O que é Inbound Marketing e porque você precisa adotá-lo

o que é inbound marketing

Se você tem um negócio na internet, ou pretende criar um, precisa saber o que é Inbound Marketing. Trata-se de uma vertente poderosa do marketing, onde as marcas conseguem levar os clientes ao nível de fãs e garantir resultados não apenas em curto, mas em médio e longo prazo.

Supostamente, as empresas que não aplicarem o Inbound Marketing em suas estratégias estarão com os dias contados. Este irá explicar para você que está em busca de uma mentalidade empreendedora, como o Inbound pode fazer a diferença na sua vida e na vida de seus clientes.

Está pronto?

O que é Inbound Marketing

“A tradução para Inbound é “atração” ou “permissão”. No que diz respeito ao marketing, é o tipo de estratégia que visa conquistar a atenção de um público-alvo, ao invés de apenas fazê-lo comprar. Este conceito ganha força principalmente por conta da mudança dos hábitos de consumo e com a expansão da internet.

Os consumidores estão fechados para aquela velha forma de promoção de serviços ou produtos, voltada ao mercado de massa, onde empresas realizavam monólogos, ao invés de dialogar com seus consumidores.

Na internet, por exemplo, o poder é do cliente. É ele quem decide se irá receber ou não a mensagem, clicar ou não em um banner, acessar ou não um site, ler mais ou não sobre determinado produto e etc. Não há interrupção se ele não quiser.

Mas como o Inbound Marketing ganha atenção das pessoas? Com conteúdo! A empresa deve produzir conteúdo relevante e atraente para seu público. Formatos que deem a ele a oportunidade de conhecer mais sobre a marca, aprender sobre algo, conhecer melhor os produtos, enfim, se conectar à organização.

As etapas principais de uma estratégia de Inbound Marketing

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  1. Atrair tráfego
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em vendas
  4. Fidelizar clientes e aumentar as margens

Após isso, incluo a etapa de mensuração. Medir os esforços é fundamental para a melhoria do negócio, adaptação e busca de novas ações.

Quais formatos de conteúdo podem ser lançados?

Geralmente, junto com a pergunta “o que é inbound marketing?” vem também a curiosidade sobre qual tipo de conteúdo se deve lançar para atrair e engajar pessoas. Quanto a isso, não existe regra, mas podemos listar:

  • Blogposts
  • Artigos
  • E-books
  • Whitepapers
  • Podcasts
  • Infográficos
  • Webinários
  • Vídeos
  • Comentários
  • Fóruns

E qualquer outro formato de conteúdo online. Esses formatos são lançados em ações e técnicas integradas em canais digitais, como sites, blogs, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc.

Uma das maiores vantagens do Inbound é a pontualidade. Ao publicar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, a mensagem se torna útil e relevante para os clientes, fugindo da essência interruptiva praticada há décadas.

O SEO surge como ferramenta fundamental, tendo o papel de atrair os usuários para seu site nos motores de busca, levando-os até o website, onde a comunicação entre marca e cliente acontece. Uma vez estando dentro da plataforma, o usuário precisa ser conduzido à conversão, onde se tornará cliente.

Daí, cabe a você fidelizá-lo.

Funil de Vendas

É assim que o Inbound marketing auxilia na consolidação de uma marca no ambiente de atuação, aumentando consideravelmente o relacionamento e as vendas. O funil se torna mais eficaz, pois aumenta as possibilidades de capturar mais leads qualificados, colaborando também para a conversão dos mesmos.

Não há como negar de que é uma estratégia complexa, que foca na persona (público-alvo). Um planejamento de Inbound Marketing deve reunir as melhores ações de conteúdo e marketing para atrair as pessoas certas para o negócio.

A empresa precisa fazer como os leads passem por todas as etapas do funil de vendas até estarem prontos para comprar. Depois, é preciso torná-los clientes satisfeitos a ponto de promoverem sua marca.

Inbound Marketing é o poder nas mãos do consumidor

Costumo dizer que na rede quem manda é o cliente. E isso não é apenas clichê, uma frase de efeito. Este fato se mostra real e verdadeiro a cada dia. A ênfase dos mercados está sendo elevada pelo uso da internet.

No ambiente digital, o usuário tem tantas formas de se relacionar que os profissionais de marketing acabam ficando impotentes. É nesse contexto que o Inbound Marketing surge. É o método eficiente para criar um bom relacionamento com os leads.

Usando uma analogia: no marketing de atração, cliente e empresa começam a namorar, ficam noivos e se casam. E diante da permissão, se continuarem se atendendo e se respeitando, viverão felizes para sempre. Como a Hubspot afirma:

Inbound é o marketing que as pessoas amam.

Dados sobre Inbound Marketing

  • É 62% mais barato que o marketing tradicional (Outbound);
  • Com o Inbound Marketing, sites que usam blogs corporativos conseguem 97% a mais de links aprontando para a marca.
  • 275% são a média de ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Diante do cenário da economia mundial, 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é essencial para as empresas.

Então…

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O Inbound não se trata de uma mera tendência, como alguns ainda podem pensar, mas uma estratégia efetiva e pontual que define a nova forma de se comunicar. Nós, aqui da Mentalidade Empreendedora acreditamos nisso e procuramos praticar esta nova forma de marketing.

Importante ressaltar que o marketing e a publicidade tradicional ainda existem e funcionam, mas são menos eficazes no que diz respeito a resultados em longo prazo, sem contar que custam mais. Dependendo da estratégia e da proposta, utilize os dois, mas nunca deixe de adotar o Inbound Marketing em sua estratégia digital para conquistar seus objetivos.

Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing – Guy Kawasaki

Empresas de Inbound Marketing que você pode acompanhar para aprender mais:

Ainda tem dúvidas sobre o que é Inbound Marketing? Interaja nos comentários!