Venda no celular – O que você precisa saber sobre marketing mobile

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Você usa smartphone com uma certa frequência, não é? O seu cliente também usa…

Você está por dentro do marketing mobile? Conhece as novas formas de fazer marketing e como o mercado de tecnologia móvel está transformando a forma de consumir informações e produtos? Se sim, parabéns. Se não, fique tranquilo, nós vamos te deixar por dentro nesse post.

Os smartphones já são itens obrigatórios na vida dos brasileiros. Ter um aparelho de celular conectado a internet é até item de necessidade básica para muitas pessoas. E, além de permitir estar conectado com os amigos e família, o celular também permite fazer negócios.

Como a praticidade dos smartphones trouxe consigo uma nova realidade para o marketing, as empresas têm tido cada vez mais a necessidade de adaptarem seus processo para atender esse mercado.

Neste artigo você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o marketing mobile. Terá um guia completo para não ficar atrás da concorrência e vender muito pelo celular. Confira!

Entendendo o marketing mobile

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De uma forma simples e objetiva, podemos conceituar o marketing mobile como um conjunto de ações de marketing realizadas com o foco em usuários de dispositivos móveis (celulares e tablets).

O uso crescente destes dispositivos gerou uma necessidade de mudança no mercado, já que as empresas precisam adaptar suas estratégias para essa nova forma com que as pessoas consomem informações e produtos.

O marketing mobile possui grandes vantagens, pois os dispositivos móveis permitem que os consumidores estejam em interação com as marcas em qualquer lugar e horário, muito diferente daqueles que usam computadores.

Com um smartphone, o consumidor está o tempo inteiro conectado com as suas marcas favoritas através de redes sociais, influenciadores digitais e conteúdos do seu interesse.

Para entender a amplitude e a importância do M-Marketing, basta você sentar cinco minutos em uma praça ou um bar e observar o que as pessoas estão fazendo. Provavelmente você vai ver muito mais gente conectada a internet através do celular do que fazendo uma atividade física ou conversando com os colegas que estão no happy hour.

Esse movimento demonstra uma necessidade de transformação nos negócios que é uma excelente oportunidade para você alcançar um público que talvez ainda não conheça a sua marca, ou que simplesmente não está conectado com você por falta de M-Marketing da sua empresa.

Entenda um pouco mais sobre a magnitude do mercado mobile no Brasil e no mundo:

Dados importantes para entender o mercado

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Abaixo você tem acesso a dados consideráveis sobre esse cenário. Eles foram retirados de fontes como Pequenas Empresas, Grandes Negócio e Globo:

– O Brasileiro utiliza mais o aparelho móvel do que o computador para acessar a internet.

– O Brasil está em sexto lugar no ranking mundial de comercialização de smartphones, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia, Japão e Rússia;

– Em 2015, 41% dos brasileiros já tinham realizado pelo menos uma compra usando o smartphone. Ainda não existem dados estatísticos para 2016, mas a tendência é que esse número tenha dobrado;

– O aplicativo whatsapp está presente em 93% dos smartphones dos brasileiros que usam o aplicativo tanto para falar com os amigos, quanto para tratar de negócios e realizar compras;

– Em alguns estados brasileiros, a internet móvel ultrapassa a internet fixa em termos de usuários. Isso significa que tem mais gente usando o celular em 3G do que o wi-fi da residência;

– Atualmente o número de smartphones no Brasil em uso ultrapassa a faixa de 168 milhões. Em 2018, a projeção é que esse número chegue aos 236 milhões;

– Em alguns países o número de aparelhos móveis ultrapassa o número de habitantes – o Brasil segue por esse caminho;

– Segundo dados fornecidos pelo Facebook, atualmente há mais de 350 milhões de usuários ativos no mundo acessando suas contas através de aparelhos móveis;

– A tecnologia mobile está crescendo muito mais rápido do que o fenômeno da internet nos anos 90. Essa é uma mudança que nós consumidores conseguimos perceber facilmente.

Como fazer o marketing mobile que funciona

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Existem diversas formas de estar no mercado mobile e atingir seu público de uma forma positiva. Você precisa conhecer as principais estratégias e adaptar as ferramentas disponíveis para a realidade do seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas de marketing mobile e que podem ser usadas em seu negócio. A partir delas é possível montar a melhor estratégia para a sua empresa, sempre avaliando individualmente as necessidades de mercado, o perfil dos seus consumidores e a realidade da sua empresa:

#1. Responsivo sempre

Tornar o seu site responsivo (ou amigável) é a primeira coisa que você deve fazer quando o assunto é marketing mobile. Quando um usuário acessa o seu site pelo smartphone, ele cria a expectativa de consumir um conteúdo com design adaptado para o aparelho móvel. Se seu site não corresponder a essa expectativa, o visitante vai simplesmente sair e pode nunca mais voltar a seu site.

