O que é gestão empresarial e por que você pode estar desatualizado sobre o assunto

o que é gestão empresarial

Se você acha que saber o que é gestão empresarial e colocá-la em prática só funciona para as grandes empresas, com acionistas, diretores, consultores, gerentes, produtores etc., você está muito enganado.

Inclusive, achar que as pessoas envolvidas na liderança, como os gestores de nível tático e operacional (considerados administradores de nível médio) tem que ser pessoas inflexíveis, sem imaginação e burocratas, já é algo ultrapassado. A nova geração injeta sangue novo na gestão. A Geração Y toma frente de muitas empresas. Os tempos são outros!

As pesquisas liberadas pela Pearson Prentice Hall (2008, p.7), mostram que esses tipos de gestores, principalmente os empreendedores, são que impulsionam as empresas para alcançar os objetivos, com mudanças relevantes e inovações, que só uma pessoa com mentalidade empreendedora pode ter. Repare, estamos falando de 2008. O que pensar disso em 2017?

Isso é só um pouco do que podemos aprender com os novos conceitos de gestão. Inovar é uma das chaves principais para o desenvolvimento da sua empresa. Continue lendo e entenda o que é gestão empresarial pelo prisma do novo empreendedorismo e conheça algumas características marcantes sobre o assunto para você colocar em prática!

O que é gestão empresarial?

Por definição, gestão empresarial, se trata de diferentes pessoas especializadas, como os que citamos na introdução (diretores, produtores, gerentes etc.), buscando melhorar a produtividade e competitividade da empresa.

Para uma gestão eficiente e eficaz, é necessário que os processos sejam corrigidos no meio do caminho, tirando os problemas que funcionam como “pedra de tropeço” e que afetam diretamente o sucesso da sua empresa.

Sendo mais claro sobre o que é gestão empresarial na prática, você, junto com a sua equipe, deve acompanhar e identificar os problemas que afetam o seu crescimento, buscando novas estratégias e soluções, eliminando os obstáculos.

Se você ainda não conhece os problemas que estão impedindo a sua empresa de crescer e não busca ferramentas para uma boa gestão, a melhor estratégia pode ser contratar uma consultoria para te ajudar.

Abrindo um parêntesis, existe uma enorme diferença entre gestão tradicional e gestão ágil. O chamado “Manifesto Ágil” é uma compilação da essência de métodos ágeis, especialmente voltados para o desenvolvimento de softwares, mas totalmente adaptáveis e aplicáveis a projetos de qualquer natureza.

Na atualidade, a concretização dessa visão de métodos ágeis está muito presente nas empresas, na forma do Framework Scrum. Recentemente, os membros do Mentalidade Master (grupo de Master Mind da Mentalidade Empreendedora), juntamente com a equipe da empresa, participaram de um workshop incrível sobre o tema.

O especialista Thomaz Ribas apresentou, na prática, o que é gestão empresarial pela ótica do “Manifesto Ágil”. Pudemos entender porque muitas empresas estão desatualizadas sobre gerir um negócio.

o que é gestão empresarial
A galera colocando a mão na massa.
o que é gestão empresarial
Da esquerda para direita: Pedro, Diego, Thomaz e Tânia.

Para você entender rapidamente um dos pontos, nos métodos tradicionais de gestão, entende-se que o produto só faz sentido quando é entregue em sua totalidade, ou seja, apenas com 100% do projeto cumprido é que o cliente ira perceber algum valor.

Já com os métodos ágeis, podem ser usados em projetos que permitem que um conjunto mínimo de funcionalidades (Leia sobre Produto Mínimo Viável) já servirá para solucionar parte da necessidade do cliente e, ao ser entregue, mesmos em partes, já representa uma diferença valiosa para ele.

Outra coisa que marca na gestão ágil, é que as equipes são enxutas, multidisciplinares e atuam com autogerenciamento. Assim, cada membro se sente um gerente responsável pelas ações a ele delegadas, mesmo havendo definição de papéis específicos no processo.

Assim, cada membro da equipe se torna capaz de aumentar o valor do produto, assume decisões de como fazer o trabalho e não pensa mais que aquela parte não faz parte do seu trabalho — afinal, todas as partes são igualmente importantes para o resultado.

A importância da gestão empresarial em etapas

Se você é gestor de uma pequena ou média empresa, toda a parte que estaria envolvida os níveis de diretoria, gerência, sócios etc., será desempenhada por você e por sua equipe de liderança. Por isso, o foco de vocês será nas atividades administrativas, financeiras e operacionais do seu negócio.

Explicando, rapidamente, veja as três etapas básicas do processo:

1 – Planejamento

Nesta parte você irá analisar as necessidades, definir estratégias e estabelecer os recursos que serão necessários para produzir os novos e mais rentáveis projetos para a empresa.

2 – Organização

Neste momento você agrupa os recursos e define as funções de cada colaborador da empresa nos diferentes projetos planejados, para que o resultado seja positivo.

3 – Relacionamento

Esta é uma premissa importante para que os seus colaboradores não te vejam como aquele “patrão” do passado, pois um bom relacionamento entre líder e liderado pode ser essencial para garantir resultados incríveis, visto que o ambiente organizacional interfere diretamente na produtividade dos funcionários.

Essas fases ganham outro contexto no “Manifesto Ágil”, por isso é importante que você se aprofunde nisso. Essa é um grande chave para você potencializar a gestão do seu negócio e fazer sua empresa sobreviver fortemente num ambiente de mudanças velozes como as que vivemos.

Como usar a gestão empresarial com base na inovação?

A inovação tecnológica é um dos principais motores de mudanças nas empresas e essas alterações, que ocorrem nos diversos setores de uma empresa, são diretamente ligadas ao desempenho que você terá no negócio.

É aqui que entra o marketing digital, ou seja, a união que surge da necessidade de estabelecer relações entre sua organização e seus clientes, junto com o universo digital que só vem crescendo e “pedindo” por informações relevantes.

Se você quer engajar o seu público, e ter um relacionamento direto, personalizado e no tempo certo, o marketing digital pode ser a melhor maneira e está envolvido no assunto o que é gestão empresarial, porque garante resultados e atua nas três etapas que passamos anteriormente.

Inove sua gestão empresarial

Este é o primeiro artigo da série gestão empresarial, então não perca o próximo que vamos te ensinar a usar o marketing digital para alcançar mais resultados na gestão. A Mentalidade Empreendedora está cada vez mais comprometida com o resultados de empreendedores e gestores que desejam acompanhar os avanços no mundo dos negócios.

Se você quer fazer parte de nossa comunidade, não deixe nos acompanhar. E não se esqueça de ante de sair deixar um comentário abaixo sobre o assunto gestão de empresas.

PS.: Não deixe de se aprofundar no assunto Gestão Ágil. Isso vai elevar o nível do seu negócio.