conhecido como HLS (Hiper Lançamento Semente).

Antes de entrar nos passos para executar o congresso deixa eu te explicar de onde surgiu e como funciono esse modelo.

De onde surgiu o modelo de Congressos Online

Também conhecido como HLS, esse modelo surgiu nos Estados Unidos e começou a ser realizado pela Ruth Buczynski, que é uma psicóloga ela começou realizando webinários que são basicamente como palestras online e transmite isso gratuitamente para diversas pessoas de todo o mundo em uma data e hora específica.

Ela realiza uma série de webniários com temas específicos do nicho de psicologia, pois ela é psicologa e seus clientes são psicologos, médicos e enfermeiro.

Então eles pegam um tema e convidam palestrantes que são especialistas naquele tema e ela realiza entrevista com esses palestrantes, produzem essas entrevistas e exibem elas durante uma série de 6 semanas em média.

A pessoa assiste gratuitamente enquanto está sendo exibido e se desejar ter o acesso as gravações de cada vídeo para assistir novamente assina o programa em um plano pago, que eles chamam de membro ouro.

Esse modelo foi apresentado no treinamento do Fórmula de Lançamento trazido para o Brasil pelo Érico Rocha,

Veja essas duas entrevistas que o Érico Rocha Realizou com a própria Ruth Buczynski

Os Congressos Online no Brasil

A partir dessa ideia o Érico Rocha, deu uma consultoria para um amigo de Master Mind do Marcos Eduardo (meu sócio e co-fundador do Mentalidade Empreendedora) o Alan Pakes.

O Alan através dessa consultoria identificou que poderia realizar um congresso semelhante no Brasil e com suas particularidades realizou o primeiro Congresso Online de Empreendedorismo Digital o CONAED em apenas 45 dias ele estruturou o congresso, convidou os palestrantes, realizou a exibição com uma forma diferente da americana.

Ele exibiu o Congresso Inteiro gratuitamente durante 1 semana e com palestras de manhã, de tarde e a noite.

No fim da semana fez um lançamento utilizando a tática do lançamento relâmpago que é uma forma de lançamento que utiliza e-mails que mostram a oferta e agregam muito valor ao produto e conseguiu um faturamento de mais de R$ 100.000,00. Isso balançou o mercado e deixou muita gente empolgada.

Quando ele através do seu trabalho e entrega de conteúdo de valor, atingiu um resultado expressivo em faturamento para quem tinha começado do completo zero no que diz respeito a audiência e lista.

Essa explosão trouxe uma enxurrada de Congressos para o Brasil e nesses moldes eu e um grupo de amigos realizamos o Freela Pro, que foi o Primeiro Congresso Online de Freelancers e Produtividade visando educar o mercado de freelancer em nosso país.

Atingimos resultados bastante expressivos e conseguimos impactar mais de 20 mil pessoas com os conteúdos e conhecimento de grandes nomes do mercado, isso incluiu a presença do próprio Hans Donner, criador do logotipo da Rede Globo.

Como Realizar Seu Próprio Congresso Online

Para organizar um congresso online, você precisa inicialmente conhecer as pessoas certas, isso fala de networking, buscar desenvolver esse networking irá te levar a alcançar muitos resultados, esse pode ser considerado o passo 0.

O Primeiro passo, é identificar as dificuldades do seu mercado. Não realize simplesmente o Congresso pelo Congresso, com uma finalidade única de ganhar algum dinheiro… Isso não funcionará.

O Segundo passo, encontrar parceiros e equipe para desenvolver o seu projeto que comprem a ideia junto com você.

O Terceiro passo, definir o modelo, modelo de exibição de palestras apresentadas gratuitamente e quem desejasse adquirir as palestras para assistir depois pagaria um valor se tornando um membro ouro.

Definimos que as palestras deviam ser gravadas devido ao tempo escasso dos palestrantes.

O Quarto passo, convite dos palestrantes. É importante que você convide pessoas que funcionem como âncoras, nomes que tenham autoridade em seu mercado e nomes que tenham poder (lista).

O Quinto passo, parte mais difícil, cobrar as palestras dos palestrantes definir o prazo e cobrar em cima.

O Sexto passo, editar as palestras e subir para a ferramenta de exibição, nós utilizamos o Stealth Seminar e para utlização de e-mail utilizamos o Klick Mail. Hoje preferimos o MailChimp, conheça aqui o Mailchimp.

O Sétimo passo, comunicar o congresso pelo menos 1 mês antes, interagir com sua audiência.

O Oitavo passo, peça que as pessoas postem suas dúvidas isso irá ajudar a direcionar a própria dinâmica do congresso.

O Nono passo, avisar que o congresso está chegando e enviar e-mails para as palestras.

O Décimo passo, criação e confecção da oferta irresistível.

O Décimo primeiro passo, comunicação de vendas e vinculação ao seu meio de pagamento, utilizamos o Hotmart, por conta principalmente da terceirização do sistema de afiliados.

Veja esse vídeo abaixo onde explico o passo a passo e como fiz com o Freela Pro

Congresso Online: Dados Extras Importantes

Taxa de Conversão Média de Vendas: 1,5% em Campanhas de Facebook e Google Adwords e de até 4% com a lista de e-mail. Obs. Esta taxa de conversão vai variar de acordo com o tópico do Congresso, público e oferta.

Investimento, para saber o investimento total que precisa fazer em um Congresso Online Clique Aqui.

Quanto Custa para Executar um Congresso Online?

Veja esse vídeo clicando aqui e obtenha ainda mais detalhes o passo a passo de um Congresso Online e ainda veja quanto custará para executá-lo.

Agora você também pode ter o Planejamento Completo, Passo a Passo para Realizar o Seu Congresso Online é Só Clicar aqui e adquirir o seu, também pode optar por uma das opções de Consultoria que realizamos.

Veja um Exemplo Aqui do Planejamento do Seu Congresso Online

guia-congresso-online

Garanta já seu template de planejamento. 

Gostou? Deixa seu Comentário quero saber sua Opinião.

 

  • Francis

    Olá. Gostaria de saber porquê vcs preferem o mailchimp para e-mail marketing? Ele faz aquele esquema de double opt in que o klickmail faz? Ele realmente entrega os e-mails? Nunca tiveram uma esperiência ruim?

    • Pedro Quintanilha

      Olá Francis nós usamos o Mailchimp integrando a API dele no Optimize press fica mais fácil de trabalhar e pode utilizar o single opt in se quiser. Entre single e double optin você precisa verificar sua estratégia, com o single aumenta o numero de cadastros com double opt in vocÊ tem um engajamento maior pois faz a pessoa dar dois passos para conversar com você. Depende do que deseja!