Chuva de tráfego: estratégias de link building, faça você mesmo!

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Seu blog parece uma cidade fantasma? Só surgem por lá alguns gatos pingados e você não sabe como fazer isso mudar? Aqui está algo que vai te ajudar!

Os grandes sites de grandes empresas estão todo o tempo investindo em uma tática de SEO. Bem provável que você já tenha ouvido falar nela: link building. Isso rola quando um blog indica um conteúdo seu através de um link. Se você ainda não tem um blog pode construir da forma correta  começando por aqui

Muitos conteúdos estão nos primeiros resultados de busca do Google por causa do link building. Se diversos sites estão indicando um conteúdo, o motor de busca entende que há relevância nele, e portanto, o privilegia. Esse é o primeiro motivo que você deve considerar usar esta técnica de SEO.

Em muitos casos, a forma mais prática de aumentar as conversões em um site é aumentando o número de visitas. Ou seja, se há mais tráfego, automaticamente há mais leads e vendas. Tem outro motivo melhor que esse para investir em estratégias de links? Acho que não.

Então…

Se você busca melhorar o tráfego no seu site, leia esse artigo e para conhecer mais sobre essa técnica, veja o que você vai aprender aqui:

Viaje nas próximas linhas e tenha a chance de alavancar o seu negócio digital. Vou te ajudar a aumentar o tráfego e a audiência do seu site. Você vai ver!

O que é link building

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Para conhecer melhor o link buillding, é essencial começar relembrando o conceito e a função do SEO. O SEO é a otimização de uma página para que ela seja compreendida com facilidade pelas ferramentas de busca. Pode ser dividido em On Page e Off Page, on page é tudo que você internamente para facilitar o seu usuário de encontrar seu conteúdo e consequentemente facilitar os motores de busca. Off page vou falar um pouco mais nesse artigo. O Link Building é uma tática off page.

Quando você adota uma boa estratégia de SEO, garante mais tráfego para o seu site, uma vez que ele aparece nas primeiras posições nos mecanismos de buscas da internet. Podemos dizer que o link building nada mais é do que a reunião de várias técnicas de otimização,  desenvolvidas para obter links externos que apontem para um determinado site (o seu site).

Podemos resumir isso em:

O link building é a união de várias técnicas que visam adquirir links de outros sites aumentando a popularidade de um site do ponto de vista dos sistemas de busca.

O link é uma ligação entre páginas, e é através deste link que os mecanismos de busca descobrem como elas estão relacionadas. Os usuários navegam pela rede através destes links, e é também através deles que o sistema de busca analisa a relevância de um site.

Um link é dividido em dois principais elementos, segundo os critérios dos sistemas de busca: páginas de destino e texto “âncora”. A página a ser linkada deve estar relacionada ao assunto do conteúdo, e importante: o texto âncora não pode interromper a leitura do usuário.

Exemplo:

Texto âncora: Link Building

Página de destino: http://mentalidadeempreendedora.com.br/taticas-e-estrategias/chuva-de-trafego-link-building

Também é preciso saber que no link building, existem dois tipos de links, os externos e os internos:

#1. Links Externos:

São aqueles links que apontam para fora do site. No SEO esse tipo de linkagem é importante uma vez que os sistemas de busca determinam a relevância de um site para posicionamento através da quantidade de links externos.

#2. Links internos

São links que ligam páginas de um mesmo site. São usados para facilitar a navegação do usuário e mostrar aos sistemas de busca a relevância do site. A linkagem interna é um aspecto relevante para posicionamento do site em sites de busca, principalmente por aumentar o tempo de permanecia do usuário no site, isso aumenta a sua relevância. Nunca deixe de linkar internamente  os conteúdos do seu site.

Vantagens de aplicar esta técnica de SEO em seu negócio digital

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As vantagens na aplicação do link building ao seu negócio são inúmeras. Além de aumentar a visibilidade e consequentemente o tráfego e a sua audiência, outros fatores considerados positivos são:

#1. Você pode investir mais em outros formatos de mídia 

Quando você utiliza estratégias de SEO e link building, o orçamento que você direcionava para levar gente para o seu site pode ser melhor alocado, isso faz com que você economize de um lado e consiga investir ainda mais de outro, assim as páginas de busca começam a trazer mais gente de forma “gratuita”assim que melhorar seu posicionamento do ranking de pesquisa. Isso te deixa livre para investir em outros tipos de anúncios e ajuda a reforçar suas campanhas de links patrocinados.

#2. Você atrai potenciais compradores

Quando se utiliza link building, o tráfego gerado costuma ser de maior qualidade e isso, claro, gera bons resultados para o seu negócio. Os leads chegaram até você por ter interesse no assunto (pesquisaram em sites de busca), e com isso você tem mais chances de obter conversões.

#3. As suas vendas tendem a aumentar 

Construção da marca é uma técnica importante para o sucesso online da sua empresa. Alcançar relevância através de páginas de busca aumenta a autoridade e ajuda na construção da sua marca. Quanto mais visibilidade natural, mais possibilidades de conversões em vendas. Simples assim. Entenda mais sobre isso no Programa do Acelerador Digital.

Como fazer link building: 5 maneiras essenciais de aumentar o tráfego do seu blog

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Existem várias maneiras de aumentar o seu tráfego através do link building. Aqui estão algumas formas relevantes para você usar em sua estratégia e marketing. Lembre-se que a ideia é que você aplique e não apenas leia o que vamos abordar. Teste-as em seu negócio online e analise os resultados!

#1. Produzir conteúdo de qualidade

Essa é uma das dicas mais importantes para você que quer aplicar estratégias de link building em seu negócio. Na verdade, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para qualquer negócio online. Portanto, a melhor forma de fazer link building é produzindo um conteúdo de qualidade no seu site.

Criar conteúdos relevantes atrai pessoas e gera engajamento, uma vez que conteúdos relevantes sempre são indicados e compartilhados por usuários na rede. Quando mais compartilhamento, maior a quantidade de links apontando para o seu site.

Então lembre-se: quando se faz link building, o mais importante é gerar conteúdos de qualidade, pois eles vão aumentar o número de links que direcionam para um determinado site. Por isso pense na relevância do conteúdo sempre. Se você fizer algo bom, que ajude as pessoas, elas automaticamente vão direcionar links para o seu blog.

Este deve ser seu mandamento número 1 do link building.

#2. Invista em publi-editoriais

Os publi-editoriais (conteúdos pagos) quando compartilhados em blogs de grande visibilidade, com hiperlinks direcionados para sua página são uma excelente opção para turbinar sua estratégia de link building. Esta prática vai depender muito do seu negócio, portanto avalie a relevância e os possíveis resultados caso adote esta estratégia.

Somente publique esse tipo de conteúdo caso tenha reais chances de obter resultados para o seu site. Nós já fizemos isso algumas vezes e os resultados foram satisfatórios. Vou te dar dois exemplos de posts que publicamos no Portal Administradores nesse esquema. Veja:

#3. Utilize as mídias sociais

As mídias sociais fazem parte da nossa vida cotidiana e são cada vez mais importantes para quem busca ser visto pelo grande público. O compartilhamento em mídias sociais é altamente relevante para aumentar o tráfego e a audiência de um site. Mas lembre-se: para isto aconteça é essencial produzir conteúdo de qualidade (isso, novamente este conselho).

Dentro desse contexto, aqui vão algumas sacadas para você bombar seu link building:

  • Após publicar o post no blog, faça uma chamada com o link no seu perfil e na sua fanpage no Facebook.
  • Faça enquetes em grupos no Facebook com chamadas para o post.
  • Publique todo ou parte do conteúdo no LinkedIn e coloque o link canônico (não vai ser interpretado como conteúdo duplicado e sua rede toda vai saber do assunto).
  • Faça um post de 140 caracteres com o link no Twitter.
  • Crie um banner de chamada para o post no Instagram.
  • Fale sobre o conteúdo no Snapchat.
  • Envie um e-mail marketing para sua base de leads com o link do post.
  • Dica quente: Faça um pequeno post introdutório ou complementar no Medium ̶  se não tiver uma conta, crie  ̶   e faça link com o post.

#4. Coloque link em suas iscas digitais

As iscas digitais ou ofertas de conteúdo podem contribuir bastante com a sua estratégia de link building. Um simples PDFs com links gerados no rodapé ou uma aula gratuita disponibilizada com um link divulgado faz com que mais pessoas acessem o site e um conteúdo específico através dos links divulgados.

Por isso lembre-se de sempre linkar o seu blog nas suas iscas digitais. Até porque as pessoas podem guardar para lerem depois, e isso fará com que elas retornem à sua plataforma, mesmo meses depois que baixaram o material que foi disponibilizado. Veja que sempre disponibilizamos conteúdos grátis junto dos nossos produtos.

#5. Guest posts

Esta é outra estratégia muito importante. Além da produção do conteúdo de qualidade para o seu blog, fazer conteúdo para blogs de parceiros vai turbinar o seu tráfego e sua visibilidade.

