Clube de assinatura: o que você precisa saber sobre esse modelo lucrativo de negócios

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

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A cada dia que passa, o mercado se transforma com maior velocidade. Novos modelos de negócio surgem, e outros até se reinventam. Atualmente, um modelo de negócio que ganhou força e resultado surpreendentes é o…

Clube de assinatura.

Os próprios consumidores estão procurando cada vez mais entrar em clube de assinatura para suprir as mais variadas demandas: suprimentos da casa, alimentação, produtos de higiene e beleza, cervejas e vinhos, arte e cultura, entretenimento, cursos educativos e mais uma variada lista de segmentos de mercado.

A ideia de clube de assinatura se mostrou tão lucrativa que chamou a atenção de empresas grandes e tradicionais, como o Grupo Pão de Açúcar, a P&G e até mesmo a Amazon.  Aliás, esse tem sido o principal tema de nossa tribo!

Implantando um modelo de assinatura, você também pode aumentar muito a lucratividade do seu negócio, pois além de ele gerar previsibilidade de receita, também reduz consideravelmente o seu orçamento com campanhas de marketing.

Este artigo foi feito para você entender como um clube de assinatura pode funcionar para o seu negócio. Preste atenção aos próximos parágrafos!

Conteúdo

Como funciona um Clube de Assinatura?

A resposta pode parecer muito óbvia: um negócio onde as pessoas pagam mensalmente por um tipo de serviço.

Mas, na verdade, o modelo de clube de assinatura não é mais apenas isso. É possível também adaptar esse mesmo conceito para a comercialização de produtos.

Por exemplo, você poderia criar um modelo de assinatura para comercializar produtos de beleza para mulheres, como maquiagens. São produtos de alta rotatividade no consumo. A assinante pode receber uma caixa, mensalmente, com um conjunto desses produtos.

Entretanto, o modelo de clube de assinatura tem um ponto importante a ser destacado: não basta o assinante receber produtos ou ter acesso a um serviço específico. É preciso que exista um conjunto de benefícios que confere exclusividade ao clube.

É fundamental que exista uma experiência diferenciada envolvida para manter o cliente no clube de assinatura.

Seguindo o mesmo exemplo dos produtos de beleza, esse clube de assinatura poderia também dar acesso a uma área online de assinantes, onde teria um curso exclusivo de automaquiagem para as mais diversas ocasiões sociais.

 

O caso do clube de assinatura Viva Vinhos: exclusividade e curadoria

clube de assinatura

O Pão de Açúcar lançou seu modelo de assinatura de consumo de vinhos. Nele, os clientes recebem em casa garrafas com os rótulos especiais que ainda nem foram para as prateleiras das lojas.

Além disso, os assinantes ainda recebem outros benefícios exclusivos, e também dicas e conhecimento sobre vinhos.

O ponto alto desse clube de assinatura é a exclusividade. Os vinhos são selecionados pela grife Carlos Cabral. O clube já conta com mais de 5 mil assinantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

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A curadoria é um elemento que gera muito valor agregado a um clube de assinatura. Principalmente porque ele mexe com o “paradoxo da escolha”, que é a nossa incapacidade de conseguir escolher alguma opção dentre várias disponíveis.

O cliente quer degustar um bom vinho, mas não quer errar na escolha. Por isso, a indicação de um especialista calha muito bem. Dessa forma, o assinante tem diferentes sugestões de vinhos a cada mês, recebendo a garrafa indicada diretamente na sua casa.

As vantagens de se ter um clube de assinatura no seu negócio

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Implantando esse modelo, você poderá ter mais previsibilidade de receita na sua empresa. Com o acompanhando contínuo dos usuários ativos no clube, é possível saber qual será o faturamento do seu negócio no mês seguinte. O processo gira em torno da venda recorrente!

Os pagamentos, usando vias automáticas como cartão de crédito, são mais precisos e diminuem a inadimplência, o que era muito comum com os planos de assinaturas mais antigos (como de jornais e revistas).

Isso traz muito mais segurança e continuidade para o fluxo de caixa da sua empresa. Além de também proporcionar mais praticidade nas operações e também reduzir os custos operacionais

Outro ponto muito forte do modelo de assinatura é que com isso você é capaz de criar uma base de clientes recorrentes. Envolvendo o seu cliente com uma boa experiência no clube, você consegue fidelizar esses consumidores

O estoque e infraestrutura para atender às demandas de mercado também são otimizados. Sabendo quantos assinantes ativos você tem, você consegue dimensionar mais precisamente os recursos necessários, evitando desperdícios e capital parado.

E considerando que é muito mais caro conquistar um cliente novo que manter um cliente atual, isso proporciona uma redução considerável na necessidade de se investir em marketing, para se prospectar novos clientes.

E isso pode também impulsionar muito o crescimento das suas vendas.

Conforme foi divulgado pela empresa Zuora, através do relatório “The Subscription Economy Index”, nos EUA as empresas de modelo de assinatura apresentaram um crescimento 4 vezes maior que as empresas de varejo.

Os números não mentem: clube de assinatura é um modelo que vende muito

O modelo de clube de assinatura já apresentava resultados expressivos aqui no Brasil desde 2014. Segundo as informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os clubes de assinatura faturaram R$ 430 milhões, e já se somavam mais de 300 clubes pelo Brasil.

Quer implementar um Clube de Assinatura no seu negócio também?

Esse modelo de negócio tem apresentado resultados estrondosos. É muito bom para o consumidor, que recebe muitas vantagens, e também é para empresa que ganha muitos benefícios na sua aplicação.

O clube de assinatura proporciona a tão sonhada receita recorrente para muitos empreendedores. É possível ter maior previsibilidade no faturamento do mês seguinte. Ele também fideliza clientes e reduz os custos de prospecção de novos clientes.

Mas não se iluda achando que é simples e fácil implementar um clube de assinatura no seu negócio. É preciso estruturar muito bem a sua empresa financeiramente e definir estratégias de marketing que tornem o seu clube interessante a ponto de atrair o desejo do público.

Aqui no Mentalidade Empreendedora nos dedicamos especialmente a estudos e implementação de negócios de venda recorrente.

Podemos ajudar você a encontrar o melhor modelo de clube de assinatura para a sua empresa. Para conversar com a gente e saber mais sobre nossa mentoria, clique no botão abaixo!

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