O Que é Ser Empreendedor

O que é ser empreendedor

Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões – Filion, 1999.

Apesar da relação direta, é um tanto vago, associar o empreendedor apenas a “ter um negócio próprio”. Mais do que uma função, ou uma profissão, ser empreendedor é ter um estilo de vida, um comportamento único, uma visão única.

De fato não dá para resumir o conceito em uma frase, mas se tem uma interessante para começarmos a destrinchar o tema é: “empreendedor é aquele que faz”. Podemos dar como exemplo o intraempreendedor, o funcionário que vai além de suas obrigações para entregar mais.

Ou seja, empreende mesmo não sendo o dono. Aqui fazemos a ponte com outra palavra muito interessante para definir o que é ser empreendedor: inovação. Inovar é tornar algo novo, ir além dos padrões, inventar novas formas de trabalho.

O Que é Ser Empreendedor Segundo a Visão Econômica

A escola austríaca de economia, mais precisamente por Joseph A. Schumpeter, conceitua o empreendedor, no livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia”, como agente direto do desenvolvimento econômico.

O sistema capitalista tem como característica inerente a força denominada processo de destruição criativa, que se fundamenta no princípio de desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e exploração de novos mercados.

Em síntese, trata-se de destruir o velho para criar o novo, ou seja, é a inovação em cena. Pela definição de Schumpeter, o elemento essencial desse ‘processo de destruição’ está na figura do empreendedor.

O Que é Ser Empreendedor Segundo o Sebrae

O Sebrae propõe, numa visão mais simplista, o empreendedor como alguém que inicia algo novo, que tem a visão sobre algo que ninguém ainda vê, enfim, que executa antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, partindo para a ação.

Essas vertentes nos levam a crer, que ser empreendedor significa, acima de tudo, realizar, produzir novas ideias através da fusão entre criatividade e imaginação. Mas para ser um empreendedor não basta apenas ter boas ideias, mas executar acima de tudo.

Para transformar a ideia numa empresa, deve-se trabalhar e estudar muito. Então, ser empreendedor vai muito mais além da criatividade, mas no ato de encarar riscos, desenvolver e confiar na própria capacidade de tomar decisões, ter iniciativa e persistência.

O Que é Ser Empreendedor Segundo a Mentalidade Empreendedora

Não contradizemos nada do que foi dito até aqui. Mas daremos nossa contribuição para o conceito do que é ser empreendedor. Cremos que empreender é poder projetar a própria vida, alinhar paixão ao trabalho e desenvolver negócios para fazer a diferença no mundo.

Entendemos que empreender é uma melhor opção de vida, e que gerar emprego é melhor do que ter um emprego. Algumas pessoas perguntam se empreender é para todos… Acreditamos que sim!

Todos podem empreender! Na verdade enxergamos todas as pessoas como empreendedores em algum nível, desde a dona de casa que administra seu lar até aquele que optou por comprar uma franquia do mercado de trabalho.

Considerações

Esperamos ter clareado seu entendimento sobre o que é ser empreendedor. Se quiser saber mais, pode acessar esses dois posts que tratam sobre o tema: “Empreendedorismo Definição” e “Quase Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Empreendedorismo“.

Mas se seu interesse for empreendedorismo digital, sugerimos que baixe este material gratuito: “Guia do Empreendedorismo Digital!

guia-do-empreendedorismo-digital