Startup Business X Lifestyle Business: Qual o Melhor Modelo?

Descubra em qual desses dois conceitos sua ideia de negócio se encaixa: Startup Business ou Lifestyle Business?

Esse post foi feito no intuito de promover informações relevantes sobre dois modelos universais de negócios muito praticados no empreendedorismo contemporâneo: Startup Business e Lifestyle Business.

Nosso objetivo é deixar você plenamente ciente de como cada um dessas concepções funcionam e quais delas se encaixam melhor em sua estratégia de negócio.

Então, vamos em frente!

Startup Business

startup-business

O termo Startup já é autoexplicativo. Trata-se de um modelo de negócio que está em fase de desenvolvimento. Um empreendimento com histórico operacional limitado e ainda no processo de pesquisa de mercado.

O termo se tornou bastante popular no mundo durante a bolha da internet, no fim da década de 1990, quando um grande número de ‘empresas ponto com’ foram fundadas. Projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras são característicos de uma Startup.

Por ser jovem e estar propondo algo novo no mercado, costuma apresentar alto risco envolvido. No entanto, é um projeto com baixos custos iniciais e com potencial de lucro e busca da escala.

Isso significa que possui expectativa de crescimento altamente relevante quando engrena. Startups normalmente tem boa base tecnológica, grande espírito empreendedor e conceitos inovadores.

Destaca-se também a maneira como o negócio gera valor, ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. O que seria desvantagem para alguns em ter um negócio nesse estilo, é o fato de assim como uma empresa tradicional, exigir bastante do tempo e dedicação de seus idealizadores. Mas, para quem gosta de viver para a empresa, isso não nenhum problema.

Os processos não precisam ser necessariamente tocados por quem cria. Muitos empreendedores vivem de validar as ideias e passarem a empresa para frente. Ou seja, criam e vendem Startups.

Além do mais, quando a validação da ideia é garantida, fica fácil conseguir investidores. Algumas empresas que se apoiaram no startup business, e que hoje são consolidadas no mercado e líderes em seus segmentos são:

  • Google
  • eBay
  • Apple
  • Facebook
  • Microsoft!

Lifestyle Business

startup-business

A tradução mais literal para o Lifestyle Business é “Negócio Como Estilo de Vida”. Um modelo de empresa configurada e executada por seus fundadores com o objetivo exclusivo de sustentar um determinado nível de renda, ou para formar uma base para desfrutar de um modo de vida.

Em outras palavras, pessoas que escolhem ter um “Negócio Como Estilo de Vida” o fazem apenas para assegurarem um meio de se sustentar, ou seja, sem maiores objetivos lucrativos e mercadológicos.

Essa é a principal diferença do Startup Business, que costuma já ser idealizado para gerar lucro expressivo e escalável. Por isso que, com raras exceções, empresas inseridas nesse contexto têm o potencial de crescimento e a escalabilidade limitados.

Pois caso contrário, se forem conduzidas a um maior desenvolvimento lucrativo, serão descaracterizadas e alterarão o modo de vida de seus criadores.

No entanto, alguns negócios voltados ao Lifestyle podem se destacar bastante no mercado, obtendo prêmios e proporcionando satisfação a seus proprietários e clientes. Essa é a parte cativante de entrar de cabeça nesse modelo.

Outro ponto que um Negócio como Estilo de Vida se destaca em relação ao Startup Business, é que ele não se encaixa nos padrões convencionais de empresa, o que já é uma grande vantagem para quem gosta de empreender com ousadia.

Não depender de um local físico, poder trabalhar a hora que quiser e ainda sim ganhar dinheiro é o que chama a atenção. Uma desvantagem evidente é que por depender diretamente do talento de quem cria, investidores não costumam se interessar.

A princípio, como ficou claro aqui, Startup Business e Lifestyle Business são totalmente opostos. Mas…

E se forem aliados a uma missão?

Destacamos que essas ideologias não precisam necessariamente funcionarem isoladas. Por exemplo, nós do Mentalidade Empreendedora aliamos os dois conceitos em nossa missão.

Temos o objetivo de desfrutar da liberdade de ter um “Negócio como Estilo de Vida”, mas buscamos crescimento em larga escala nos valendo das premissas do Startup Business.

É desse modo que conseguimos entregar valor na hora de resolver os problemas de nossos clientes. Para que você consolide ainda mais as informações aqui passadas, assista esse vídeo aqui e deixe seus comentários.

  • Guilherme

    Boa tarde,
    estou começando a escrever um blog sobre dicas de leitura para empreendedores, escrevi um post sobre o livro Criatividade S.A. que expressa como uma empresa pode proporcionar um ambiente saudável e inspirador, para quem quiser conferir o link é http://blog.guilhermevolf.com.br/livro-criatividade-sa/
    Vale a pena conferir! Abraços!

    • Paulo

      Olá, Guilherme! Obrigado pela dica. Abração!