Para isso você pode procurar por sites que abordam os mesmos assuntos que o seu e oferecer posts com links para suas páginas. Esse tipo de divulgação é muito comum, e ambos donos dos sites se beneficiam com as vantagens dessas parcerias.

Se você escrever em sites e blogs com autoridade no mercado, será automaticamente conhecido por uma audiência diferente da sua. Se o post for bem feito, engajador, as pessoas vão querer saber mais sobre o seu trabalho, acessando o seu site ou procurando no Google e nas redes sociais, por exemplo.

Se você for o dono do site, ter um especialista escrevendo para sua audiência, faz com que as pessoas vejam o seu próprio trabalho com bons olhos. Em outras palavras, o post do seu convidado vai fazer sua plataforma conquistar mais credibilidade junto ao público, aumentando a aceitação de sua marca, e automaticamente, de seus produtos ou serviços. Sem contar que quem acompanha o trabalho do convidado de perto, vai acessar o post para consumir o conteúdo.

Bônus: 27 formas de promover seu conteúdo e gerar tráfego

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Um dos posts mais acessados do nosso blog contém uma lista indispensável de maneiras de aumentar o tráfego do seu blog. São 27 formas de você ampliar os acessos dos seus conteúdos e levar mais pessoas para o seu site. Coloque-as em prática, além das 5 dicas acima. As ideias são as seguintes:

#1. Faça com o que o seu conteúdo seja otimizado, produza-o com as regras de SEO.

#2. Coloque Call-To-Actions com links para o seu conteúdo em outras seções, como artigos sugeridos.

#3. Torne-o fácil de compartilhar. Adicione uma boa chamada e inclua widgets no post para que ele seja compartilhado direto em redes sociais.

#4. Faça parcerias com outros blogs. Além de rolar uma troca de posts, a galera dessa outra plataforma pode divulgar outros conteúdos seus.

#5. Aposte nas redes Sociais. Não publique a esmo, faça um pequeno planejamento de mídias sociais.

#6. Crie Hashtags no Twitter e no Google Plus relacionadas ao seu conteúdo.

#7. Use perguntas e respostas na hora de divulgar o post.

#8. Crie um concurso no Facebook ou no Twitter. Por exemplo: premie às primeiras 100 pessoas que compartilharem seu conteúdo.

#9. Quando for divulgar seu conteúdo, não se esqueça de divulgá-lo em sua página principal e em comunidades ligadas a ele em sua conta no LinkedIn.

#10. Faça uma chamada no Google +.

#11. Mantenha contato com influenciadores

#12. Interaja em comunidades relacionadas ao assunto

#13. Peça a opinião de especialistas no assunto

#14. Crie Social Posts com trechos do conteúdo (sempre com o link)

#15. Utilize Plug-ins e Ferramentas de Compartilhamento

#15. Mencione as fontes importantes usadas no post.

#17. Encontre quem se interessa por conteúdos parecidos com o seu.

#18. Faça Slides do post e publique no Slide Share.

#19. Aposte no YouTube.

#20. Garanta mais acessos orgânicos, com posts mais completos.

#21. Envie e-mail para sua lista com os melhores conteúdos do mês ou da semana.

#22. Envie link do seu conteúdo para pessoas que possuem influência dentro do seu nicho de mercado. Eles podem gostar e divulgar.

#23. Impulsione suas postagens mais importantes.

#24. Use recursos de redirecionamento do Facebook. Com eles você descobre quem já visitou seu site outras vezes e pode reaver e reengajar esta pessoa para o seu conteúdo.

#25. Aproveite os Eventos e divulgue seu site.

#26. Mande para um grupo no WhatsApp

#27. Incentive os Funcionários/colaboradores a compartilharem

Leia mais sobre cada uma dessas formas aqui!

Entrevista sobre tráfego e conversão

Aproveitando a oportunidade, abaixo segue um vídeo onde Pedro Quintanilha bate um papo bem bacana com Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, sobre tráfego e conversão. Você pode reforçar o que está aprendendo aqui e deixar sua estratégia de link building ainda mais turbinada. Veja:

Faça você mesmo!

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O objetivo deste post é te deixar apto a gerar mais resultados em tráfego no seu site ou blog. Comece a testar o que propomos aqui hoje mesmo e aumente as visitas do seu blog. Lembrando que temos conteúdos exclusivos em vídeo no nosso canal no YouTube toda semana. Já é assinante? Não? Então clique no link abaixo.

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