Automação de marketing: o que você precisa saber para alavancar o seu negócio na internet

automação de marketing

Você sabe o que é preciso para ter um negócio de sucesso?

A resposta para esta pergunta valeria 1 milhão de dólares, não é mesmo? Afinal de contas, com ela teríamos uma receita dos passos exatos para tornar para ter um negócio bem-sucedido.

Infelizmente uma resposta tão objetiva, dessa forma, não é possível, já que um negócio de sucesso depende de uma série de fatores quase impossíveis listar pela quantidade diversidade.

No entanto, existem algumas coisas que são padrões, sendo uma delas o bom uso do marketing.

Se você tem uma estratégia de marketing forte e inteligente, sua empresa consegue chegar a um nível de conquista muito maior e se torna cada vez mais apta a conquistar clientes de forma constante e escalável.

E, dentro do contexto do digital, não se pode falar de constância e escala sem lembrar de…

AUTOMAÇÃO DE MARKETING.

Um recurso inteligente que se vale da tecnologia para gerenciar contatos e clientes de uma forma que nenhuma outra ferramenta é capaz. 

Abaixo você terá um guia completo de como elevar o seu processo de atração e retenção de clientes com esta ferramenta e saberá exatamente como alavancar seu negócio na internet. Confira!

Por que a automação de marketing?

Talvez você já utilize de alguma plataforma que realize automação de marketing, como por exemplo, a Lead Lovers, a plataforma que ficou famosa por tornar possível criar máquinas de vendas automáticas.

Ou, talvez, você esteja em busca de alguma ferramenta para tornar seus processos de vendas mais fáceis.

Independente de que estágio o seu negócio esteja, e de qual seja o seu objetivo, você está no caminho certo…

Muitos empresários e profissionais de marketing não conhecem ou não se valem da automação de marketing em seus negócios. Isso mostra que você já está um passo à frente de grande parte dos seus concorrentes.  

Fazemos questão de destacar algo que mostramos num artigo sobre o que é automação de marketing, as inúmeras vantagens ao se adotar a automação de marketing:

1 – Com uma boa ferramenta de automação de marketing, você consegue substituir as planilhas, tendo meios para gerenciar cada lead sem confusão. A facilidade é a mesma para quem tem 10.000 ou 50.000 contatos.

2 – Você consegue gerar e gerenciar seus contatos de forma automática, e dependendo do seu tipo de negócio e produto, você leva o seu visitante ao status de cliente por um caminho pré-definido, com esforço e tempo consideravelmente menores.

3 – Tem acesso a dados mais controlados através da geração de relatórios automáticos e sem erro. Esse é um recurso perfeito para você medir suas taxa de conversão, o ROI e outras métricas fundamentais para o seu negócio.

Para quem quer crescer e escalar os processos de vendas através da internet, contar com uma boa ferramenta de automação de marketing é simplesmente indispensável!

O que você pode automatizar

Quase todo o seu marketing pode ser automatizado, porém existem algumas coisas que se tornam mais fáceis com as ferramentas disponíveis no mercado:

E-mail

Automatizar seu e-mail é algo essencial para escalar sua entrega de mensagens. Com esse recurso, você consegue estar presente de forma mais íntima e construir um relacionamento mais estreito com o seu público, sem precisar enviar um número grande de mensagens manualmente.  

Para trabalhar com marketing digital, você deve automatizar toda sua estratégia de e-mail marketing, desde a captura do lead até, passando por respostas automáticas até o relacionamento.

Mídias Sociais

As mídias sociais são mais uma forma de se manter presente com o seu público, e sem que você perceba, isso pode tomar um grande tempo que você poderia utilizar para realizar outras coisas para o seu negócio. Existem ferramentas que te ajudam a programar e postar coisas frequentemente.

Vamos supor que você tenha uma conta no Facebook, Twitter e Instagram. Você irá precisar postar todos os dias nessas 3 plataformas. Então, a cada dia, você vai escolher uma postagem vai abrir o perfil ou página para publicar o conteúdo.

Com a automatização você pode determinar todas as postagens que você deseja para um horário pré-definido no dia pré-definido e tem menos chance de, por algum imprevisto, deixar de postar algum conteúdo.

Páginas de conversão

A geração de leads e vendas dependem de alguma página configurada estrategicamente. Uma boa ferramenta de automação de marketing permite que você crie páginas para tornar completo o processo de atração, retenção e relacionamento com o cliente.

As landing pages são essenciais para quem quer realizar vendas online. É através delas que pessoas que estão interessadas em comprar o seu produto se tornam leads ou clientes, de fato.

Atendimento

A automação também permite você automatizar parte ou todo seu atendimento. Podemos citar o caso dos chatbots, que estão revolucionando o mercado digital dentro do contexto “internet das coisas”.

