Dos 10 aos 65+ anos – Existe idade ara abrir um negócio?

abrir um negócio

“Sou novo demais para abrir um negócio” ou “Já passei da idade para empreender?”

Há quem diga que no período da universidade, com a criatividade no auge, o jovem está no melhor momento para abrir um negócio. Outros, porém, defendem que acumular experiência profissional é essencial para criar uma empresa.

A verdade é que não há idade certa para empreender, já que as oportunidades estão aí disponíveis para quem decide encontrá-las. Separamos alguns casos de sucesso de pessoas que empreenderam em diferentes fases da vida, dos 10 aos 65+ anos.

Depois dessa leitura, você não vai usar mais a idade como desculpa para não abrir um negócio!

Dos 10 aos 18 anos

#1. O Menino e a Fábrica de Biscoitos

O americano Cory Nieves é criador e administrador de uma popular marca de cookies, que vende os biscoitos a 1 dólar. A estimativa é que Cory fature até mil dólares em um único final de semana. A idade do empreendedor? Apenas 10 anos de idade. Sua história de empreendedorismo começou em 2009, e hoje ele tem mais de 30 mil seguidores no Instagram. (Fonte)

#2. Jovem demais para não ser criativo

O inglês Nick D’Aloisio, de 17 anos, é um jovem milionário que decidiu fazer a diferença! Ele é o criador de um aplicativo para iOS denominado Summly. O objetivo do produto é reunir as principais notícias do dia em um só lugar. O app fez tanto sucesso na App Store que recebeu de um grupo de investidores a quantia de US$ 1 milhão (R$ 2,1 milhões) de aporte para o aperfeiçoamento. (Fonte)

Dos 18 aos 27

#3. Talento, ambição e parceria

Os brasileiros Pedro Franceschi e Henrique Dubugras, ambos com 18 anos criaram empresa que fatura atualmente 500 milhões de reais. A startup Pagar.me é um sistema de pagamentos online para lojas virtuais, uma plataforma focada em conectar sites à operadoras de cartão. (Fonte)

#4. Um Canal de maquiagem e 120 milhões

Quem dá desculpas de que empreender é coisa de “gente rica”, precisa conhecer Michelle Phan, de 2 anos, que apesar da infância pobre, conseguiu dar a volta por cima. Ela é mundialmente conhecida pelo seu canal de dicas de maquiagem no YouTube. Através de sua popularidade na web, ela idealizou a ipsy, empresa de cosméticos por assinatura, com receita estimada em 120 milhões de dólares. (Fonte)

Dos 27 aos 35 anos

#5. Moda, inovação e estilo!

O francês Joseph Altuzarra, de 28 anos, é diretor criativo da marca Altuzarra, linha de roupas que leva seu nome. Após a experiência adquirida em grifes como Givenchy  e Marc Jacobs, ele revolucionou o mercado de moda feminina com peças altamente criativas e ganhou a fama por “pensar fora da caixa.” Para se ter ideia, sua coleção de outono esgotou em 24 horas no site Net-a-Porter. (Fonte)

#6. Ele queria mudar o mundo…

Ele parecia apenas mais um idealista que queria mudar o mundo. Ele ficou por 12 anos fora de foco por 12 anos, até que decidiu se tornar empreendedor. Reid Hoffman, encontrou o sucesso aos 35 anos, quando ajudou a fundar  o Linkedin, rede social conta com 332 milhões de usuários. (Fonte)

Quando falamos em empreendedorismo, as gerações X e Y são imediatamente lembradas. Segundo o SEBRAE, 41,8% das empresas com menos de três anos e meio de fundação, foram criadas por pessoas entre 25 e 44 anos, faixa etária característica das gerações citadas. 

Dos 37 aos 57 anos

#7. Da crise veio um impulso

Até os 37 anos, ela gostava de ter emprego fixo e salário caindo na conta todo mês. Mas então a crise chegou,e ela se tornou empreendedora. Esse é o caso da brasileira Valquíria, que começou a produzir sabonetes em casa e se tornou ‘personal organizer’. (Fonte)

#8. Mr. Cookie e Mrs. Muffin

O casal carioca, Paulo e Sandra Blanco, de 57 e 53 anos, respectivamente, ficaram populares ao se tornarem conhecidos como Mr. Cookie e Mrs. Muffin. Os nomes se referem à cafeteria que fundaram em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O negócio surgiu depois do sucesso dos doces produzidos que Sandra vendia na vizinhança. (Fonte)

O crescimento do número de empreendimentos no país (421% entre 2007 e 2013) também é formado pelo público mais maduro, que contradizendo o pensamento popular, não está disposta a se aposentar. estes são os baby boomers, homens e mulheres que nasceram entre 1943 e 1964, na explosão populacional do mundo pós-guerra.

Casos famosos de gente que não olhou idade para abrir um negócio

– O fundador da marca de uísque mundialmente famosa, Jack Danie’ls, tinha apenas 13 anos quando comprou a destilaria de seu ex-patrão.

– Bill Gates fundou a Microsoft aos 19 anos.

– Flavio Augusto da Silva, fundou a escola de inglês WiseUp aos 23 anos de idade.

– Caito Maia, fundou a Chilly Beans, aos 27 anos, após trabalhar um tempo como vendedor de óculos escuros trazidos da Califórnia em uma mala.

– Aos 40 anos, Henry Ford, vendeu seu primeiro carro, o modelo Ford T, pelo preço mais barato do mercado, dando os primeiros passos da famosa marca Ford.

– Momofuku Ando inventou o macarrão instantâneo em 1958, aos 48 anos de idade.

– Roberto Pisani Marinho, famoso por ser o dono do Império Globo, fundou a emissora de tevê em 1965, quando tinha 50 anos de idade.

– Coronel Harland David Sanders entrou para a histórias dos Fast Food, aos 65 anos quando criou a KFC, marca reconhecida em quase todo o planeta.

Qual a sua idade?

Se você por acaso pensou que a idade pode servir como impedimento para você realizar seus sonhos, a resposta está aí. Cada caso desses mostram que quando há o desejo latente de fazer acontecer, não há faixa etária.

Nós temos uma série de entrevistas com jovens empreendedores que andam fazendo história antes dos 30 anos. Se você deseja se inspirar ainda mais, clique nesse link e desfrute de todo o conteúdo!

Quer saber mais sobre começar o seu negócio,?Eu tenho um treinamento que pode te ajudar. Para conhecê-lo basta clicar aqui!