Metodologia Scrum como funciona? | Gestão | Pedro Quintanilha

Quer entender como é a rotina que usamos no Mentalidade Empreendedora para performar com resultados cada vez melhores?

Neste vídeo eu falo sobre os rituais que praticamos todos os dias e semanas, os quais aprendi no livro “A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, de Jeff Sutherland.

Esses rituais precisam serem seguidos com disciplina pela equipe inteira. São eles:

Sprints: São blocos de tempo, utilizados como unidade de um período de produção. Esses sprints pode ter durações variáveis, podem ser dias, semanas ou quinzenas. O indicado é que um Sprint não dure mais que 3 semanas.

Daily: São reuniões diárias breves que duram em média 15 minutos. A função do Daily não é delegar tarefas ou definir estratégias, são apenas encontros diários de alinhamento entre a equipe para constatar se existe alguma necessidade mais urgente durante o Sprint.

Review: É uma reunião que serve para identificar tudo o que foi feito dentro do Sprint. Isso é identificado através do Kaban, um quadro que serve como diário de bordo. Na Review não deve ser discutido o que não foi feito, nem mesmo porque não foi feito. O foco é avaliar o que foi realizado até então.

Retrospectivas: Essas são reuniões mais periódicas e serve para analisar tudo o que não foi feito, porque, o que foi feito de melhor e o que poderia melhorar. Essa sim é uma reunião onde podemos debruçar mais sobre os porquês de tudo isso.

Back Logs: Os back logs funcionam como uma espécie de brainstorm de tudo o que poderia ser melhorado. A equipe toda faz apontamentos gerais, e o Product Owner decide quais melhorias deverão ser priorizadas.

Planning: É necessário um dia da semana para planejar todas as atividades Sprint seguinte, as quais já serão previamente priorizada pelos responsáveis pelo negócio.

Dentro dessa metodologia, enquanto acontecem  todos esses rituais, existem duas figuras muito importantes: o Product Owner e Scrum Master.

O Product Owner (P.O.) é a pessoa que tem mais contato com o mercado e conhece melhor como ele se comporta. É essa pessoa quem prioriza o que deve ser feito para melhorar o produto.

Já Scrum Mastrer é quem puxa o time e abre caminho para o avanço. Essa pessoa funciona como uma facilitadora.

É exatamente essa rotina que aplicamos aqui no nosso negócio. Espero que essas dicas tenham te ajudado.

Agora você já pode deixar a sua curtida nesse vídeo. E não se esqueça de assinar no seu canal, se você ainda não é assinante. Ative o “sininho” de notificações para ficar sabendo em primeira mão sempre que rolar vídeo novo.

E se você quiser aprender muita mais sobre o assunto, acesse agora mesmo os artigos que lançamos aqui no blog da Mentalidade Empreendedora: