Negócio Digital: Como alinhar planejamento e execução

negócio digital

O marketing digital pode ser resumido em apenas poucos conceitos.

Existem  duas coisas que não podem deixar de serem ditas quando falamos em empreender na web são: planejamento e execução.

Para quem já tem uma bagagem no marketing, as duas palavras soam até como clichês, mas a verdade é que muitos dos que estão começando seus projetos não sabem como planejar e executar seus negócios.

Pensando nisso, decidimos levantar questões relevantes e práticas e consolidar informações nesse artigo. Nosso objetivo aqui é fazer com que você fique mais bem preparado para empreender na web e alcançar bons resultados!

Pronto para acelerar? Acompanhe a leitura!

Alinhando planejamento à execução num negócio digital

Antes de continuar, assista o vídeo abaixo…

As raízes fortes resistem aos fortes ventos.

Nenhuma construção começa pelo telhado.

Esses dois conceitos são espécies de mantras que norteiam minha carreira como empreendedor e especialista em marketing e negócio digital. Como você pôde ver no vídeo acima, o ideal é que se alinhe a duas áreas: base teórica e prática.

Isso faz ponte com o que estamos tratando neste post. Não se pode fazer planejamento isolado e nem mesmo executar sem algum tipo de planejamento. E, como eu procuro deixar deixo claro, seu conhecimento e o planejamento formam um fundamento para que seu negócio resista.

Nesse ponto surge uma terceira frase:

As raízes fortes resistem aos fortes ventos.

Então, antes de sair executando seu negócio, crie um fundamento forte, para que sua ideia esteja alicerçada e não seja dispersada porque qualquer tempestade. Estando isso bem entendido, você pode prosseguir com a leitura!

Planejamento

Tirar a ideia da cabeça e colocá-la no papel

O planejamento estratégico é muito importante como processo de análise, orientação, controle e correção de desempenho num negócio. Através desta técnica é possível gerir o marketing de seu projeto e definir as melhores formas de se atuar no mercado.

De forma resumida, o planejamento é o processo gerencial voltado à formulação de objetivos e a seleção ações de execução. Ele deve levar em conta as condições internas e externas que a empresa possa vir a enfrentar.

No Acelerador Digital, nós costumamos resumir o planejamento em uma frase: Tirar a ideia da cabeça e colocá-la no papel. E isso, claro, exige que uma série de pontos essenciais sejam relacionados.

Execução

Tirar a ideia do papel e levá-la para o mercado

A execução nada mais é do que colocar em prática aquilo que foi especificado no planejamento. É tática, ação, a aplicação do que foi predeterminado. Conquanto realizar o planejamento é tarefa árdua, na hora da execução é que muitos empreendedores travam.

Mesmo tendo uma ideia boa de negócio digital, produtos que podem fazer a diferença no mercado e uma marca com potencial de autoridade, muitos negócios mínguam nesse ponto. Por que isso acontece? Essa é uma boa pergunta que pretendemos responder no próximo parágrafo.

O grande desafio

Romper a barreira entre o sonho, o planejamento e a execução.

Esse é o grande desafio de muitos que alimentam o desejo de empreender. Sonham, tem ótimas ideias, mas acabam não colocando sequer a ideia no papel, muito menos agindo em prol desse objetivo.

O primeiro passo é quebrar a barreira do sonho. Ou seja, começar a escrever seus objetivos, criar o seu planejamento. Este é o primeiro passo para o resultado.

Ao anotar, rabiscar, traçar, você está dando vida ao que até então estava num ambiente abstrato. Apesar de existir alguns padrões e diretrizes universais quanto à criação de um bom plano, não se atenha à regras.

O importante é que você analise sua atual situação, determine aonde você quer chegar e trace o caminho até a meta. A ajuda de um consultor, coach ou mentor é essencial, caso você possa contratar um.

Alinhando

Num bom marketing não tem como separar planejamento e execução. Os conceitos são dois lados da mesma moeda. Ou seja, sem um o outro se inutiliza. Mas se tiver que exaltar um lado, que seja a execução.

