Preciso de muito dinheiro para começar um negócio?

As pessoas tendem a acreditar que para se começar um negócio é preciso um grande investimento financeiro. Será que isso é verdade? Será que eu posso começar do zero ou isso é conversa para boi dormir? Esse vídeo te dá as respostas.

Quando a gente vai começar um negócio, precisa muito mais de uma ideia validada, testada e aprovada do mercado, do que de dinheiro propriamente dito. Isso não quer dizer que grana não é necessária, mas não é a única coisa a ser considerada no começo.

Hoje, com o avanço da tecnologia e da informação, aplicar muito dinheiro em um novo negócio pode até acabar atrapalhando a execução do mesmo. Costumo ensinar isso nos meus cursos e treinamentos e mostrar que não há tanto mistério no empreendedorismo como se pensa.

Em resumo, é preciso encontrar um problema comum a um grupo, ou seja, a um público-alvo e criar uma solução para este problema. Conseguindo isso, você estará a um grande passo de conseguir implementar seu produto ou empresa no mercado, sejam eles físicos ou digitais. O dinheiro vem depois, juntamente com outros tipos de capitais, como suas habilidades, sua reputação, entre outros recursos.

Faço questão de destacar que a solução geralmente já está por aí, ou seja, existem outras empresas ou profissionais já vendendo algo parecido com o que você pretende. Isso pode até ser um ponto muito positivo para você lançar seu negócio definitivamente. Pois a partir do momento que você estuda o produto do concorrente, consegue melhorar o seu e entregar algo que gera mais valor na vida das pessoas.

Por isso que, como eu digo no vídeo, o mais importante não é o dinheiro em si, mas o conhecimento. Pois com ele você consegue dominar tudo isso que eu acabei de tratar aqui, e com isso, avançar na construção do seu empreendimento.

“Preciso muito dinheiro para começar um negócio?” Agora você já sabe a resposta.

Mais conteúdos sobre validação e geração de recursos para você: