O que é automação de marketing e como isso vai ajudar você a lucrar mais?

Redação Mentalidade Empreendedora

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o que é automação de marketing

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o que é automação de marketing

Não precisamos afirmar que o marketing é essencial para qualquer empresa que queira sobreviver e crescer, não é mesmo? Até para as empresas menos ambiciosas, a prática do marketing é necessária para que o negócio continue existindo no mercado.

E de todas as formas de marketing que existem, o marketing digital torna-se cada vez mais indispensável. Afinal, o número de pessoas que acessam a internet aumenta a cada dia. Para se ter ideia, 3,2 bilhões de pessoas no mundo todo usam Internet, de acordo com o Facebook. No Brasil, o número ultrapassa 100 milhões.

Dados expressivos que nenhum empresário pode ignorar se quiser garantir sua fatia do bolo e conquistar parte do mercado. Esse é o seu caso, não é? Você já entendeu que o marketing digital oferece o caminho para o sucesso com as vendas e agora busca recursos que te ajudem a chegar onde deseja. Certo, hoje vamos falar de algo que vai te ajudar nisso…

AUTOMAÇÃO DE MARKETING.

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O que é automação de marketing

A automação de marketing consiste em tornar automatizada  parte funcional e de “mão de obra” do marketing. Dessa forma, com criatividade, uma boa estratégia de mercado e boas ferramentas em mãos, a empresa consegue alcançar seus objetivos comerciais muito mais facilmente.

Uma definição interessante para automação de marketing é “o uso de ferramentas digitais para automatizar processos de marketing digital, como o disparo de conteúdo online segmentado, a análise dos resultados de cada disparo e o gerenciamento da relação com os clientes”.

Se você configurar bem sua automação de marketing, poderá gerar e preparar os leads para a compra de forma automática e escalável. Isso através de e-mail, publicação de conteúdo e outras táticas. Esse é o básico que você precisa saber sobre o que é automação de marketing.

As vantagens da automação de marketing

Existem inúmeras vantagens relacionados ao uso da automação de marketing. A verdade é que elas não deixam dúvida de que esse é o tipo de recurso que vai te ajudar a crescer seu negócio. Confira algumas vantagens:

1 – Com uma boa ferramenta de automação de marketing, você consegue substituir as planilhas, tendo meios para gerenciar cada lead sem confusão. A facilidade é a mesma para quem tem 10.000 ou 50.000 contatos.

2 – Você consegue gerar e gerenciar seus contatos de forma automática, e dependendo do seu tipo de negócio e produto, você leva o seu visitante ao status de cliente por um caminho pré-definido, com esforço e tempo consideravelmente menores.

3 – Tem acesso a dados mais controlados através da geração de relatórios automáticos e sem erro. Esse é um recurso perfeito para você medir suas taxa de conversão, o ROI e outras métricas fundamentais para o seu negócio.

Para quem quer crescer e escalar os processos de vendas através da internet, contar com uma boa ferramenta de automação de marketing é simplesmente indispensável!

5 plataformas de automatização de marketing para você considerar

o que é automação de marketing

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e o que ela pode fazer pela sua empresa, vamos te dar uma breve descrição de 5 plataformas que você deve considerar quando for adotar a ferramenta:

1 – Lead Lovers

Lead Lovers é uma plataforma de gerenciamento de leads nacional, criada pelo Diego Carmona. Com ela você pode trabalhar um funil automático de vendas, com todas as ferramentas integradas que podem ser operadas online. Dentre as várias funcionalidades, a Lead Lovers permite criar um fluxo de e-mails inteligentes que ajuda a transformar curiosos em clientes.

Para facilitar o uso para quem não tem muito ideia sobre o que é automação de marketing, a Lead Lovers oferece modelos de estratégia prontos, baseados nos melhores cases de sucesso do mercado. A ferramenta é indicada para empreendedores digitais, pequenas empresas e outros negócios que desejam gerar e administrar leads.

2 – MailChimp

O MailChimp é outra ferramenta que permite automatizar sua lista de e-mails, em vez de toda vez que for enviar uma campanha e-mail por e-mail para ser enviado, você pode simplesmente criar listas inteligentes e utilizá-las para disparar campanhas automaticamente.

Trata-se de uma plataforma mais tradicionais no mercado digital e usada por boa parte dos profissionais de marketing digital. A ferramenta tem o funcionamento total através da internet, ou seja, não precisa ser instalada no computador e permite um controle total dos cadastros dos contatos.

3, 4 e 5 – Hubspot, RD Station e SharpsSpring

Depois da Lead Lovers, que a cada dia se torna mais popular, essas são as três soluções mais conhecidas e usadas no mercado brasileiro. Também não seria para menos, são plataformas completíssimas quando se trata de automatização de marketing.

Elas auxiliam você desde a criação de landing pages para a captação de leads, passando pela nutrição de contatos até a gestão pós-venda. Talvez você precise conhecer um pouco entre as três plataformas para se decidir qual o melhor para automatizar o seu marketing, mas é bom incluí-las na lista de opções.

Aposte na automatização de marketing

Agora você já sabe o que é automação de marketing e como ela vai te ajudar a acelerar. Nós aqui da Mentalidade Empreendedora aconselhamos aos nossos alunos e clientes que adotem a automatização de processos, porque é um recurso que facilita muito no dia a dia do negócio.

Com resultados tão positivos e facilitação no trabalho, além de diversas opções de plataformas com diferentes objetivos, é praticamente impossível não se beneficiar dessa ferramenta.

Sucesso!

PS.: Nosso CTO, Marcos Eduardo, escreveu um review completo sobre a Lead Lovers. Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse e leia!

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