Porque você nunca vai conseguir o reconhecimento no trabalho

reconhecimento no trabalho

7 a cada 10 pessoas estão insatisfeitas com o emprego atual, afirma a Catho, Portal de Sucesso e Carreira. Um dos motivos dessa insatisfação é o não reconhecimento de seus patrões e colegas. Algumas pessoas acabam se sentindo invisíveis ou ignorados no ambiente de trabalho, e isso pode ser tanto culpa da empresa, como do próprio profissional.

Apesar de serem dedicados e de trabalharem bem, alguns profissionais nunca serão parabenizados pelos seus chefes. Este é um grande dilema. Como superar isso? Como reconhecido pelas pessoas ao seu redor pelo que você produziu?

Uma conversa franca sobre reconhecimento no trabalho

A verdade é que buscar o reconhecimento no trabalho a qualquer custo é um grande problema de maturidade pessoal e profissional. Não se pode trabalhar esperando somente por isso. Na maioria das vezes, o fato de você estar se sentindo frustrado e insatisfeito parte de um problema seu, e não dos outros.

Esta é uma coisa dura de se ler, mas é a verdade. E tem mais: pessoas insatisfeitas com o trabalho dificilmente conseguirão conquistar o sucesso. Porque o sucesso exige maturidade, e essa maturidade é caracterizada pela satisfação profissional, independente do reconhecimento de terceiros.

Em outras palavras,  o sucesso chega mais facilmente para pessoas que se planejam devidamente e que conseguem cumprir suas tarefas porque gostam do que fazem. Elas desenvolvem autonomia e sabem quando fazem ou não um bom trabalho. E se o patrão elogiar, é apenas um bônus.

Desconhecer isso é o primeiro motivo para você nunca ser reconhecido.

Indo mais profundo: isso aqui pode mudar sua vida

Agora que você entendeu que o não reconhecimento pode ser culpa sua, e não do seu chefe, temos que te dizer outra verdade: mesmo sendo maduro, a sua insatisfação profissional pode continuar. Então, só será possível mudar o quadro de duas formas. As duas são arriscadas, mas uma é passageira, e a outra, permanente.

A primeira é buscar outro emprego onde as pessoas te reconheçam. Um lugar onde seu chefe seja justo e seus colegas de trabalho compreensivos. Mas a questão é: onde? Nem todas as empresas são iguais, mas como funcionário de alguém você sempre vai correr o risco de não ter reconhecimento no trabalho.

A segunda é não depender de ninguém para se sentir satisfeito. Trata-se de criar um sistema onde você é o único responsável pelos seus resultados. Um lugar onde você não depende mais de chefes, mediadores, burocratas. Um ambiente onde faz as próprias regras e se sente feliz por estar fazendo aquilo que ama. Já aprendeu como abrir uma empresa?

No primeiro caso, você constrói o sonho de outra pessoa. No segundo, o seu próprio sonho. No primeiro, você é funcionário. No segundo, você é o patrão. Desconhecer isso é outro motivo de você nunca ser reconhecido.

O reconhecimento é seu (se você quiser)

Em pleno século XXI, pessoas do mundo todo estão encontrando liberdade, satisfação profissional e mais lucro. Parecem estar acordando de um sono profundo, enxergando vida fora, avistando outro caminho além do que a maioria conhece. E fazem isso também em busca de mais satisfação profissional.

E o interessante é que, em muitos casos, o empreendedor ganha menos que um executivo ou concursado do alto escalão. Mas o fazem alegremente porque estão encontrando a independência que um emprego fixo não os proporciona. Isso é empreender.

Quando o negócio é seu, o reconhecimento é seu. Se isso é o que você busca, aqui está o que você precisa: o treinamento que está ajudando centenas de pessoas a começarem os seus negócios.