Lifestyle Business é tudo o que você precisa para empreender?

lifestyle business

O objetivo de um negócio estilo de vida é criar um equilíbrio entre trabalho e uma vida sustentável e agradável.

A empresa deve ser lucrativa o suficiente para permitir que o estilo de vida do empreendedor não sacrifique a vida pessoal. 

Este tipo de negócio também pode ser selecionado com base no interesse pessoal, de modo que o tempo gasto de trabalho seja agradável, e a grana “boa e suficiente para manter o sorriso.”

Se você gosta de curtir a vida, quer sustentar determinado padrão, e não pensar tanto em escala financeira, investimentos, franquias, abertura de filiais, contratação de funcionários, entre outros aspectos de um negócio padrão, o Lifestyle Business é o modelo mais indicado.

Um negócio como estilo de vida é muitas vezes considerado uma excelente alternativa para a aposentadoria. Solteiros, aventureiros, artistas e amantes da liberdade podem se interessar por este conceito.

Enquanto escrevia este artigo, me deparei com esta frase em um site americano: “negócio como estilo de vida” ou mesmo “trabalho agradável” não são frases sujas. Portanto, o Lifestyle Business é um modelo válido quando você se encontra nele.

Listei algumas vantagens em relação ao Startup Business que você precisa conhecer!

Principais Vantagens do Lifestyle Business

lifestyle business

#1. Startup Business é um negócio arriscado

O nível de pressão e compromisso envolvido com a construção de uma empresa a partir do zero é bastante intenso. Um negócio como estilo de vida, no entanto, focam no indivíduo e geralmente envolvem poucos custos gerais. Se você tem talento e sabe algo sobre vender, já pode começar este tipo de negócio e sair do zero em pouquíssimo tempo.

#2. Flexibilidade de horário e localização

O Lifestyle Business além de proporcionar horário flexível, também flexibilidade em termos de onde você está baseado. Empreendedores de Lifestyle geralmente não têm escritórios, e pode trabalhar facilmente de casa ou na estrada. Por isso grande parte, não tem dificuldade em viajar. Em muitos casos, o notebook, a conexão Wi-Fi e um telefone celular é tudo que você precisa para trabalhar remotamente.

#3. Lucro pessoal

Modelos de negócios tradicionais requerem uma grande quantidade de “enxerto” antes de começar a gerar lucro. No Lifestyle Business, o objetivo deve ser fazer uma vida para si mesmo, do montante que você escolher, desde o início. Ainda haverá trabalho duro enquanto você tiver estabelecendo uma base de clientes e tornando seus produtos conhecidos, mas é possível começar a ganhar dinheiro significativamente mais rápido do que em um modelo de startup.

#4. Carga horária menor

Ao iniciar um novo negócio no padrão Startup você provavelmente irá trabalhar normalmente muito mais horas do que o “normal”. Mas é isso realmente o que você quer? Em um negócio de estilo de vida, você tem a liberdade de escolher o seu horário de trabalho, e fazer tão pouco ou tanto trabalho, como você deseja.

#5. Processos mais simples

Startups exigem processos mais complexos. Se você acha que não vale a pena se submeter a relatórios extensos, reuniões longas e “incógnitas de mercado”, o Lifestyle Business pode ser o melhor contexto para você empreender. Quando apenas você, ou no máximo duas pessoas estão envolvidas no negócio, os processos são bem mais simples.

Mas… Não se iluda

O erro de muitos aspirantes a empreendedores é cair em conversas de que o Lifestyle Business é “pouco trabalho e muito dinheiro.” Qualquer negócio para ter sucesso exige esforço, dedicação e persistência. Então, mesmo que você decida embarcar num negócio como estilo de vida, deve entrar com foco e vontade de fazer as coisas funcionarem.

Esta pode parecer uma informação primária, mas muita gente não se dá conta ou ignora. E por ter tanta gente fazendo as coisas da forma incorreta, que o Lifestyle Business causa tanta polêmica.

Se o Lifestyle Business É Tudo o Que Você Precisa…

Você precisa conhecer:

Livros:

“Trabalhe 4 Horas Por Semana” – Tim Ferris

“O Mensageiro Milionário” – Brendon Burchard

“A Startup de 100 Dólares” –  Chris Guillebeau

“O Poder dos Inquietos” – Chris Guillebeau

Empreendedores/Blogs

Marcos Lucas: http://nomadesdigitais.com/

Pat Flynn: http://www.smartpassiveincome.com/

Pedro Quintanilha: http://mentalidadeempreendedora.com.br/

Conteúdos Extras

[Vídeo]: Startup Business X Lifestyle Business

[Podcast]: Startup Business X Lifestyle Business

[Artigo]: Startup Business X LIfestyle Business

Que Tipo de Serviço ou Produto Se encaixa em um Negócio como Estilo de Vida?

lifestyle business

Tudo, ou pelo menos quase tudo. No Quadrado da Lucratividade, falamos sobre os modelos padrões de negócios digitais, onde produtos, serviços, assinaturas e afiliação são usados para gerar valor e promover lucro. Sugiro que leia o post. Mas se quiser alguma ideias imediatas, veja a pequena lista:

  • Nômade digital
  • Consultorias diversas
  • Assessoria de imprensa
  • Criação de marcas
  • Design gráfico
  • Redação freelancer
  • Afiliação de produtos digitais
  • Diagramação
  • Programação
  • Escrita Independente
  • Desenhista
  • Blogging

Enfim, é mais do que válido investir no Lifestyle Business, se isso se encaixa em seu propósito de vida. Meu conselho final é que você acesse os links que deixei no decorrer do artigo para assimilar melhor o tema. Caso haja alguma dúvida, deixe um comentário. Responderei pessoalmente. Até a próxima!

  • Fabiana Alves

    Adorei o artigo Paulo. Eu quero seguir para o Lifestyle Business. Estou estudando e preciso começar a colocar em prática o que estou aprendendo tanto com vocês, como em outros blogs, livros,pods, etc.