Marketing de conteúdo – Não importa o tipo de negócio, você precisa dele!

marketing de conteúdo

A internet proporciona uma nova perspectiva para o marketing. Ela é caracterizada pela interação de igual para igual com o cliente. No século XX, as empresas estavam presas ao discurso, não ao diálogo, para com os consumidores.

Não havia a devida preocupação com a abordagem, com os canais e com o eventual impacto negativo das mensagens. No meio digital, no entanto, as coisas acontecem de forma democrática. O poder está nas mãos do consumidor.

Na web os usuários formam opinião, principalmente através do compartilhamento, como nas redes sociais, por exemplo. Para conquistar seus clientes em potencial, as marcas precisam conversar.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo se torna essencial, pois permite entender a necessidade do público, formar o tom de voz ideal e criar diálogos interessantes para que as vendas aconteçam.

Sem ele, é praticamente impossível fazer negócios hoje em dia!

O marketing de conteúdo permite:

#1. Atrair potenciais clientes

#2. Transformar usuários em leads

#3. Preparar os leads para a compra

#4. Educar clientes ativos

#5. Engajar o público-alvo

#6. Criar autoridade para a marca

#7. Posicionar a empresa no mercado

A essência do marketing de conteúdo

As pessoas acessam constantemente os motores de busca para encontrar o que precisam. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo faz com que seu negócio esteja bem posicionado nos resultados. Entenda isso na fala do executivo Rishad Tobaccowala:

Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.

Quer ser facilmente encontrado? Invista em conteúdo!

E não é só questão de SEO, pois produzir e compartilhar conteúdo relevante também é uma das melhores maneiras de seu negócio se posicionar no mercado e se destacar da concorrência.

A ideia central nesse tipo de estratégia é levar informação aos consumidores sobre assuntos relativos à sua empresa. Não é vender um produto simplesmente, mas entregar informações que possam ajudá-lo a resolver um problema específico.

Em outras palavras, você promove alguma coisa de graça para o usuário, apresenta uma solução e torna sua autoridade reconhecida. Atrai, engaja e educa o consumidor. Quando ele precisar comprar, vai se lembrar facilmente de sua marca, produto ou serviço, estando pronto para fazer negócio com você!

E como eu posso colocar isso em prática?

Depende muito do tipo de produto que é vendido, do perfil do público-alvo e das características do mercado, mas você pode criar e publicar conteúdo através de formatos como: artigos; vídeos; infográficos; e-books e whitepapers; podcasts; e-mail marketing; tweets; aplicativos; slides; entre outros.

Quanto aos locais de publicação e compartilhamento, também não existe regra, no entanto, o blog corporativo  apresenta grande potencial para o marketing de conteúdo por se tratar de um canal barato, de fácil manutenção e interativo. As redes sociais, o e-mail, aplicativos também podem ser usados em sua estratégia.

Não importa o tipo de negócio, você precisa dele!

As pessoas não gostam que alguém venda para elas. O marketing de conteúdo surge como solução para esse comportamento. Empresas e consumidores desenvolvem diálogos de igualdade, trocando experiências na web.

Não há mais dúvidas que o marketing de conteúdo é o principal meio de promover sua marca e garantir clientes satisfeitos no ambiente online.

A partir do momento em que você reconhece a eficácia de produzir conteúdo, identifica e consolida informações sobre seu público, terá condições de promover estratégias eficientes e alcançar resultados consideráveis em curto, médio e longo prazo.

Não importa o que você faça, você precisa fazer marketing de conteúdo!

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