Como começar um negócio do zero

Pedro Quintanilha

Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

Entre no nosso News Letter e fique por dentro dos nossos conteúdos mais recentes!

como começar um negócio do zero

“Uma pesquisa recente da Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho” em estão buscando como Como começar um negócio do zero .

O problema da insatisfação profissional afeta mais e mais profissionais a cada dia. Deixar o tempo passar sem propor uma mudança pode até deixar a pessoa doente. Ela acaba entrando em um círculo vicioso e tudo parece dar errado. Nesse momento, o melhor a fazer é procurar ajuda.

Se você se encontra nesse grupo de pessoas e precisa de ajuda para ir mais longe, sendo dono do próprio negócio e alcançar a satisfação profissional, esse post é para você. Confira o que você precisa saber sobre como começar um negócio do zero!

Conteúdo

Como começar um negócio do zero?

Como Começar Um Negócio do Zero

A maioria das pessoas vem sonhando em conquistar a independência financeira, não precisando mais depender de seus chefes e patrões. A falta de conhecimento e de ideias formam o primeiro obstáculo para que o indivíduo desista do sonho da independência financeira.

Alguns recorrem a cursos de gestão e de administração, outros, buscam o auxílio e consultoria do Sebrae. Outros porém, nem sabem para onde percorrerem.

Qual a melhor opção? Vamos responder essa pergunta a partir de agora, primeiro lhe mostrando o que não se deve fazer, e depois indicando as melhores práticas de como começar um negócio do zero.

O que não se deve fazer na hora de definir como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

Começar um negócio do zero é um investimento que pode que dar muito certo e trazer muitos lucros, assim como pode ser um tiro no pé.  Veja agora quais falhas você precisa evitar para “montar uma empresa do chão”.

1. Não planejar nada e já sai sair fazendo

O primeiro passo é se planejar financeiramente. Nunca deve-se abrir uma empresa que tenha um custo mais elevado do que aquilo que você tem. Outra coisa que não se deve fazer no momento inicial é abrir um empreendimento no qual você não possua absolutamente nenhum conhecimento, opte sempre por negócios em um segmento no qual você se identifica.

Uma saída interessante é aproveitar as oportunidades do mercado digital. Através de programas específicos, você consegue desenvolver seus produtos e serviços digitais e escalar seu negócio do zero. Assim, você pode ser muito bem pago e viver daquilo que mais ama, daquilo que você já faz de graça.

2. Não se atentar a um plano

“Modelo de Negócios? Plano? Pra quê? Isso é conversa fiada.” Está aí um pensamento que leva muitos ao fracasso. Nunca se deve abrir uma empresa sem ter o seu modelo de negócios definido. Esta é uma regra básica. No plano de negócios devem estar os objetivos da empresa, a descrição detalhada de onde vem o capital para abertura.

Além do mais, é preciso ter a plena ciência de como a empresa será mantida até obter lucros, a análise do mercado e da concorrência e a análise de tudo que a empresa irá oferecer, quantos funcionários terá, localização, qual será a matéria prima e como será a produção, entre outros aspectos.

3. Subestimar os fatores externos e internos

Quem pensa em como abrir um negócio do zero jamais deve subestimar a concorrência. Na verdade, é preciso ser bem criterioso na hora de analisá-la. Analisar o mercado e clientes também faz parte deste processo. Não se deve subestimar nenhum aspecto relacionado a esses fatores.

O que se deve fazer na hora definir como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

1. Escolha o Caminho Mais Seguro

A maioria dos empreendimentos que não exigem um capital grande, são os negócios idealizados para trabalhar em casa, através da internet. Como venda de cursos online, mentorias e consultorias.

No entanto, antes de optar por algum segmento de mercado na internet, é interessante ter um direcionamento claro de quem entende e vive isso há muitos anos, te dando um passo a passo.

No caso de cursos online, é importante pensar no nicho, como vai ser precificado, qual o melhor formato de entrega, a tática de vendas etc.

No caso de prestação de serviços, por exemplo, é bom pensar de que forma os clientes entrarão em contato, que tipo de trabalhos serão vendidos, como o portfólio será construído e como funcionará a captação de clientes.

2. Trace Metas

Em seguida, você precisa definir seu objetivo mensal de valor e atendimento. Estipular este objetivo irá motivá-lo a manter um padrão durante o mês. A determinação em manter um ritmo de produtividade é o que irá definir seus ganhos. Não se esqueça: seu negócio depende exclusivamente de seu esforço.

3. Tenha Disciplina

Disciplina é a alma do negócio. Isso mesmo, não é a propaganda, mas a disciplina. Só com ela você conseguirá decretar o crescimento de seu negócio do zero. O ofício realizado em casa não exige um horário específico para o cumprimento das tarefas, e por isso, a falta de disciplina pode prejudicar sua produtividade e seus rendimentos.

Como resolver isso? Obtendo o conhecimento que irá te dar os direcionamentos iniciais.  Você precisa treinar sua disciplina executando as próprias atividades propostas. Depois, deve-se estipular os horários em que você pretende se dedicar ao negócio.

Não existem fórmulas mágicas em como criar um negócio do zero. O sucesso depende de fazer o que é certo com excelência. Antes de entender sobre ferramentas e processos,  o empreendedor precisa desenvolver sua mentalidade e começar a ter atitudes empreendedoras.

