Startup Weekend Cabo Frio 2015 – Épico e Inesquecível

Tudo começou em novembro de 2013 quando eu tive a experiência de viver o Startup Weekend no Rio de Janeiro. Foi um momento único que você pode ver aqui com detalhes como foi.

Desde então, fiquei desejoso de proporcionar essa experiência magnífica as pessoas da minha região.

Passou 1 ano e no evento Case 2014 maior evento de Startups do Brasil eu me encontrei com o André Hota e o Tony Celestino representantantes da UP Global e fechamos a data do que seria o Startup Weekend Cabo Frio. Já nesse evento participamos de uma confraternização de organizadores do Startup Weekend.

Startup Weekend

Startup Weekend é um evento, mantido pela UP Global, que já teve edições em mais de 932 cidades ao redor do mundo e mais de 3.000 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos “Startup Weekend” realizados em mais de 134 países. Mais de 1500.000 Empreendedores passaram por aqui. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

organizadores-startup-weekend

Abril de 2015 o mês da verdade, começamos a busca de parceiros e patrocinadores para o Startup Weekend Cabo Frio que aconteceria nos dias 22, 24 e 25 de maio. Tinhamos a data mas ainda não o local.

Fomos atrás da Universidade Estácio de Sá que se disponibilizou a sediar o evento, abraçaram a causa do Startup Weekend, deixo meu agradecimento especial aqui a Karla Amandio, Gerente administrativa da Estácio Cabo Frio que fechou firme conosco.

Com o lugar ok, partimos para os outros patrocinadores, ouvimos muitos NÃOS, alguns fizeram pouco caso do projeto, normal de um projeto promissor. Poucos são os que possuem visão e coragem para seguir em frente.

Um grande parceiro nesse projeto foi o SEBRAE Região e o SEBRAE – RJ que não mediram esforços para nos ajudar a realizar o Startup Weekend Cabo Frio. Agradecimento especial a Ana Claudia e ao Paulo César.

Ressalto aqui os patrocinadores que fecharam com a gente! Empresários de visão e que tem o nosso respeito, pois acreditaram no que ainda estava por vir. Agradeço especialmente a Padaria Padoca que serviu praticamente todos os “coffee break” e a Padaria Remmar que cedeu coffee break VIP para os mentores e hospedagem para os mesmos.

Também tivemos o apoio da Madeireira ITA, ACIA, Restaurante Brasinha e Chico Parafuso.

Nós da Mentalidade Empreendedora (Pedro, Marcos Eduardo (Dudu) e Flávia) juntamente com o Juvenal da Agência Dinamiza Marketing Online fomos os organizadores desse evento que você agora saberá com detalhes como foi.

Marcos Eduardo e Juvenal foram aos canais locais para divulgar o evento

marcos-eduardo-juvenal-velentim-startup-weekend marcos-eduardo-juvenal-valentim-startup-weekend2

Marcos Eduardo fez uma palestra fantástica na Estácio para mostrar as possibilidades de negócios e inovação com um ecossistema de startup vivo e vibrante.

marcos-eduardo-mentalidade-empreendedora

Sexta Feira dia 22 de Maio 2015

Na sexta recebemos nosso facilitador Bernard de Luna, responsável por conduzir o evento em nome da UP Global chegou a Cabo Frio, recebemos ele e fomos almoçar juntos no Canal um dos lugares mais lindos de Cabo Frio.

canal-cabo-frio

Depois disso fui mais cedo para Estácio organizar tudo e esperar a chegada dos participantes, que chegaram às 18:30, foi dando aquele frio na barriga quando vi a galera chegando. Junto com uma ótima expectativa de ver essas pessoas crescendo e se desenvolvendo sendo desafiadas no que acredito ter sido o melhor fim de semana da vida de muitos presentes.

antes-de-comecar-sw

Credeciamento começou e o auditório preparado para abertura do evento começou a encher

auditorio-cheio

Assim começou o Startup Weekend Cabo Frio, com a animação do facilitador Bernard de Luna e com a presença de empreendedores e futuros empreendedores desejosos de fazer acontecer começou.

apresentacao-organizadores-startup-weekend

Após as apresentações iniciais e o quebra-gelo, foram convidados ao palco para o pitch de 1 minuto inicial de sua ideia de negócios. 30 Ideias foram apresentadas algo que me surpreendeu e surpreendeu também os presentes.

