Taxa de conversão: como aumentar o número de clientes com o marketing digital

Redação Mentalidade Empreendedora

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taxa de conversão

Você costuma medir a taxa de conversão do seu site? Tem ideia de como isso pode te ajudar?

A taxa de conversão é uma métrica que auxilia em vários objetivos de marketing digital, como um pedido de orçamento, o preenchimento de formulário, a assinatura em sua lista de e-mail ou o download de um e-book.

Ela te ajuda a medir e otimizar os resultados do seu investimento, em outras palavras, te mostra se seus investimentos em links patrocinados, conteúdo, banners, e-mail marketing, mídias sociais ou qualquer outra ação online está dando resultados ou estão te fazendo desperdiçar dinheiro.

Se você não tem ideia de como começar a medir sua taxa de conversão, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Conteúdo

O que é taxa de conversão e como calcular em seu negócio?

É muito simples medir a taxa de conversão do seu site. Basta calcular a relação entre o número de visitas e o número de conversões realizadas. Quando falamos conversões, nos referimos às ações que você quer que o visitante faça no site.

Para que você tenha ainda maior entendimento:

Digamos que o seu site/blog tenha 1000 visitas diárias, e que destas, 100 realizam uma compra. Nesse caso, sua taxa de conversão é de 10%.

Se você sabe exatamente qual é a sua taxa de conversão, consegue planejar melhor seus esforços de marketing e conquistar seus objetivos mais facilmente. Você sabe exatamente quantas pessoas têm se tornado clientes, de verdade, a partir de sua estratégia.

Se você tem uma meta de vendas mensal em seu negócio digital, comece a usar a taxa de conversão para calcular quantas visitas precisam ter em um mês para que essa meta seja alcançada. As coisas vão ficar mais claras, pode apostar!

A caminho de uma melhor performance online

taxa de conversão

Grave isso que vamos dizer agora:

Por ser em percentual, sua taxa de conversão é um índice confiável do que os resultados que você acredita que tenha. Quer ver?

Vamos supor costuma alcançar uma média de 100 vendas mensais, mas no mês de lançamento, você consegue realizar 200 vendas pelo seu site.

Responda a seguinte pergunta:

Sua estratégia de marketing digital teve melhor desempenho neste período do que no resto do ano? Depende!

A taxa de conversão não leva em consideração apenas o total de vendas, mas também o número de visitas que você com seguiu.

Vamos entender melhor…

Se durante um período, sua média é de 3000 visitas, e no mês de lançamento esse número subiu para 8000, calculando a taxa de conversão, teremos:

Lançamento: 200/8000 = 0,025 x 100 = 2,5%

Outros meses: 100/3000 = 0,033 = 3,3%

Ou seja, mesmo apresentando um número maior de vendas, o mês de lançamento teve um desempenho menor do que o outro período. Isso parte da seguinte lógica: mais acessos geram mais vendas consequentemente.

Por isso é preciso analisar bastante os resultados antes de tirar suas conclusões. Você consegue perceber agora como seu marketing fica mais claro com o cálculo da taxa de conversão? Legal, agora confira dicas para ampliar seus resultados…

Conheça bem o seu público-alvo

Para ser mais assertivo com sua estratégia, é preciso conhecer bem o seu público. Trabalhe para descobrir como ele navega, de onde vem, ou seja, qual a origem de tráfego, para onde ele vai dentro do seu site, o tempo médio de permanência no blog, em quais CTAs (chamadas para ação) que ele mais clica, entre outras coisas.

A ferramenta Google Analytics te ajuda muito com isso. Usando as informações retiradas dela, você pode intensificar seus pontos positivos e aumentar sua taxa de conversão. E nesse contexto, é bom pensar em alguns pontos:

A usabilidade do seu site

A conversão dentro do site precisa ser facilitada. Tudo deve ser intuitivo e de fácil navegação para que o usuário realize bem as ações sem se perder. Na hora de definir o design e a estrutura do seu site ou blog, pense se sua mãe ou o seu filho de oito anos conseguiria navegar no site sem problemas. Pensar com essa lógica ajuda bastante.

