AS CHAVES PARA O SEU NEGÓCIO SE MANTER SEMPRE LUCRATIVO | PodcastME T02E04

No episódio 4 da segunda temporada do #PodcastME conversamos sobre os principais indicadores que são necessários para aumentar e manter a lucratividade do seu negócio.

Quer entender melhor? Assista esse episódio até o final e entenda mais sobre o assunto.

Não ficamos atentos para esses indicadores que podem trazer uma luz no caminhar da sua recorrência.

Pega caneta e papel! Vai rolar um assunto técnico (mas de forma descontraída pra ficar leve) e vamos te explicar a sopa de letrinhas dos programas recorrentes.

Você sabe quais são esses indicadores primordiais e a importância deles?

Primeiro vamos a definição do que é um indicador?

Como exemplo, podemos ilustrar um navio traçando uma rota para navegar. Um dos indicadores que o navio utiliza para a navegação é a bússola.

O indicador mais simples é a meta. Percorrer o caminho em busca de alcançar a meta é o começo mais simples quando estamos tratando de negócios, mas não será o suficiente no sentido que você avança e evolui.

Será preciso olhar e agregar outros indicadores que serão os Alicerces da Casa. A lucratividade de negócios digitais está em aprimorar nesses pontos.

Falando sobre Métricas

CAC = Custo de Aquisição de Clientes (Quanto custa adquirir um cliente?)

O Custo de Aquisição de Clientes define o quanto de receita é necessário para adquirir um novo cliente ao negócio. O CAC é usado em conjunto com outras métricas de análise para definir se um determinado modelo de negócio é válido e lucrativo.

LTV (Lifetime Value) = Valor do tempo de vida do cliente (Quanto de dinheiro o seu cliente gasta ou deixa na sua recorrência?)

Lifetime value (LTV) ou “Valor do tempo de vida do cliente” é uma métrica do marketing e vendas que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por um cliente.

Este cálculo leva em consideração o valor e recorrência de compras, incluindo produtos e serviços derivados (ou seja, complementares a um previamente adquirido).

Ex.: Caso o Cliente X costume gastar R$ 50 por mês em sua empresa e, geralmente, permaneça utilizando seu produto por 12 meses, seu LTV será igual à R$ 600.

ROI (Return on investment) – Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

CHURN RATE – Taxa de saída

A taxa de rotatividade, em seu sentido mais amplo, é uma medida do número de indivíduos ou itens saindo de um grupo coletivo durante um período específico.

E quando posso abrir mão do ROI?

Quando tiver clareza e domínio do LTV e CAC.

Como aumento meu LTV?

2 táticas de retenção que te ajudarão a aumentar o LTV:

1 – Onboarding – Como você recebe seus clientes

2 – Comunidade agregada ao seu negócio – As pessoas vem pelo conteúdo e ficam pela comunidade

3 – Bônus – Fazer com que seus clientes tenham resultados