Gestão democrática e descentralização de poderes (empowerment) | Série – cultura empresarial (6 de 9)


Gestão democrática…

A descentralização de poderes é uma alternativa de grande relevância para o sucesso de uma empresa. Mas o que é descentralizar o poder? É conceder responsabilidades de forma igualitária, distribuindo tarefas entre todos os níveis, dando condições às pessoas consideradas inferiores tomarem suas próprias decisões.

Qual a melhor forma de delegar responsabilidades às pessoas?

É preciso conceder não somente responsabilidade, mas autonomia para que possam tomar decisões baseadas em seu conhecimento e informação. Essa coisa de que o negócio precisa do patrão 100% presente para que as coisas aconteçam não passa de balela, papo furado.

Mas, para que tudo flua, é imprescindível passar acima de tudo confiança, para que estas pessoas possam acreditar que são realmente capazes de realizar aquilo que foi pedido, em que as mesmas se conscientizem de que não serão punidas pelos seus erros, e sim, auxiliadas para que estes não venham acontecer novamente.

Além disso, você deve treiná-las para que elas exerçam suas funções de forma habilidosa e com resultados. Isso é gestão democrática, que nós, aqui na Mentalidade Empreendedora, experimentamos na prática.

Lembrando que são os seus funcionários que passam a verdadeira imagem da empresa ao mercado. Independentemente de um bom sistema interno de serviços, se estes não forem transmitidos de forma efetiva pelos funcionários, as pessoas terão uma má visão da empresa, sem ao menos terem provado dos serviços prestados por ela.

A gestão democrática é uma das melhores formas de alavancar sua cultura empresarial e colocar sua empresa num nível consideravelmente alto no que diz respeito à administração de resultados.

Pense nisso!

Confira também outros vídeos da série: