Você Precisa De Um Mentor?

Você não é obrigado a ter um mentor, mas tendo um, você pode evitar perder tempo, dinheiro, e tem um apoio mais seguro para seguir adiante com seus projetos!

Antes de mais nada, o que é um mentor? É a pessoa que dá suporte e encorajamento para que um indivíduo gerencie o próprio aprendizado, maximize o potencial, aprimore o desempenho e alcance seus objetivos.

Explicando de forma maios simples, um bom mentor te ajuda a ser melhor nos sentidos pessoal e profissional. É um líder que, direta ou indiretamente, te passa visões, princípios, valores, sonhos, ideais, sabedoria, etc.

A origem do mentor

O termo se origina do grego, e era usada para se referir à figura mítica do personagem histórico Mentor, amigo e conselheiro de Telêmaco, que lhe prestava apoio enquanto o pai estava guerreando em Tróia.

Com o tempo, mentor passou a ser usado para indicar alguém que compartilha sua sabedoria e experiência com pessoas menos experientes. Seu mentor pode ser seu pai, um professor, um colega mais experiente, seu chefe, um poeta, um filósofo, enfim.

Grandes líderes da história tiveram grandes mentores. Posso citar Aristóteles, mentor de Alexandre, o Grande; Mahatma Gandhi,  mentor de Martin Luther King foi Gandhi; e Peter Drucker, mentor de Jim Collins.

O que não é um mentor?

Algumas pessoas costumam se referir a autores de livros como mentores. Isso parte da inspiração causada por uma ou mais obras lidas, mas esse é um princípio que eu não defendo, a não ser que o autor tenha vivência direta com o “mentoreado.”

Outra associação que não converge com minha visão de mentor, é a da figura do “guru”. Me parece que o “guru” é um ser invencível, que nunca erra, diferente do mentor, que é alguém como qualquer outro, porém, destacando-se pela sua proficiência na vida e nos negócios.

Como um mentor pode te ajudar?

O mentor pode te ajudar a analisar processos, a projetar caminhos, a propor análises sobre relações de causa e efeito em determinadas situações. Pode desafiá-lo, enquanto compartilha sua experiência, dá exemplos, te guia, aconselha.

Pode identificar e discutir aspectos éticos. Pode fazer com que você se sinta especial e que isto impacte positivamente nem sua autoestima e autoconfiança. Pode discutir formas de fazer melhor as coisas.

Sou seu Mentor?

Tenho o prazer de ser mentor de algumas pessoas. Isso porque decidi ensinar tudo o que sei sobre empreendedorismo e marketing digital. Não se você leu, mas aqui nesse post, revelei que vou selecionar um pequeno grupo de pessoas para as quais vou passar todos os meus ensinamentos, as maiores estratégias, as maiores lições, em todos os detalhes.

Irei te explicar todas as manhas, passo a passo, sem segredos, de modo que você possa aplicar em sua vida e ao seu negócio.  Meu compromisso com você é te entregar um programa completo de Mentoria em consultoria avançada em 6 sessões.

Leia o post e saiba mais!