O mercado digital está em busca de consultores

O Marketing Digital abriu, nos últimos anos, um mar de possibilidades para profissionais e empreendedores buscando sair do mercado convencional.

Atualmente, existe uma enorme quantidade de cursos, vídeos e sites que te ensinam sobre aspectos desse universo. Mas, ainda assim, você não está conseguindo ganhar nada com isso?

Ou, talvez, você nem esteja conseguindo começar a atuar no Marketing Digital e está tentando se convencer de que foi o mercado que saturou.

É mesmo frustrante pensar, pesquisar, preparar e investir tempo, dinheiro e energia em algo que não dá resultados. Mais do que frustrante, aliás, isso pode ser um grande problema, definindo inclusive quem continua e quem acaba sendo “eliminado” do jogo por não ter mais como arriscar.

Eu também pensei nisso… Foi então que descobri, ou melhor, percebi uma grande oportunidade existente que também é urgente para o mercado do Marketing.

Essa oportunidade é ser um Consultor Estratégico de Marketing!

Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças e é uma possibilidade incrível que poucas pessoas perceberam.

Eu comecei como Consultor e hoje ainda presto algumas poucas consultorias através do skype para poder entregar o melhor para os clientes (Veja aqui o que faço nessa área), é preciso entender a fundo o negócio com que irei trabalhar, qual a persona, quais as dores e vontades daquele público, quais as maiores objeções que aquele nicho enfrenta e os maiores prazeres que ele oferece, quais as soluções que já existem no mercado para o problema e quais as diferenças do produto que estou atendendo para aqueles os concorrentes, etc.

E, em muitos casos, além disso tudo, ainda é preciso entender mais sobre o próprio negócio ou produto, sobre a empresa com a qual vou trabalhar, sobre como eles estão direcionando seus negócios, como estão definindo suas prioridades e muitas outras coisas que você provavelmente nem imaginaria como parte das tarefas de um consultor.

Essa necessidade, aliás, se repete em diversos casos. Muitas pessoas adentraram no Marketing Digital, mas não tem essa visão estratégica do marketing. Ou mesmo que fizeram diversos cursos mas não conseguem aplicar e não sabem por onde começar.

A verdade é que é muito mais fácil traçar e seguir estratégias eficazes quando o negócio não é seu, pois você não tem envolvimento emocional.

E é aí que entra essa grande oportunidade do consultor.

O que um Consultor Estratégico de Marketing faz?

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Primeiramente, existem alguns tipos de Consultoria que podem ser vendidas:

Diagnóstico: É a consultoria onde se analisa o negócio e identifica qual o problema existente. Por exemplo: “Não consegue vender por falta de tráfego qualificado”, ou “falta de comunicação na empresa não faz o produto sair”, etc.

O consultor pode ser contratado para simplesmente dar o seu diagnóstico e pronto.

Planejamento: Com o diagnóstico em mãos, é preciso planejar as próximas ações, e aqui também entra o trabalho do consultor. Ele pode vir planejar sobre um diagnóstico que a empresa conseguiu ou continuar seu trabalho após diagnosticar o problema.

O planejamento é muito importante e nele vão constar todos os passos a serem seguidos, serão traçadas prioridades e eliminadas as coisas desnecessárias.

Execução: Também pode ser feita separadamente ou ser a continuação do trabalho do consultor. É a parte vital do trabalho e onde a maior parte dos empreendedores se enroscam e acabam não conseguindo fazer suas vendas.

Na execução, o consultor vai acompanhar toda a execução prática do planejamento.

Esses podem ser pacotes de serviços separados ou todos juntos, formando uma consultoria completa.

Ou seja, se você conhece técnicas do Marketing Digital, você pode replicar praticamente sempre para os seus clientes. E não é preciso ser o maior nome do mercado para ser um consultor.

Na verdade, você precisa de apenas algumas coisas:

Paixão pelo Marketing – tendo muita vontade de conhecer técnicas novas, melhores práticas e ficando sempre antenado às novidades. Sabe aquele monte de cursos que você já fez e todos aqueles textos que você já leu? Pra você pode parecer que não, mas esse conteúdo é de muito valor para quem está começando e para quem está perdido sobre o que fazer.

Vontade de ajudar e transformar a vida das pessoas –  Essa, aliás, é (ou deve ser) a força maior para quem está no marketing digital. Seja como infoprodutor, afiliado ou consultor, a vontade de melhorar a vida das pessoas deve ser constante.

Você tem que dar a consultoria buscando sempre o melhor paro o seu cliente, afinal o sucesso dele é o seu sucesso.

Não importa se você está estudando a muito ou a pouco tempo o marketing digital, pois como dito anteriormente, o seu conhecimento irá ajudar muito quem não sabe nada sobre o marketing e, além disso, por não estar emocionalmente envolvido com o produto, você oferecerá uma visão nova que talvez ninguém tenha pensado ainda.

Não é preciso ser especial para ser consultor. Apenas ter a coragem de pensar diferente. Esse é um mercado que não para de crescer, pois anda em paralelo com o crescimento do próprio marketing digital.

Aliás, você não precisa ser consultor apenas de empresas digitais. Cada vez mais as empresas do mercado convencional estão buscando se inserir no nosso mercado, pois sabem que o futuro está aqui. Então imagina o poder que tem um consultor especializado em marketing digital para uma dessas empresas?

Você pode estar se perguntando quanto ganha um consultor…

Algumas pessoas acham que um consultor não ganha muito, afinal você não pode escalar esses ganhos, pois está vendendo suas horas e elas são limitadas.

Mas, você não precisa ter mais horas e sim, elas passarão a valer ainda mais.

Se um produtor paga até 50% de comissão para um afiliado pela venda de um produto, então um consultor que gere lucros de 100, 200, 500 mil pode ganhar 20, 30, 50 e até 100 mil pela sua experiência. Afinal, sem os ensinamentos do consultor, o resultado não existiria.

Além disso, você vai conhecer muitas pessoas durante os seus processos de consultoria, e isso vai te abrir diversas possibilidades e até expandir a divulgação do seu negócio.

O quanto você vai cobrar está diretamente ligado ao quanto você consegue gerar de resultado para o seu cliente, por isso você precisa ter certeza do que está prometendo antes de oferecer seu trabalho.

Claro que não existem garantias de que o cliente vai de fato fazer o que você recomenda, mas você terá essa responsabilidade de cobrar dele os resultados que você sabe que são tangíveis e conquistáveis.

Você pode divulgar a sua consultoria de diversas formas, inclusive sendo também um infoprodutor.

Você pode ter um produto que você vende no front-end e a sua consultoria você vende no high-end. Seja como algo único ou mesmo para complementar o seu produto.

E você pode divulgar e conseguir seus clientes de diversas formas, inclusive você pode fazer vendas da sua consultoria durante palestras, congressos, eventos ao vivo e online, webinários, usando seu networking ou mesmo criando eventos de treinamento onde você presta a consultoria e a pessoa aplica ali, ao vivo, na hora com você.

Por isso, ser um Consultor Estratégico de Marketing é hoje uma das maiores, senão a maior oportunidade do mercado.

E só estou te passando essas informações porque realmente é algo que o Marketing, tanto digital quanto convencional, está precisando muito.

E, como sempre, a vontade de transformar a vida das pessoas é e deve continuar sendo a força principal da nossa trajetória.

Descubra clicando aqui, como se tornar um Consultor hoje mesmo.