Links Patrocinados: O guia para empreendedores de resultados

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.
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Se você faz algum tipo de negócio na internet, deve saber que os links patrocinados formam uma parte fundamental de uma estratégia digital. Apesar de o tráfego orgânico ser muito importante, o investimento nesse tipo de publicidade é essencial para quem está buscando  maiores resultados.

Nesse post nós vamos te dar uma verdadeira fonte de informações, promovendo e insights para você criar um anúncio perfeito e potencializar de forma indiscutível os resultados do seu marketing digital.

Você está pronto? Então siga em frente!

Conteúdo

Links patrocinados: o que você precisa saber agora

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Vamos começar respondendo à pergunta: o que é um link patrocinado?

Link patrocinado é um tipo de anúncio publicitário veiculado exclusivamente na web, sendo uma publicidade paga sob a forma de uma hiperligação, que é exibida nos resultados de pesquisa em páginas. O termo é originado da designação em inglês Sponsored Link.

As principais características dos links patrocinados são:

  • Anúncio criado em formato de texto, que contém título, descrição do produto ou serviço oferecido e a URL do website. Ao clicar nele, o usuário é levado até o site ou página do anunciante.
  • Nos links patrocinados, o anunciante paga apenas quando um usuário clica. Esse sistema é chamado de Custo por Clique (CPC).
  •  O custo do click depende de uma série de fatores, entre os principais estão: quantidade de vezes que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são usadas nas buscas do Google, a posição do anúncio na página de resultado e qual é o CPC ofertado pela pessoa que anuncia.
  •  Nos links patrocinados, o anunciante pode determinar o quanto quer investir no período de publicidade.
  •   A segmentação e o investimento podem ser alterados a qualquer momento.

Panorama cronológico dos links patrocinados

Em 1998 – O empresário americano Bill Gross teve a ideia de criar a Goto, com resultados pagos e leilão de palavras.

Em 2001 – Empresa foi rebatizada de Overture. Devido a patente dos links patrocinados, o Google entrou em um acordo e pagou US$ 300 Milhões para usá-los.

Em 2002 – O site Cadê? (Pertencente ao Yahoo!) começou a vender links patrocinados em seu site de busca para empresas de todo o Brasil;

Em 2004 – O Overture é adquirido pelo Yahoo! por US$ 1,6 Bilhões;

Em 2005 – A UOL lançou seus links patrocinados por assunto e perfil;

Em 2006 – A UOL lançou o sistema de links patrocinados por palavra-chave.

Em 2006 – O Google registrou 10,492 bilhões dólares em receitas totais de publicidade paga.

Em 2008 – O Google fez um acordo publicitário com o Yahoo! para permitir anúncios do Google em páginas do Yahoo!.

Os formatos de links patrocinados

Existem basicamente três formatos de anúncios online:

1. Por Palavra-chave

Esse é o formato mais conhecido e aplicado no mercado de anúncios. Nesse caso, os anúncios são veiculados nos resultados de pesquisas dos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo! Toda vez que uma pessoa pesquisar pela palavra-chave escolhida pelo anunciante, a publicidade será exibida junto com os resultados que o buscador gerou.

2. Por assunto

Esse tipo de link patrocinado é direcionado aos usuários de internet quando eles acessam as páginas de conteúdo em busca de informação e entretenimento. Nesse caso, os anúncios são associados com o tema da página onde a publicidade está sendo veiculada. As empresas que comercializam este formato são UOL, Google e Yahoo!

3. Por perfil

O UOL é pioneiro nesse formato. Ele funciona da seguinte forma: quando uma pessoa acessa sua caixa de e-mails do UOL, são publicados, na lateral direita, anúncios de acordo com o perfil do dono do e-mail. Aqui o anunciante determina o perfil do seu público-alvo de acordo com o sexo, idade e localização geográfica.

As vantagens dos links patrocinados para o seu negócio

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Agora vamos resumir aqui algumas das maiores vantagens da utilização dos links patrocinados para você e sua empresa. Você agora vai ter certeza de que não pode deixar de investir nesse tipo de estratégia se quiser realmente empreender com resultados. Confira!

1. Maior conversão

Como os buscadores têm muitos usuários e acessos por dia, os links patrocinados vão te permitir alcançar o público interessado e potencializar suas chances de conversão. Destacamos que quando falamos de conversão com os links patrocinados, podemos trabalhar com tráfego para o site a geração de leads ou a venda de produtos/serviços propriamente dita. Isso depende dos seus objetivos de negócio.

2. Custo Benefício

Se você comparar a publicidade tradicional off-line com a utilização da publicidade online, você vai perceber logo que o custo-benefício dos links é muito maior e mais vantajoso. Só é descontado um valor de seu orçamento quando alguém realmente interessado clica no seu anúncio. Isso significa que o retorno de investimento (ROI) é muito maior.