O recurso tecnológico foi criado para simular ações humanas de forma repetida e padronizada, da mesma forma como faria um robô. Conversando com um bot, a pessoa pode fazer compras, ler notícias de seu interesse, perguntar sobre o clima e diversas outras coisas.

É possível simplesmente abrir uma conversa e perguntá-lo sobre tipos de para-brisas, por exemplo. Se o bot for programado corretamente, a pessoa interessada poderá ser conduzida até a página onde escolherá um para-brisas para seu modelo de carro.

Alinhando as plataformas de automatização com funil de vendas

Você provavelmente sabe o que é um funil de vendas, certo? Trata-se de um mapeamento das etapas que os seus visitantes passam desde o primeiro contato até realizar a compra do seu produto.

Uma das coisas mais interessantes e poderosas da automação de marketing é poder automatizar o processo de funil, tornando a entrega de conteúdo e as landing pages, a captação de leads, a sequência de e-mail, as mídias sociais, etc.

O Marcos Eduardo, nosso CTO, explica fazer isso usando a Lead Lovers aqui. Mas, para consolidar a ideia a sua cabeça, vamos usar um exemplo. Suponhamos que você esteja querendo realizar um webinário. Assim você já programa vários e-mails e tweets sobre o seu webinário na semana anterior ao evento.

Então direcione mensagens diretas para novos seguidores do seu perfil sobre o webinário que será realizado na semana seguinte. Nesta mensagem, você irá direcionar as pessoas para se registrarem em receber notificações no dia da transmissão.

Assim que se cadastrarem na página, elas já recebem um primeiro e-mail agradecendo e dando um pouco mais de conteúdo sobre o que será dito no webinário. Assim o inscrito fica ainda mais interessado no assunto.

Se ao longo da semana você permanecer enviando um ou dois e-mails para seus assinantes, o número de pessoas que irão assistir ao seu webinário pode praticamente dobrar tudo isso sem você precisar fazer muitas coisas manualmente. É tudo programado.

Qual a melhor ferramenta de automação de marketing?

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para a automação de marketing, no entanto, é bom pesquisar para ter certeza sobre qual delas pode te atender em diversos aspectos. Podemos citar algumas famosas, como RD Station, Hubspot, MailChimp e a já citada Lead Lovers.

Destacamos que, dependendo do seu tipo de negócio, os recursos são mais bem aproveitados quando você tem tudo que precisa em apenas um lugar. Ou seja, quando apenas uma plataforma te oferece todos os elementos para configurar seu processo de automação.

No caso da Lead Lovers, ferramenta que nós mesmos usamos em nossos projetos, você não precisa não precisar contratar uma fornecedora de páginas, autoresponders e nem plugins separadamente para realizar suas vendas online.

Aliás, é bom saber que a Lead Lovers é uma plataforma que chegou ao mercado como divisora de águas, com a premissa de ser tudo que você precisa para alcançar novos clientes e divulgar seus produtos. Uma máquina perfeita de automação de marketing.

Para obter o Lead Lovers, você só precisa fazer uma assinatura mensal, porém você tem 30 dias testes para saber se a ferramenta serve ou não para o seu negócio. Se quiser saber mais, aconselhamos que assista o vídeo de apresentação aqui.

Para você ter ideia, o Conrado Adolpho é um dos maiores profissionais de marketing digital Brasil e indica o Lead Lovers para os que estão começando na área, e o que já são profissionais de longa data.

Uma coisa que você também precisa considerar é que nem todas as plataformas de automação de marketing estão disponíveis em português. No entanto, a Lead Lovers é toda configurada no idioma, o que facilita muito seu trabalho como empreendedor ou profissional de vendas.

Conclusão

A verdade é que a automação facilita muito sua vida em diversos aspectos, como a conversão de visitantes em leads e de leads em clientes, o atendimento e o relacionamento com os prospectos e já consumidores. Isso sem contar na economia de tempo e dinheiro.

Nós, da Mentalidade Empreendedora, aconselhamos que você adote a automação de marketing em seu negócio, esteja você iniciando, migrando ou estendendo sua empresa para o mercado digital.

Só tenha muito cuidado, pois a automação precisa ser usada de forma ética e humanizada. Não faça spam para não correr o risco do seu lead pedir para cancelar a assinatura da sua lista de e-mail.

Tendo todos estes cuidados e aplicando todas as informações que você recebeu neste artigo, a pergunta certa agora a se fazer é: qual a primeira coisa que você deve fazer para automatizar seu marketing?

Se fossemos você, começaria testando a Lead Lovers por 30 dias. Esse é um tempo suficiente para você descobrir como diversos empreendedores estão criando máquinas de vendas automáticas e vendendo 24 horas por dia. Para saber mais, basta clicar no botão abaixo!

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