Paixão: a felicidade está no caminho | Série – Cultura Empresarial (7 de 9)

A felicidade está no caminho, não apenas no final dele. O valor “paixão” vai além da cultura empresarial, ela se confunde com a própria cultura humana que desde cedo somos, equivocadamente, levados a acreditar que só seremos realmente felizes ao alcançar o final do caminho.

Curiosamente, no cenário corporativo, caímos em uma ilusão criada por nós mesmos, afinal, não existe uma linha de chegada. Ela pode ser, no máximo, um “checkpoint”, porque nós, empreendedores, estamos sempre correndo atrás de novos objetivos, de novas conquistas, aquele vício que temos de nos desafiar todos os dias da jornada empreendedora e que nos diferencia dos modelos tradicionais e monótonos de repetitivas 8 horas trancados numa sala fazendo “CTRL C + CTRL V” das tarefas que em muitas vezes não fazem o menor sentido e nos drena a motivação de fazer mais e avançar mais também.

Um ponto a se destacar quando falamos de paixão, é que o brilho nos olhos acaba sendo um reflexo do que estamos fazendo com intenso prazer. Eu não sei você, mas como eu amo o que faço, como estou 100% comprometido com o resultado da minha equipe e dos nossos clientes, eu nem consigo sentir o trabalho que dizem ser pesado, e eu o faço mesmo pelas madrugadas e finais de semana.

Eu entendo que o que fazemos aqui e agora é o ápice da minha carreira, e penso isso todos os dias ao me levantar da cama. Os atletas costumam dizem que o desafio mais importante é o desafio do dia, a prova de hoje. Eles encaram todos os jogos como uma final olímpica que será coroada com a medalha de ouro no final do dia.

Tente olhar seus desafios desta maneira. Você vai perceber que quando você faz com paixão, com brilho nos olhos, o tesouro já estará ao seu lado, em sua busca. Não espere o “finalmente estou feliz” e viva seus negócios e empreendimentos com “eu sou feliz e estou trabalhando para ser ainda mais feliz”.

Parece artigo motivacional e vago, mas experimente aplicar este conceito em sua rotina de trabalho. Você irá perceber que não precisa cruzar a tal linha de chegada para ser feliz.

Apenas tente. Apenas faça. Com brilho nos olhos e muita paixão.

Confira também outros vídeos da série: