Checklist de Lançamento: 39 Pontos Importantes para Checar antes do Seu Lançamento

Achei maravilhosa essa lista de verificação realizada por uma das minhas referências no campo de estudo do que gosto de chamar de Lifestyle Business, se você ainda não o conhece sugiro que vá atrás esse é o Chris Guillebeau. Veja agora esse Checklist completo para te ajudar a nortear seu primeiro lançamento de produto ou serviço online.

Observação: nenhum lançamento de produto é igual ao outro. Use os passos a seguir como uma diretriz. Muitas vezes, ao acrescentar um ou dois passos que de outra forma você deixaria de fora, você obterá um significativo aumento das vendas.

O Quadro Geral de Um Lançamento

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1- Certifique-se de que o seu produto ou serviço tenham uma proposição de valor claro. O que os seus clientes recebem pelo dinheiro que pagam pela sua oferta?
2- Decida quais serão os bônus, incentivos ou recompensas para os primeiros compradores. Como eles serão recompensados pela compra imediata?
3- O seu lançamento é de alguma forma divertido? (Lembre-se de levar em consideração os não compradores, alem dos compradores. Se as pessoas não querem comprar, será que elas não gostariam de ouvir ou ler sobre o lançamento?)
4- Se o seu lançamento for on-line, você gravou uma mensagem em vídeo ou áudio para complementar o texto escrito?
5- Você criou expectativa em relação ao lançamento? Os clientes potenciais estão empolgados?
6- Você incorporou senso de urgência – não do tipo falso, mas uma razão concreta para comprar agora – no lançamento?
7- Divulgue antecipadamente a hora e a data do lançamento( se o lançamento for on-line, algumas pessoas ficarão acampadas no site uma hora antes, clicando repetidamente no botão atualizar).
8- Revise varias vezes todos os materiais de vendas…e peça para alguém revisá-los também.
9- Verifique todos os links da sua página de gerenciamento de pedidos ou processador de pagamentos e cheque novamente em um computador e navegador.

Próximos passos

10- Se for um produto on-line, a sua página de gerenciamento de pedidos e sua conta do Hotmart estão configuradas adequadamente?
11- Teste repetidamente todos os passos do processo de pedido. Sempre que alterar qualquer variável (preço,componentes do pedido, texto etc.), teste tudo novamente.
12- Você registrou todos os domínios associados ao seu produto? (Não é caro registrar domínios; seria interessante comprar também o .com, .net, .org, e todos os nomes similares disponíveis.)
13- Você fez o upload de todos os arquivos no lugar certo?
14- Reveja meticulosamente a página de pedidos em busca de erros ou melhorias de fácil implementação. Imprima-a e mostre a vários amigos, inclusive algumas pessoas que não sabem nada sobre o seu negócio.
15- Leia em voz alta importantes comunicações (mensagem de lançamento, página de compra, página promocional). Você provavelmente encontrará um erro ou uma frase obscura que deixou de perceber ao ler mentalmente.
16- Você ou o seu designer criaram elementos gráficos customizados para a oferta, inclusive anúncios para afiliados ou parceiros, se for o caso?

Não se esqueça do dinheiro

17- Determine uma meta monetária clara para o lançamento. Quantas vendas você deseja fechar e quanta renda líquida pretende ganhar? (Em outras palavras, como deverá ser o seu sucesso?)
18- Avise seu banco sobre a possibilidade de entrar dinheiro na conta.
19- Crie um plano B para receber fundos se necessário (abra uma conta adicional, planeje agregar todos os pagamentos no Hotmart etc).
20- Seria possível incluir outra opção de pagamento para facilitar o trabalho dos compradores?
21- Para um produto caro, você tem como oferecer um plano de pagamento? (Observação: é comum oferecer um pequeno desconto para clientes que pagam à vista. Isso serve como um incentivo para os clientes que preferem pagar tudo de uma vez ao mesmo tempo que proporciona uma alternativa para as pessoas que preferem parcelar o pagamento.)

Na véspera do Lançamento

22- Adiante ao máximo suas tarefas on-line para se concentrar no grande dia amanhã.
23- Envie uma atraente mensagem de lançamento aos seus leitores, clientes e/ou afiliados.
24- Prepare um post de blog e quaisquer posts de midia social necessários (se for o caso).
25- Configure dois despertadores para se certificar de estar desperto e disponível pelo menos uma hora antes do horário programado para o lançamento.

A Manhã do Grande Dia

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26- Programe o horário do lançamento para se adequar ao seu público, não a você. Em geral, é melhor realizar o lançamento de manhã cedo.
27- Realize o soft launch – lançamento para um público limitado – pelo menos dez minutos antes para se certificar de que tudo está funcionando adequadamente. É melhor que você encontre os problemas do que deixar que seus clientes os encontrem!
28- Escreva aos três a cinco primeiros compradores para agradecer e pergunte: “Deu tudo certo no processo de compra?” (Benefício paralelo: esses compradores provavelmente são os seus maiores fãs de qualquer maneira e apreciarão o tratamento especial.)
29- Tente enviar uma breve mensagem pessoal a todos os compradores além da mensagem automática de agradecimento. (Mesmo se não for possível fazer isso para todos os compradores, tente escrever o maior número que puder.)
Promoção (pode ser feita no dia do lançamento ou antes)
30- O mais importante:peça ajuda para divulgar a notícia do lançamento. Muitos leitores, clientes potenciais e conhecidos estarão dispostos a ajudá-lo, contando aos amigos e seguidores, mas você precisa pedir.
31- Escreva aos afiliados lembrando-os da nova oferta.
32- Escreva a jornalista ou contatos na mídia, se apropriado.
33- Divulgue no Twitter, Facebook,Linkedin e outras redes sociais das quais você já participa.(Não costuma ser uma boa idéia entrar em uma rede social só para promover uma oferta.)
Acompanhamento (faça isso antecipadamente)
34- Elabore a mensagem de agradecimento padrão que todos os compradores receberão ao finalizar a compra.
35- Se for o caso, escreva a primeira mensagem da série de e-mails de acompanhamento que os compradores receberão.
36- Elabore um conteúdo adicional para comunicações futuras e se programe para enviá-las depois que se recuperar do lançamento.
Indo além do esperado
37- Como você pode ir além das expectativas e surpreender os seus clientes com esse produto? Você tem como acrescentar produtos adicionais ou algum tipo de benefício não incluído no material promocional?
38- Você pode fazer algo especial para agradecer os seus clientes? (Para um lançamento de um produto ou serviço caro, envie cartões-postais a cada comprador;você também pode telefonar para alguns de seus clientes.)

O Penúltimo Passo

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39- Não se esqueça de comemorar. Este é um grande dia e você passou muito tempo dando duro. Vá ao seu restaurantes preferido, tome uma taça de vinho, compre um objeto de desejo ou dê a si mesmo qualquer outro agrado. Você merece!

O Último Passo

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40- Pense sempre em 3 lançamentos para frente. O que você pode fazer para usar este lançamento como um trampolim para o próximo? O que você aprendeu que pode ajudá-lo a criar algo ainda melhor da próxima vez?

Eu posso te ajudar e ensinar os detalhes de como fazer cada um dos pontos abordados acima e não ficar limitado a fazer 1 lançamento, mas poder vender todos os dias online e até fazer um lançamento toda semana. Conheça aqui o Método Acelerador Digital.

Dica de Ouro

Lembre que muitos clientes o apoiarão durante a vida inteira se você continuar lhes proporcionando um excelente valor. É muito mais fácil vender a um cliente existente do que a um novo cliente, então faça o possível para superar as expectativas e comece a planejar o próximo projeto. (Por exemplo, se prometer uma lista de verificação de 39 passos, dê um passo adicional de bônus.)

 Fonte: Startup 100 Dólares – Chris Guillebeu

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