Carregamento das páginas

O visitante não costuma ter muita paciência para esperar que as páginas carreguem e não vai hesitar em deixar o site se for preciso. E se ele deixar você corre o risco de nunca mais tê-lo navegando em sua plataforma. Uma dica básica para evitar isso é colocar imagens pesadas no site, pois as páginas precisam ser leves para que o carregamento seja rápido.

Mobile

De acordo com a pesquisa “Brasileiros e o M-Commerce”, realizada em 2014, 70% dos brasileiros já haviam feito compras com o celular. A Anatel indica que o Brasil terminou fevereiro de 2017 com 242,9 milhões de celulares. Você com certeza não quer perder esse público, né? Então tenha um site responsivo, que se adapte bem aos dispositivos móveis.

Ouça seus clientes

Sempre esteja atento ao que seu cliente quer e necessita. Você pode fazer pesquisas através de enquetes, monitoramento de redes sociais, ou SAC 2.0. Observe preste o que seus consumidores falam sobre você na internet. Você pode descobrir muitas coisas que podem ser melhoradas. Além do mais, seus seguidores e fãs podem ser grandes influenciadores na decisão de compra de outras pessoas.

A verdade é que não existe fórmula perfeita para fazer com que as conversões cresçam, mas seguindo estas dicas você vai ampliar as possibilidades. O grande segredo, na verdade, é sempre conhecer o que o seu consumidor deseja e criar mecanismos para que ele faça isso facilmente.

Traçar estratégias para a sua taxa de conversão é investir nos canais certos para otimizar os seus esforços de vendas.

Beleza, agora vamos dar um passo mais largo…

CRO – Otimizando suas taxas de conversão

taxa de conversão

O termo CRO tem sido cada vez mais citado em blogs e canais de marketing digital. A popularidade do conceito não é à toa, pois trata-se de uma função que realmente pode melhorar suas conversões, desde que executada com atenção e uma boa análise.

Para você entender, CRO é uma abreviação do termo “Conversion Rate Optimization”, que em tradução livre significa “Otimização de Conversão”. Trata-se de uma forma sistemática e estruturada de melhorar o desempenho de um site.

Este método é capaz de levar a mais conversões sem necessariamente precisar aumentar o tráfego. Além do site, landing pages com ofertas de conteúdo (iscas digitais), pedidos de trial e CTAs também podem ser otimizados através do CRO.

Vamos tomar como exemplo o site de um consultor. Ele possui um link para contato no rodapé da página e, de uma média de 3 mil visitas por mês, recebe 30 mensagens de potenciais clientes (1%).

Tendo essa percepção, o empreendedor pode, em vez de tentar aumentar o tráfego, potencializar a taxa de cliques para conseguir mais clientes com a mesma média de visitas. Deu para entender?

Por que é importante você investir em CRO para aumentar sua taxa de conversão?

O mercado digital está cada vez mais movimentado e sempre recebendo novos investimentos. Isso significa que a concorrência que antes era pequena, passou a ser grande. Como consequência, está cada vez mais difícil (e consequentemente mais caro) gerar tráfego qualificado para seu site.

Por isso que, quando a ideia do CRO surgiu, tornou-se rapidamente o oásis para muitos profissionais de marketing e empreendedores, justamente porque possibilita aumentar o número de conversões mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

Isso é que nós, da Mentalidade Empreendedora temos praticado em nossos projetos com muito êxito. Temos visto na prática que um bom trabalho em CRO permite impactar e reduzir muito o custo de aquisição de clientes (CAC).

Quer saber mais sobre CRO?

Bem, se você leu até aqui e deseja saber mais sobre como usar o CRO e aumentar a taxa de conversão em seu negócio digital, nós vamos te indicar um caminho…

Primeiro, é preciso ter em mente que um bom CRO depende de um processo minucioso e contínuo. É preciso fazer muitas pesquisas, análises, testes e uma constante atualização em relação ao que anda acontecendo no mercado.

No entanto, se você souber fazer um bom planejamento, poderá tornar o seu negócio muito mais lucrativo, criando uma marca forte e consolidada.

E para te ajudar com isso, nós criamos uma Consultoria Premium em CRO. Com base em nossa própria experiência, temos ajudado centenas de empreendedores a potencializarem suas vendas e ganhos simplesmente aumentando a taxa de conversão.

Se você se interessa em fazer seu negócio crescer de verdade, clique no link abaixo.

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