Empreendedorismo Definição – Mentalidade Empreendedora

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Empreendedorismo Definição I: Contexto

Entre as melhores definições de empreendedorismo na web, temos essa: resolver um problema ou situação complicada. O termo é muito utilizado no âmbito empresarial, e em muitos casos, está relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos.

Na era atual, o conceito se converge também com a livre iniciativa digital e o marketing online, ganhando força também entre a cultura de Startups (empresas novas como foco em crescimento e escala) e no LifeStyle Business (Negócio idealizado para manter um estilo de vida)

Empreendedorismo Definição II: Popularidade

O termo empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, no ano de 1945, como a base na teoria da Destruição Criativa. De acordo com ele, o empreendedor é um indivíduo versátil, com técnicas e habilidades para saber produzir com base no capitalismo.

Alguém que reúne recursos financeiros, organizar operações internas e consegue vendas em sua empresa. Schumpeter chegou a conceituar que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado, ou seja, o empreendedor.

Empreendedorismo Definição II: Inovação e Desenvolvimento Econômico

Uma das teorias mais aceitas atualmente é promovida pelo estudioso Robert D. Hisrich, em sua obra “Empreendedorismo”. De acordo com ele, o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, aplicando-se ao tempo e ao esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, tendo por consequência, recompensas da satisfação pessoal e econômica.

Importante destacar também que o empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de uma nação. Um dos principais papeis do empreendedor é identificar oportunidades, se agarrar a elas e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativamente escalável.

Empreendedorismo Definição III: Dados

  • Foram contabilizados, em 2009, aproximadamente 19 milhões de empreendedoras no Brasil. Em 2011, o número chegou a 27 milhões.
  • A “Global Entrepreneurship Monitor” destacou em uma pesquisa que 34% dos brasileiros adultos são empreendedores.
  • No Brasil, apenas 14% de quem empreende têm formação superior. 30% não concluíram o ensino fundamental.
  • Nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior.
  • 37 milhões de trabalhos no país estão associados a negócios acima de 10 funcionários.

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Empreendedorismo Definição IV: Digital

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