Mas o conselho é que você aprenda ao máximo como aplicar os dois em sua ideia de negócio. Isso significa que você não pode ser um empreendedor que “apenas” planeja ou que “apenas” executa.

Guardada a devida proporção, o fato é que para ter sucesso na internet (e fora dela também), você dever ser “intendente e combatente”. O êxito depende do equilíbrio dessa balança.

Entenda que estamos direcionando isso a um empreendedor, mas se encaixa perfeitamente aos trabalhos de equipe, que precisa aprender a equilibrar plano e ação.

Em suma, se não houver essa estabilidade, as coisas ficarão difíceis, e, provavelmente, sua ideia continuará viva apenas no sonho. Quando não morre nele também.

Negócio Digital Na prática:  os 5 aspectos decisivos

negócio digital

Bem, nem você, nem nós da Mentalidade Empreendedora queremos que seu negócio morra na caixa dos sonhos, muito menos que fique só na gaveta.

Por isso decidimos ir além da teoria e apresentar dicas práticas para você assegurar resultados e implementar sua ideia. Descubra agora como fazer isso na prática!

Considere estes 5 aspectos de uma boa tática de plano e execução em um negócio digital:

  1. Tempo
  2. Conhecimento
  3. Investimento
  4. Comunicação
  5. Motivação

Obs.: Use o planejamento como bússola para suas ações

#1 – Tempo

Uma das desculpas comuns de quem não implementa é a falta de tempo e porque estava “cheio de coisas para fazer”.  Fuja disso mapeando potenciais desperdícios de tempo e dê atenção as maiores tarefas.

Fuja também dos roubadores de tempo, aquelas pessoas ou coisas que tiram sua atenção. Além do mais, revise e analise se existe algo que possa ser feito mais rápido, com a melhoria do processo de execução.

#2 – Conhecimento

Outro desafio na hora da ação é o “não saber como fazer”. Impressionante o número de profissionais que se deixam levar pela ‘vergonha de dizer que não sabem’!

Neste caso, a dica é buscar entender quais são as possíveis capacitações para executar sua ideia. Se não for possível que você mesmo faça, procure alguém que possa executar para você. Simples assim. Na internet a terceirização é muito comum.

#3 – Investimento

Sabemos que muitas estratégias exigem investimento financeiro. A internet, dependendo do projeto, ainda se vale da premissa de começar do zero. Mas em muitos casos, a grana é insubstituível. Não deixe que isso atrapalhe sua execução.

Procure formas de sanar essa necessidade. Quem sabe conseguindo investidores. Ou, reescreva alguns pontos de seu plano respondendo perguntas como:

É possível executar a ação sem recurso? Dá para substituir a ação por alguma semelhante que não necessite do mesmo investimento?

Leia este artigo para saber mais sobre formas de rentabilizar um projeto.

#4 – Comunicação

Se você estiver “sozinho na parada”, relacione isso à comunicação pessoal. Mas se houver mais pessoas na equipe, evite a centralização e mantenha o feedback claro e consistente, escolhendo os melhores canais e esteja sempre gerindo os processos de comunicação.

Cuide de fazer relatórios semanais que o conduzam a checar os resultados, prioridades e etc. Só atenha-se a não perder muito tempo nisso. O que importa é avançar.

#5 – Motivação

Outro grande desafio da atualidade é de se manter motivado. A falta de motivação pode prejudicar o desenvolvimento do seu negócio digital e determinar o fracasso do mesmo.

Forte isso, não é? Mas é o que realmente acontece. Se isso por acaso estiver ocorrendo com você, faça algumas perguntas para si mesmo: Por que eu estou empreendendo? Esse projeto mudará minha vida a e a de outras pessoas? Há motivos maiores do que ganhar dinheiro?

Se a resposta para a maioria for negativa, você deve rever o caminho. Mas se conseguir levantar argumentos positivos, em sua maioria, não tem porque não motivar-se e continuar executando o seu negócio digital.

Agora é com você

O que você precisa para aliar o planejamento à execução? Conheça o Acelerador Digital e descubra como você pode ir do zero à execução em 4 passos. Inscreva-se no link www.aceleradordigital.com.br.