Quadrado da lucratividade – Os Pilares dos Negócios Digitais

Já ouviu falar no Quadrado da Lucratividade ou Quadrante do Lucro? 

Temos um vídeo (deixaremos o link no fim) o qual falamos sobre este poderoso interessante conceito, que dá base para as ideias de negócios de sucesso surgem na internet.

Mas não pense que é algo mirabolante, uma teoria cheia de traços e incógnitas complexas. São apenas quatro pontos fundamentais que você pode aplicar em seus projetos e conseguir a tão sonhada liberdade profissional.

Curioso? Continue lendo e escolha o seu lado do quadrado!

Quadrado da Lucratividade: Os Pilares Para Negócios de Sucesso!

quadrado-da-lucratividade2

Antes de tudo…

Antes de falarmos sobre o quadrado da lucratividade vamos falar de mais alguns elementos que você precisa conhecer antes de embarcar no marketing digital. São os estilos de profissionais que formam o “sistema de trabalho universal”. A ideia aqui é perceber em qual deles você está:

#1. Empregados

Este grupo é formado por pessoas que estão sempre em busca de um emprego seguro, principalmente com carteira assinada, benefícios, promoções e um contracheque considerável. Os menos favorecidos se contentam com o pouco e estão sempre reclamando de tudo.

Os mais relevantes estudam, agregam valor ao currículo e acabam até crescendo no setor. Mas a verdade é que os empregados acabam formando a chamada: “corrida dos ratos”.

#2. Autônomos

O segundo grupo, podemos dizer, é uma evolução do primeiro. São os indivíduos que não se contentam com apenas um salário no fim do mês, e por isso criam seu próprio sistema de trabalho.

Costumam seguir a máxima: “Se quiser fazer direito, faça você mesmo”. Nessa classe há também aqueles que passam a vida sofrendo com a falta de recursos, e os que garantem certa estabilidade, mesmo na incerteza de um futuro bom.

#3. Donos de negócios

Aqui temos os empresários, autores de boas ideias, os donos de negócios. No popular são os patrões. São eles que fazem a diferença nesses grupos, que alcançam lucro e estão em busca constante de melhoria, seja para si mesmos ou para o mundo.

Formam o setor de empreendedorismo, gerando emprego e movimentando economia mundial. Independente da cultura de um país, do sistema econômico e da “mentalidade social”, empresários sempre estarão presentes girando a roda do trabalho.

#4. Investidores

O quarto e último estilo de vida são os ‘donos do ouro’. Profissionais inteligentes que enxergam de longe oportunidades e talentos. Sentem o cheiro do sucesso, vibram diante de uma nova ideia e emprestam, vendem ou alugam sua experiência e seu próprio dinheiro para coisas que possam fazer a diferença no mundo, e, claro, gerar lucro.

Já conseguiu se identificar? Em qual grupo você está atualmente? Pensa em mudar de estilo? Se sim, qual deles você escolheria? Decidir isso é um começo para você tornar-se empreendedor ou ao menos aperfeiçoar sua vida pessoal e profissional.

Estando isso bem definido, aí sim você pode começar a criar ideias em cima do que chamo de Quadrado da Lucratividade e gerar resultados no marketing digital. Vamos acabar de vez com a curiosidade?

Quadrado da Lucratividade do Marketing Digital

quadrado-da-lucratividade

Isso que iremos revelar agora é escondido por muitos, mas esses não se dão conta da proporção que isso pode tomar. E a verdade é que muitas pessoas não querem que você saiba disso, talvez até pelo desejo egoísta de serem os “donos do segredo”. Nós não temos essa pretensão e não pretendemos ter.

Então por que estamos revelando o segredo do Quadrado da Lucratividade?

Simplesmente porque isso está dentro de nosso propósito, que é projetar sua vida, te ajudar a desenvolver seu negócio digital para fazer a diferença no mundo. Esteja atento para absorver e consolidar o que este quadrante representa…

Todo negócio digital bem sucedido parte destes 4 pontos principais para gerar receita. E a base para que isso funcione parte dos princípios: escala e replicação. Guarde bem essas palavras e conheça agora o tão falado Quadrado da Lucratividade:

#1. Serviços

Os serviços formam a parte mais lucrativa de um negócio digital de sucesso. Você só precisa tomar cuidado, pois os serviços podem tomar muito o seu tempo, que é o bem mais precioso que um empreendedor pode ter.