Como de costume, cada participante recebe 3 possibilidades de votos e votam nas ideias que acharam mais interesstante, 12 ideias foram selecionadas para serem desenvolvidas durante o fim de semana.

startups-escolhidas-startup-weekend

E assim terminou o 1º Dia do Startup Weekend Cabo Frio, com os grupos formados e a cabeça a mil para iniciar o desenvolvimento de novas ideias de negócios.

times-formados-startup-weekend

Sábado 23 de Maio de 2015

O Sábado começou quente, logo pela manhã tivemos uma palestra com o Gustavo Mota CEO da We Do Logos e mentor do Startup Weekend Cabo Frio, depois disso os mentores começaram a conduzir os participantes para rua para validar o problema.

palestra-guga-mota-startup-weekend

mentores-pessoal-trabalhando

Tivemos a visita ilustre da Rede Globo com uma matéria exclusiva sobre o evento.

Tivemos a visita também da representante do SEBRAE Região dos Lagos, grandes parceiros patrocinadores sendo representados pela Ana Cláudia.

startup-weekend-SEBRAE

Depois disso, os participantes foram para rua, validar o problema dos seus negócios e aproveitaram para almoçar no nosso patrocinador Restaurante Brasinha.

brasinha-restaurante-almoco-startup-weekend

almoco-startup-weekend

Startup Weekend invadindo o centro de Cabo Frio provocando curiosidade das pessoas.

Após essa etapa a galera voltou com seus resultados de validação, alguns nesse momento chegaram a modificar seus negócios completamente. Como eu gosto sempre de dizer, NENHUMA IDEIA RESISTE AO PRIMEIRO CONTATO COM O MERCADO.

times-startup-weekend startup-weekend-time

Assim começou mais uma sessão de mentoria no Startup Weekend Cabo Frio.

startup-weekend-sabado-trabalho

Uma coisa não faltou nesse SW foi Coffe Breack a galera chegou a cansar de tanto comer, agradecimento especial para a Padaria PADOCA. Também para a padaria Remmar e Foccacia que contribuíram.

startup-weekend-padoca

padoca-patrocinio-startup-weekend

No fim do dia com a cabeça fritando, muitos viraram a noite trabalhando!

Domingo 24 de Maio de 2015

O domingo começou emocionante! Em sua maioria os grupos já tinham identificado o problema e agora estavam em busca de validar a solução. Os mentores reunidos nas salas buscando formas de fazer as Startups avançarem.

reuniao-mentores-sw

Novamente desafiados a avançar em seus negócios. Essa é a hora de vender, vender e vender!

Alguns possuem resistência nesse ponto. Se por algum motivo você também tem resistência a venda esse vídeo pode te ajudar 

preparacao-startup-weekendNo domingo, a tenção estava alta e a galera não saiu para almoçar, chegou a hora de preparar as apresentações finais e iniciar o Pre Pitch.

pre-peach-paulo-macedofeedback-dos-mentores

Esse foi um dos maiores desafios, por fim a alegria tomou conta do lugar com música, dança e descontração e iniciamos as apresentações finais com a compilação do trabalho do fim de semana.

Até Funk rolou…

pich-weekend pitch-sw-cf pitch-startup-weekend-cabofrio startupweekend-pitch

Depois dos pitchs sobrou para os jurados a difícil decisão do ganhador.

mentores-startupweekend

Antes de descobrir o vencedor…

Veja o mentor Léo Cabral sensualizando e sinta vergonha alheia…

Equipes Vencedoras

Uma coisa fantástica aconteceu nesse Startup Weekend, na equipe vencedora tivemos a presença da pessoa mais idosa a participar e vencer um Startup Weekend em todo o mundo. Dona América 86 anos, provou que para empreender não existe idade. Batemos um recorde mundial, Cabo Frio entrou no mapa de Startups fazendo história!

1º Lugar – Empresinha

startup-weekend-cabo-frio-empresinha

empresinha-equipe-vencedora-sw-cabofrio

2º Lugar – Caminho Livre

startup-weekend-caminho-livre

3º Lugar – Personal Fit

personal-fit-startup-weekend

Menção honrosa dos Mentores pela equipe que seguiu todos os passos e cumpriu efetivamente as tarefas propostas galera do Sanduba!

sanduba-sw

Agradecimento especial aos mentores e ao facilitador Bernard de Luna que se dedicaram de forma voluntária para tornar essa experiência mais viva e real para todos.

mentores-sw-cabo-frio

A verdade é que nesse fim de semana todos sairam vitoriosos,deixo aqui meu agradecimento a todos que participaram e quero dizer que esse evento foi a penas o início da comunidade de empreendedores na Região dos Lagos.

Startup-weekend-tamo-junto

Gostou? Então deixe seu comentário abaixo,  conheça mais dos treinamentos da Mentalidade Empreendedora e garanta sua vaga em nossos próximos eventos.

  • Lucas Silva

    Muito bom, parabéns pela iniciativa Pedro.