Um site responsivo, além de facilitar a leitura e a localização das informações, demonstra certo cuidado por parte do empreendedor, que pensa em seus consumidores mobile e oferece alternativas para que ele acesse o conteúdo através do seu dispositivo.

Torne a experiência do usuário positiva com menus de fácil navegação. Fuja dos excessos, crie títulos curtos e objetivos, e tenha muito cuidado para não colocar imagens em baixa resolução.

#2. SEO e Anúncios

Se o SEO já é importante no marketing digital, no marketing mobile ele ganha ainda mais valor. Isso porque os usuários que costumam realizar pesquisas online em dispositivos móveis, estão menos propensos a ficar navegando entre as páginas de resultados dos sites de busca.

O objetivo é consumir o primeiro conteúdo que aparecer e for atraente aos olhos. Pensando nisso, invista ainda mais em suas estratégias de SEO em anúncios pagos e tráfego orgânico, com a produção de conteúdo. No mercado mobile, quem aparece antes ganha muito mais vantagem.

#3. Google meu negócio

Se você possui um negócio físico, não espere mais nenhum segundo para acessar o Google meu negócio e cadastrar sua empresa. Os usuários mobile utilizam muito essa ferramenta para encontrar locais e negócios.

Você vai ser descoberto muito mais rápido e o tráfego no seu site tende a melhorar muito. O Google meu negócio é gratuito e qualquer pessoa com uma conta no Gmail pode utilizar a ferramenta.

#4. SMS

Acredite, mas o SMS ainda é uma ótima alternativa para quem está trabalhando com marketing mobile. Pense em estratégias semelhantes ao de e-mail marketing e transporte para o universo das mensagens SMS.

Aproveite os recursos disponíveis nos dispositivos mobiles e use de acordo com as estratégias do seu negócio.

#5. Aplicativos

Invista em aplicativos próprios e ofereça novas e interessantes opções para os seus clientes. Quem tem uma loja virtual pode investir em um aplicativo para oferecer vantagens para quem comprar por intermédio da plataforma. Quem atua no ramo da educação, pode criar um app exclusivo para alunos e assinantes. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

#5. Marketing mobile com empatia

Sempre que for pensar em estratégias de mobile marketing, busque criar empatia com o seu público. Tenha muito cuidado para não ser invasivo ou repetitivo em suas ações. Coloque-se no lugar do usuário e não ofereça a ele nada que você não gostaria de receber.  Esse é o grande segredo para qualquer estratégia de marketing que realmente deseja alcançar resultados.

A sacada dos QR Codes

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Você já utilizou o Whatsapp web? Se conhece essa opção oferecida pelo app, provavelmente sabe que o QR Code é o meio utilizado para realizar a conexão entre o celular e uma página web.

Os QR codes surgiram no Japão onde são largamente utilizados pelos usuários para acesso rápido a informações.

QR significa “quick response” e nada mais é do que um código de barras mais avançado.  Se você tem muitos dados para transferir e não quer sobrecarregar a página mobile, o QR code é uma excelente opção.

Para usar o QR code, basta ter um smartphone com câmera e um aplicativo apropriado para ler este tipo de código. Por exemplo, se você tira uma foto de uma imagem, com o código ela automaticamente se converte em informações.

Se você possui loja física, o recurso é uma forma de atrair os seus clientes físicos para a loja online, inserido o QR Code em seus produtos e instigando a curiosidade dos consumidores.

Ter um QR code no seu site é uma forma de atrair o interesse do público e de facilitar a troca de informações.

Ideias para fazer bonito com o WhatsApp

Abaixo seguem dois vídeos para você fazer marketing usando o WhatsApp!

Temos um artigo completo falando sobre o WhatsApp marketing.

Será que você já sabe tudo sobre marketing mobile?

Como mencionei, o mercado mobile tem se desenvolvido muito rapidamente, e a tendência é que se modifique cada vez em maior velocidade, portanto ele exige constante pesquisa e  dedicação. Para ficar por dentro de todas as mudanças que acontecem é necessário não só estar de olho na concorrência como também conhecer bem o seu público e a tecnologia mobile.

Fazer marketing mobile tem muito a ver com a forma que você mesmo consome informações, por isso, faça parte deste universo, esteja por dentro de tudo que acontece no mundo dos dispositivos móveis, os novos apps e redes sociais e as estratégias que as grandes empresas estão utilizando para atrair o interesse dos consumidores.

Se você quer saber como nós usamos o WhatsApp para fazer marketing, envie um mensagem para 22 997-49-7784.

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