AIDA: A estratégia que vai gerar muitas vendas para você

Na prática, poucas mensagens levam o consumidor desde o conhecimento à compra, mas a abordagem AIDA sugere qualidades de uma boa mensagem.  – Philip Kotler

AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Este é um dos maiores fundamentos do marketing e da prática da propaganda, pois descreve as etapas básicas que podem ser usadas para persuadir clientes em potencial e para formar a jornada de compras do cliente.

A AIDA é frequentemente compreendida como um tipo de funil porque canaliza os sentimentos dos clientes por meio de cada estágio do processo de comunicação até o momento da venda. O próprio Lewis explicou como o conceito pode ser usado para garantir que uma mensagem de resultados:

A missão de um anúncio é ATRAIR um leitor, de modo que ele vai olhar para o anúncio e começar a lê-lo; em seguida, vai se INTERESSAR por ele e vai continuar a lê-lo; depois, para convencê-lo (desejo), de modo que quando ele ler, ele vai acreditar. Se um anúncio publicitário contém estas três qualidades de sucesso, é um anúncio publicitário bem-sucedido.

Veja o que cada etapa representa:

Atenção: O principal objetivo desta primeira etapa é ganhar a atenção do visitante, em outras palavras, fazer ele perceber a oferta.

Interesse: Aqui se despertar o interesse do visitante de um site, por exemplo. Faz com que ele se mantenha atento à proposta contida na mensagem.

Desejo: Enquanto as etapas anteriores não costumam passar de segundos, nesse ponto a coisa pode demorar um pouco mais.

Ação: Aqui é onde a conversão acontece, ou seja, onde o consumidor compra o produto ou contrata o serviço.

Neste vídeo eu exploro mais sobre o assunto. Aconselho que assista se quiser otimizar o seu processo de venda e conquistar mais clientes para o seu negócio, seja ele digital ou físico.