6 livros indispensáveis sobre economia da recorrência (+1)

economia da recorrência

Você certamente usa, ou pelo menos conhece, serviços de assinatura mensal, como Netflix, Smartfit, Spotify, Microsoft e Mailchimp, certo? Pois saiba que eles são grandes exemplos da economia da recorrência.

Nos últimos anos, essas e outras empresas de serviços têm demonstrado que os hábitos de consumo estão mudando.

As pessoas estão optando, cada vez mais, por assinar serviços de acesso que adquirir bens diretamente. A compra única de um produto está se tornando obsoleta em relação a uma nova tendência de consumo e relacionamento entre cliente e empresa.

A chamada economia da recorrência está impactando profundamente o mercado ao proporcionar uma nova experiência de consumo, mais cômoda e personalizada para o cliente.

Esse novo modelo de consumo é baseado no uso de assinaturas, em oposição a compra única.

Com o Netflix, grande exemplo de economia da recorrência, o cliente pode ter acesso a uma infinidade de filmes e séries por um pequeno valor fixo mensal. Algo irrisório do que seria necessário gastar para comprar alguns poucos filmes e séries em DVD ou Blu-ray.

O pagamento da assinatura é debitado diretamente na fatura do cartão de crédito, podendo ser cancelado a qualquer momento. O sistema é o mesmo para o Spotify, que fornece acesso a músicas por uma taxa mensal de valor muito acessível.

Como a qualidade da experiência do cliente está sendo mais valorizada nos últimos anos, é comum que empresas como as duas acima ofereçam um mês gratuito para teste.

Como essas empresas investem em proporcionar ótima qualidade, o uso dessa prática consegue converter muitos novos clientes continuamente.

O que mostra que a economia da recorrência está sendo um sucesso total é a adesão de empresas de variados portes ao modelo de negócio.

Para aplicar os conceitos da economia da recorrência no seu negócio, é bom ampliar seu conhecimento. Fique atento a estes parágrafos, e você saberá como se beneficiar desse modelo também.

O que ler sobre Economia da Recorrência?

Nos últimos tempos, muitos livros foram escritos sobre esse novo modo de interagir com o mercado consumidor. E para facilitar a sua pesquisa em relação a esse tema, compilamos aqui uma boa base de pesquisa.

Confira a seguir algumas das mais importantes obras sobre economia da recorrência.

[#1] Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

economia da recorrênciaEscrito por Aaron Ross em parceria com Marylou Tyler, Receita Previsível é uma obra transformadora para qualquer negócio que busca se adaptar à economia da recorrência.

O livro ensina o passo a passo para a implantação e aplicação do modelo de vendas Outbound. No entanto, os autores propõe uma melhoria na antiga forma de fazer o outbound, a chamada metodologia Cold Calling 2.0.

E, de acordo com a experiência dos autores, essa metodologia permite economizar tempo e dinheiro com modelos ineficazes de prospecção de clientes, ao mesmo tempo em que possibilita tornar a receita que a empresa gera totalmente controlada e previsível.

Com os conhecimentos expostos no livro, empresas como a Salesforce e a HyperQuality conseguiram aumentar mais de 300% suas receitas. Mais que isso, a metodologia do Cold Calling 2.0 levou essas e outras empresas a obterem milhões de dólares em receitas futuras.

Muitas startups têm aplicado os ensinamentos do livro, que cobrem vários aspectos para a prospecção de clientes. E o êxito dessas empresas tem sido uma constante.

[#2] A Era do Acesso – Jeremy Rifkin

economia da recorrênciaNo livro “A Era do Acesso, o economista Jeremy Rifkin aborda o conceito de uma economia hiper capitalista.

Na obra, Rifkin mostra como essa economia está tornando obsoleto o costume de adquirir e ter propriedade sobre um bem. Onde, por exemplo, cada pessoa passará a pagar mais por utilizar os serviços de assinatura, como o Netflix e o Spotify, no lugar de comprar filmes e músicas em mídias físicas.

Mas que não se limita apenas a isso. De acordo com Jeremy, as pessoas irão optar por pagar assinaturas para praticamente tudo. O acesso a informações, o uso de hardwares, utensílios, móveis, eletrônicos, etc.

Tudo isso será consumido através de assinatura, que é um modelo de economia da recorrência.

Então, quem busca livros sobre vendas recorrentes encontrará em A Era do Acesso uma ótima leitura.

[#3] Hookked: How To Build Habit-Forming Products – Ryan Hoover e Nir Eyal

economia da recorrênciaEste livro possui uma versão em português chamada “Fisgados: Como Construir Produtos Que Viram Hábitos. Ele se propõe a explicar como alguns produtos se transformam numa verdadeira febre no mercado.

Nir mostra na obra como algumas pessoas consomem um produto por puro hábito. Além disso ele explica como e porquê esses produtos são integrados nas nossas rotinas.

De quebra, o leitor ainda é instruído com dicas para criar produtos que virem hábitos de consumo para seus clientes.

Parte das suas ideias e ensinamentos se apoia em quatro pilares, que são: ação, investimento, gatilho e recompensa.

Vale ressaltar que este livro não é apenas uma obra teórica. Nir apresenta suas ideias com base na experiência, dados científicos que configuram o livro como um método prático para criar ou reformular produtos, tornando-os tendências de mercado.

Fisgados é uma obra considerada essencial para profissionais de marketing, designers, gerentes de produtos. Mas também para pessoas que queiram entender como produtos podem influenciar o comportamento dos consumidores.

[#4] Hipercrescimento: Venda 10 vezes mais com o modelo Salesforce – Aaron Ross e Jason Lemkin

economia da recorrênciaAarom Ross e Jason Lemkin iniciam esse livro com a seguinte frase:

Nunca foi tão fácil promover o crescimento de uma empresa”.

Na obra, os autores mostram como um negócio pode ser levado da estagnação plena até um crescimento exponencial. Um crescimento que pode ser de até dez vezes o que seria considerado normal.

A metodologia apresentada neste livro se baseia em três pontos centrais.

O primeiro é identificar o porquê da empresa não estar crescendo rapidamente. O segundo é estudar e definir as estratégias para fazer com que ela dê saltos de crescimento. Por fim é estudada a forma correta para manter esse crescimento exponencial da empresa.

O livro também mostra os sete ingredientes para o hipercrescimento. Ingredientes esses contidos na metodologia de Ross e Lemkin que foram comprovados pelo crescimento de empresas como a Salesforce, Zenefits, HubSpot e a Acquia.

Um livro fundamental para quem, nesta era da economia da recorrência, busca expandir seu negócio em uma escala antes inimaginável.

[#5] O Cliente Automático: Criando um Negócio de Assinatura em Qualquer Indústria – John Warrillow

economia da recorrênciaEm “The Automatic Customer: Creating a Subscription Business in Any Industry”, John Warrillow mostra como ter clientes recorrentes e fiéis à sua empresa é a força vital de qualquer negócio.

E para o autor, a melhor forma de se conseguir isso e manter a energia vital na sua empresa é conquistando o que ele chama de clientes automáticos. No livro, Warrilow explica perfeitamente qual o perfil desse cliente e o que ele busca.

Para Warrillow, as possibilidades que a economia da recorrência fornece para quem sabe tornar clientes em assinantes são gigantes. Para justificar sua tese, ele mostra programas de assinaturas de sucesso nos vários segmentos, como tecnologia, cosméticos, entretenimento e até alimentos.

O livro também inclui um plano essencial, criado pelo Warrillow, para conquistar clientes automáticos. E para alcançar esses resultados, ele aponta para nove modelos de negócios por assinatura, onde o leitor escolhe qual o mais adequado para sua empresa.

Por fim, o livro ainda ensina como dominar a psicologia da venda e reduzir a rotatividade do negócio.

[#6] Transforming Organizations for the Subscription Economy: Starting from Scratch – Alexander Manu

economia da recorrênciaO último dos nossos livros sobre vendas recorrentes indicados hoje fala justamente da transformação que vivemos, e de como as empresas estabelecidas devem encarar essa transformação.

O livro de Alexander dá um foco maior aos segmentos de mercado onde o comportamento online vem substituindo a proximidade física. E onde as pessoas preferem adquirir seus produtos e serviços através de plataformas digitais.

A abordagem de Alexander neste livro também se destina a preparar executivos para o mundo após a transformação que a economia da recorrência está promovendo.

Além disso, Alexander mantém um foco maior sobre as ideias e o campo intelectual que tem relação e que deve se envolver nessa transformação.

[# Dica Bônus] Economia do acesso e os modelos de negócios baseados em compartilhamento, recorrência e assinatura – Rodrigo Dantas

economia da recorrênciaComo e por que a economia da recorrência e do acesso, aliada à inovação, está quebrando a hegemonia das grandes corporações do mundo e mudando a forma de fazer negócios?

Por que cada vez mais o senso de “possuir um bem” está sendo substituído pela preferência em ter acesso a um produto ou serviço?

Como empresas que têm menos de uma década de existência conseguem faturar mais receitas do que corporações centenárias?

Essas e outras perguntas são respondidas por Rodrigo Dantas nesse livro.

No livro é mostrado como a tecnologia, a economia de acesso e a colaborativa estão impactando o mundo de um modo irreversível.

Também explica porque muitas startups estão crescendo vertiginosamente, alcançando lucros cada vez maiores. E como algumas empresas de longa data estão acabando, sem sequer se dar conta, até o apagar das luzes.

Um livro que apresenta um ensaio sobre como as pessoas e empresas ligadas à tecnologia estão transformando a maneira como consumimos produtos e serviços no mundo.

Sem dúvida, uma grande obra sobre economia da recorrência para você ler.

Agora é só estudar e aplicar a economia da recorrência na sua empresa

O mercado é sempre muito sensível ao ritmo de mudanças que se impõe a ele. É essencial que uma empresa, para se manter saudável nesse ambiente, acompanhe isso.

Assim como as compras online trouxeram a necessidade de uma série de adaptações, os novos hábitos de consumo do mercado consumidor está fazendo o mesmo.

Os modelos de assinatura, onde os clientes estabelecem uma relação de consumo contínuo com os produtos ou serviços de uma empresa, têm conquistado cada vez mais adeptos dispostos a pagar por vantagens, exclusividade e conforto.

Com isso a economia da recorrência vem ganhado cada vez mais destaque como solução nesse novo cenário que ditará quais empresas estão no jogo ou não.

Você acaba de ver sete indicações de livros sobre vendas recorrentes que são essenciais para quem quer entender melhor a economia da recorrência.

Seja você um empreendedor, profissional do marketing ou apenas um leitor curioso, esses sete livros tem muito a te ensinar sobre essa economia transformadora.

Então, se você deseja aprender desde a teoria a prática do método que tem levado empresas saírem do zero a milhões em pouco tempo, é bom começar por aqui.

Aqui no blog Mentalidade Empreendedora você encontrará muito conteúdo especializado sobre essa nova economia da recorrência.

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