Os serviços tendem a ser muito valorizados no meio virtual, e se bem executados, podem gerar milhares ou milhões de reais em apenas um projeto. Tomo como exemplo minha própria experiência:

“Iniciei no meio digital também prestando consultoria para pessoas e empresas”

Alguns tipos de serviços:

  •  Consultoria
  • Assessoria
  • Criação
  • Desenvolvimento
  • Coach

#2. Produtos Digitais

Esses são chamados por alguns de “A Mina De Ouro Dos Negócios Digitais”. O interessante desse lado do quadrado, é que qualquer pessoa com algum conhecimento pode criar e lucrar com um produto.

Isso mesmo, não precisa ser especialista, bastando ter experiência e um conhecimento razoável sobre qualquer área de conhecimento. Os infoprodutos podem ser empacotados em diversos formatos: PDF, vídeos, arquivos de áudio (ou combinações entre estes tipos).

Conteúdo para assimilação: “Como Desenvolver Um Infoproduto”

Veja alguns formatos de produtos digitais:

Planilhas

E-books

  • Cursos
  • Congressos
  • Documentos
  • Softwares
  • Aplicativos
  • Outros conteúdos

#3. Modelo de Assinaturas

O terceiro lado do quadrado é uma proposta que se bem aplicada, também pode gerar bastante lucro para seu idealizador. Os setores de assinaturas têm crescido potencialmente no marketing digital, e muitos empreendedores estão se valendo da tática para fomentar seus negócios.

Afinal, esta é a forma mais prática de escalar um empreendimento. Alguns negócios que obtiveram êxito com este modelo podem ser citados: Welabs (Conrado Adolpho e Webliv) e MeuSucesso.Com (Flávio Augusto).

Alguns tipos de assinaturas:

  • Assinatura em sites segmentados
  • Assinatura em grupos fechados
  • Assinatura em um curso digital
  • Assinatura em um treinamento de alta performance
  • Assinatura em um pacote de conteúdo
  • Assinatura em uma lista de e-mail

#4. Marketing de Afiliados

O quarto e último lado do quadrado talvez seja o mais fascinante sistema de lucro para os novos empreendedores. Marketing de afiliados, ou Programa de Afiliados, nada mais é do que você se afiliar e vender um produto produzido por outra pessoa.

Este é um sistema que permite o sucesso somente com as vendas e aplicação de táticas inteligentes de marketing digital. Nesta parceria, o afiliado recebe uma comissão sempre que indica uma venda do produto. Atualmente, grande parte dos negócios digitais é baseada no programa de afiliados.

Conteúdo para assimilação: “Programa de Afiliados: Como fazer Suas Primeiras Vendas?”

Então…

Esses são os quatro lados do que chamamos de quadrado da lucratividade. Talvez você possa estar se perguntando: mas como eu posso usar esses recursos e dar vida ao meu tão sonhado projeto? A resposta inicial é: de muitas e muitas formas.

Mas isso não dá para ser falado em apenas um artigo ou vídeo. Por isso, aconselhamos que você continue acompanhando o blog do Mentalidade Empreendedora e se inscreva no curso Acelerador Digital.

Conteúdo Bônus: As Três Liberdades

A aplicação do Quadrado da Lucratividade pode proporcionar a você o que chamamos de as 3 Liberdades do Marketing Digital. São elas:

#1. A liberdade de Tempo – Lucrar independente do tempo que se trabalha;

#2. A liberdade Geográfica – Poder trabalhar de qualquer lugar;

#3. A liberdade financeira – Ter o dinheiro trabalhando para você e poder realizar todos os seus sonhos.

Conteúdo para Assimilação: “Empreendedorismo Digital: O Segredo das 3 Liberdades”

Considerações

Então, aprendeu a base para negócios digitais? O que o Quadrado da Lucratividade despertou em você? Interaja nos comentários, pois sua opinião é muito importante para nós!

Ouça o Podcast sobre o Quadro da Lucratividade clicando aqui. 

QuadradoDaLucratividade

  • Aprendi muito com este artigo Pedro! Tenho uma sugestão: Que você fale mais sobre as três liberdades num próximo post. Grande abraço!

  • Roberta Rodrigues

    O que acho mais interessante é a produção de produtos digitais e, claro que o marketing de afiliados, que complementa o primeiro.
    Artigo muito bom!

    • Paulo

      Olá, Roberta! Os produtos digitais e a afiliação fomentam a parte mais interessante no quesito escala de negócios digitais. Realmente é muito interessante!

  • Cláudio Farias

    Os conteúdos desse portal são de extrema qualidade, agregam muito valor. Parabéns pelo trabalho!

  • Diego Coghi

    Conheci o blog hj, assim como me deparei com o empreendedorismo online. Aqui no site vamos encontrar toda a base para iniciarmos nosso proprio business lifestyles ou somente as definições do que sao s parametro utilizados no ramo?