3. Maior Destaque

Quando um usuário faz uma busca específica no Google, por exemplo, os links patrocinados aparecem nos primeiros resultados de pesquisa. Por esse motivo, você ganha destaque frente aos seus concorrentes e tem a oportunidade de conquistar a atenção e o interesse dos clientes em potencial de uma forma muito mais dinâmica.

4. Maior Segmentação

Ao trabalhar com links patrocinados, é preciso escolher as características de exibição do anúncio. Por esse motivo, é possível segmentar a lista de interesses para obter uma maior conversão. Isso te ajuda a colher ótimos insights, ser mais certeiro na hora de criar o anúncio e ter mais garantias de investimento.

5. Posicionamento de marca

Os links patrocinados permitem gerar milhares de impressões por dia para um grande público, e isso faz com que sua marca ganhe destaque no mercado. Com eles você consegue melhorar a empatia com público, gerar mais interesse de consumo, e consequentemente, firmar sua imagem no mercado.

Grande sacada para vender mais com links patrocinados: venda sem estar vendendo

É possível você vender sem estar vendendo quando você abandona a ideia de “empurrar” um produto goela abaixo da sua audiência e passa a recomendar coisas para essas pessoas. Gosto de inclinar as coisas por esse caminho. Da mesma forma que você recomenda um médico de sua confiança para um amigo que esteja precisando tratar de uma especialidade dele.

Ou quando você recomenda um determinado modelo de carro para aquele seu parente que está pesquisando um novo automóvel para comprar. Ou quando você assiste um filme no cinema e sai falando para todo mundo que o filme é incrível por A+B e que ele deveria assistir também porque vai gostar.

Aliás, se por caso você é afiliado, essa dica vai ser muito útil para você. A recomendação tem um poder incrível. E quando você faz isso humanizando, assim como eu cito no vídeo, você se sente realizado por ter contribuído na tomada de decisão de uma pessoa que você considera.

Faço questão também de citar que o inbound marketing e o marketing de conteúdo hoje ajudam muito você a vender sem estar vendendo. Nesse caso, a publicidade é a porta de entrada, e não o fim para a venda.

Explicando de forma mais simples, você pode fazer um tipo de anúncio que ajuda o cliente com uma dica ou que narra uma história e sucesso levar essa pessoa até uma página onde a micro conversão acontece (ela se torna um lead e não um cliente). Ou até mesmo para uma página onde a macro conversão (venda) role, mas de uma forma mais sutil.

Falo sobre isso no vídeo abaixo, veja:

Como fazer anúncios que vendem: Palestra com Juvenal Valentim

E para fechar esse artigo com chave de ouro, vamos te indicar uma palestra do Juvenal Valentim, onde ele fala sobre como criar anúncios que vendem. Atualmente Juvenal Valentim se destaca nos bastidores de grandes lançamentos do mercado, cuidando do tráfego e da conversão de empreendedores e produtos de renome. Sua Agência, a Dinamiza, tem se consolidado no mercado como “A Agência dos Lançamentos”, sendo procurada por pessoas do Brasil inteiro.

No Acelerador ao Vivo 2015, Juvenal foi um dos palestrantes que deixou a galera com a “cuca fervendo”. Ele compartilhou o seu caso de sucesso, dando detalhes de como os 4 passos do programa de treinamento Acelerador Digital elevaram os seus resultados como empresário e ajudou na alavancagem da Dinamiza.

Para complementar a palestra, ele ainda promoveu uma enxurrada de insights sobre como fazer anúncios poderosos, com técnicas que garantem altas conversões em vendas. Também explicou como não ter contas bloqueadas no Facebook.

Com direito a lágrimas e muita motivação, ele fechou a manhã e preparou o terreno para os próximos palestrantes. Sugiro fortemente que você assista a palestra e capte as dicas e conselhos que ele deu aos presentes. Tenho certeza de que você vai se inspirar muito com a fala de Juvenal Valentim. Confira!

Continue acompanhando nossos posts e tenha acesso a mais conteúdos das palestras que rolaram no Acelerador ao Vivo 2015. E não se esqueça, é claro, de reservar sua cadeira para a versão desse ano, que promete ser ainda mais incrível do que a anterior.

Confira o que ele ensina sobre links patrocinados e aprenda a gerar muitos resultados com essa ferramenta no mundo digital:

Com essas informações em mãos, é hora de você começar a fazer dos links patrocinados uma excelente fonte de tráfego e conversão para sua empresa. Se tiver dúvidas ou observações a respeito, deixe um comentário abaixo. Teremos o prazer de responder!

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

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