A atual era da informação trouxe inúmeras possibilidades de criação de negócios. Hoje em dia é possível trabalhar com o que se deseja de casa atendendo pessoas do mundo todo. Para isso basta uma boa ideia, um plano de execução, um computador, internet e algumas ferramentas extras.

Apesar desse cenário atrair cada vez mais pessoas, nem sempre as ideias fluem. Por isso decidimos apresentar algumas dicas para lhe ajudar neste sentido. Continue lendo o post e conheça 5 ideias de negócios online para você montar em casa!

Falta de dinheiro não pode ser desculpa…

O que está lhe impedindo nesse momento de começar o próprio negócio?

Esta foi uma pergunta que lançamos certa vez em nossa página oficial no Facebook. O objetivo era entender o que realmente atrapalha as pessoas de tirarem suas ideias do papel para começar a empreender.

A resposta comum dada ela maioria: fatores financeiros. Ou, em outras palavras, falta de grana.

Isso mostra que além de aspectos como a mentalidade, excesso de informação e dificuldades com processos, ausência de um mentor, a falta de recursos é um fator primário determinante para que ideias de negócios não fluam.

Mas a verdade e que falta de dinheiro é uma desculpa para não começar um negócio. Uma desculpa nobre, aceitável, tolerável. Você dizer: “Não comecei ainda, porque não tenho grana”. Mas a verdade é que isso não deixa de ser uma desculpa.

Para você entender melhor, peço que assista o vídeo abaixo…

Então, como você viu, realmente, para executar um empreendimento, você precisa de dinheiro, mas como eu destaquei, se você não se organizar nunca. Se você não decidir firmemente fazer uma reserva e separar parte dos seus ganhos para tirar sua ideia da cabeça, você vai passar a vida toda dando a mesma desculpa.

Então o meu conselho é que você comece a guardar uma parte do seu salário para dar vida ao seu sonho. Sei que dependendo do quanto você ganha, isso se torna muito difícil. Mas repare, difícil, não é impossível.

Como começar um negócio do zero – 5 ideias de para montar em casa

Como Começar Um Negócio do Zero

1. Fábrica de Produtos Digitais

No topo das infinitas ideias de negócios online, está a fabricação de infoprodutos, ou seja, produtos digitais. Qualquer conhecimento e informação pode ser transformada em valor e vendido de forma satisfatória. Nesse casos, as possibilidades são inúmeras, desde PDF e planilhas simples à cursos em vídeo e treinamentos online.

2. Representação de Vendas Online

A segunda ideia é ideal para quem não deseja criar seu próprio produto. O vendedor online, ou afiliado profissional, pode utilizar dos meios como sites, redes sociais e e-mail para realizarem vendas de determinados produtos ou serviços. Em cada venda feita, recebem comissão. Esse formato é muito solicitado por novos empreendedores, que não precisam necessariamente de dinheiro para começar.

3. Consultoria Estratégica

As empresas estão em frequente buscando novas estratégias para alavancar seus ganhos. Para isso, a contratação de consultores especialistas se tornam indispensáveis. São eles que auxiliam no desenvolvimento de estratégias e execução de táticas. Uma vantagem nesse tipo de negócio muito mais fácil traçar e seguir estratégias eficazes quando o negócio não é seu, pois você não tem envolvimento emocional.

4. Profissional Freelancer

O atuação freelancer também é uma das ideias de negócios mais promissoras do setor digital. Entre as mais atraentes estão a de redator de conteúdo, desenvolvedor e designer. As 3 áreas são indispensáveis para qualquer uma pessoa que monta um novo negócio, já quem nem todo mundo tem as habilidades necessárias, e por isso contratam freelancers para cumprirem as demandas.

5.  Blogs

Já faz um tempo que ser blogueiro deixou de ser hobby para ser uma profissão respeitada e desejada. Ter um blog (ou vários) hoje em dia é considerado empreendedorismo, um negócio de verdade. Você pode criar e gerenciar seu blog de casa, usando-o para promover seus próprios produtos, se afiliando a infoprodutores, ou alocando espaços para publicidade.

Conclusão sobre como começar um negócio do zero

como começar um negócio do zero

Criar um negócio o zero, com um programa financeiro funcional e imbatível, de fato, não é tarefa fácil. E na maioria das vezes, exige um longo período de descobertas, erros e adaptações. Muita gente se assusta com isso, desanimando só de imaginar a dor de investir em algum negócio.

Mas quem tem espírito empreendedor não pode fugir de desafios. A saída então é encontrar uma solução plausível, algo que não elimine o desafio de empreender, mas que também não seja incerto, uma furada.

Nesse contexto, apresento para você um livro digital que apresenta o modelo de negócios que eu considero ser o melhor modelo de negócios do mundo. 

Ao apertar o botão abaixo, você vai saber como começar um negócio do zero.

O Melhor Modelo de Negócios do Mundo contém o segredo para você nunca mais vender a sua hora, conquistar liberdade, segurança e reconhecimento pelo seu trabalho e ser muito bem pago por isso.

Aperte o botão e conheça: 

como começar um negócio do zero

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

AGENDAR REUNIÃO

Confira mais conteúdos como esse em nosso BLOG !

Beleza! Falta só mais um passo para você receber nosso News Letter, vá agora no seu email para

CONFIRMAR