Marketing Online: Definição, Conceito e Vantagens!

marketing-online

O Marketing Online – também chamado de Internet marketing, iMarketing, Web Marketing,  ou e-Marketing – é interpretado como o marketing tradicional  praticado em canais digitais.

A Internet traz diversos benefícios únicos ao marketing, sendo um deles o baixo custo e o grande potencial de distribuição da informação e mídia para uma audiência a nível global. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única desta área.

Considera-se que o marketing online oferece amplitude única não só no que diz respeito à mídia digital, como a Internet em si, mas como também por incluir sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de audiência e clientes.

Marketing Online é o Futuro!

Todos os dias, além de diversas empresas iniciarem negócios na web, outras que já atuam no meio tradicional migram para a internet. Isso se deve ao fato do meio digital apresentar grandes vantagens em relação aos veículos tradicionais. Veja algumas:

  1. Menor Investimento – Os custos online são relativamente baixos;
  2. Não há limite real de espaço para promoção de uma marca;
  3. Através do marketing online, o acesso a uma empresa é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, 24 horas por dia, sem limitações geográficas.

Segundo Friedman (2005), “nunca antes na história da humanidade tantas pessoas tiveram a oportunidade de se deparar com tantas informações sobre tantas coisas em um único lugar”. Dessa forma, o uso da internet como ferramenta na busca de informação deixou de ser uma novidade para se tornar um hábito.

O marketing soube identificar todo esse potencial, apostando em promover de forma inteligente e eficaz, produtos e serviços pelos múltiplos canais. Marketing online é o futuro porque a internet está causando uma revolução  excepcional, e o mundo dos negócios não fica de fora.

Características Importantes do Marketing Online

  • Efeito dinâmico – Possibilita uma enorme rapidez na implementação de campanhas e apresentação de novos produtos e serviços.
  • Personalização – O caminho para passar do marketing tradicional para um marketing uma a um (one-to-one).
  • Mensuração – A Internet permite mensurar de maneira eficiente as visitas, conversões, pesquisas, etc.
  • Engajamento – O cliente pode se envolver de maneira única, uma vez que o meio digital é inevitavelmente interativo.

6 Razões Para Apostar no Marketing Online

  1. Crescimento dos usuários de internet, principalmente de redes sociais;
  2. Aumento das compras via internet (destaque para o Mobile Marketing);
  3. Novas formas de fazer negócio (Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo, entre outros);
  4. Vantagem competitiva e autoridade no mercado;
  5. Diversificação de canais e aumento das possibilidades de vendas;
  6. Atração, conversão e fidelização de novos clientes.

Em resumo, através do marketing online, empresas podem alcançar seus objetivos de maneira ímpar, aumentando os níveis de qualidade de seus serviços, aumentando a satisfação dos consumidores  e garantindo a fidelização.

Canais Básicos:

  • Sites
  • Blogs
  • Portais
  • Redes Sociais
  • E-mail

O marketing e o empreendedorismo digital caminham lado a lado quando a assunto é criar negócios e inovar. Temos um guia completo sobre empreender na web a partir das premissas do marketing. Baixe-o gratuitamente no link abaixo!

Guia Do Empreendedorismo Digital Grátis!