Como Validar Ideia de Negócio: Guia Passo a Passo

O papel aceita tudo! Por isso quando você for iniciar sua empresa, todas as ideias e hipóteses precisam ser validadas. É sobre a fase de validação de ideias que falaremos aqui nesse guia. Essa fase de validação pode ser chamada de exploração, exploração é quando você parte para o mercado com um suposto problema nas mãos e busca obter respostas que lhe darão respaldo ou não para iniciar um projeto. Se quiser saber quanto vale uma ideia pode ler esse artigo depois. 

Quando nos apaixonamos pela ideia da nossa empresa, agimos como um cara apaixonado, tudo que prova para nós que nossa ideia é boa, você aceita e absorve.  Antes de explorar a sua ideia você precisa olhar de um ponto mais amplo, olhar de um ponto mais alto. Saiba que a maioria das empresas morrem por falta de mercado. Onde Inserir Minha Empresa e Minha Solução? Isso é o que o processo de validação da ideia te levará.

Tem uma ideia? Que lindo!!! Não ponha a mão nela, vai para o mercado teste sua ideia.

Para validar sua ideia você fará um questionário de exploração, para isso vou te mostrar exemplos, o que é e o que não é exploração.

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O que não é explorar?

Explorar não é bater papo com seus amigos e pedir a opinião deles.

Explorar não é fazer um focus group, juntar pessoas do seu convívio em um grupo exclusivo seu para aprovarem sua ideia.

Explorar também não é usar toda sua experiência e agir como você acha que deve.

Afinal, o que é explorar então?

Explorar é ter uma conversa efetiva com seu cliente.  Descobrir como ele pensa, o que ele teme, como ele pagaria, quais são seus gostos. É ouvir muito mais do que falar.

Explorar também é entender todos os personagens durante o processo de compra do seu produto.

  • Quem de fato compra seu produto?
  • Quem vai usar seu produto?
  • Quem é o influenciador?
  • Onde você vai encontra-los?

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Antes de falar com essas pessoas, prepare um roteiro

Beleza, montei meu roteiro e agora?

Você vai buscar ouvir as experiências positivas e negativas dessas pessoas.

O que é importantíssimo nessa fase é que você escute mais do que falar.

  1. Fazer perguntas abertas pois elas trazem mais valor. Use quando, como, onde, porque.
  2. Evite perguntas onde a resposta será sim ou não.
  3. Foque nas experiências vividas, foque no passado. Quanto mais você fizer o seu entrevistado focar no futuro mais difícil será encontrar a resposta.

Exemplo de Roteiro de Entrevista Simples

  1. Pergunte para a pessoa se ela já passou pelo problema que você está pesquisando.
  2. Conte para mim como foi a última vez que teve esse problema. Como Foi?O que você fez? O que aconteceu?  O que você pensou?
  3. Se você pudesse criar uma solução ideal para esse problema como ela seria?

Preste atenção:  Se a pessoa responde que nunca passou pelo problema que você disse, provavelmente esse problema não existe ou essa pessoa não faz parte do seu grupo de entrevistados para esse problema.

Depois de pegar o jeito com esse tipo de entrevista mais simples, você poderá adaptar seu roteiro para um nível mais complexo.  Utilizando como, quando, porque.

Ex.

Há quanto tempo você possui o problema X?

Como faz para…

Mas e se…

Como você decide se…

Já aconteceu de… Como foi?

Você não precisa ficar engessado, conforme você for pegando a prática poderá ir mais fundo. O importante é conseguir extrair o máximo de informações possíveis e não induzir o entrevistado a responder o que você quer.

Dicas para fazer sua entrevista

  1. Não vá em bando
  2. Anote tudo que você ouvir, se não puder fazer logo que ouvir faça logo depois
  3. Grave a entrevista se puder, avise ao entrevistado.
  4. Lembre-se todo o processo de exploração é qualitativo, você está nesse processo para entender os padrões e não percentuais.
  5. Quando você identificar esses padrões, pode parar. Está na hora de passar para a próxima fase.

Entrevista para Validar o Problema

Explica o problema para o cliente e pergunta para ele se ele já teve esse problema, tenta descobrir também os outros problemas que não foram mapeados.

Depois você pede para ele ranquear os problemas mais importantes.

Quais são os problemas mais importantes?

Dicas Bônus

Tente focar no problema do individuo e não um problema da sociedade.

Separar problema de motivação.

Desenvolver a sua definição de quem é seu cliente, nessa hora você não pode nem ser abrangente demais nem específico demais.

Pra te ajudar melhor a entender o cliente utiliza a ferramenta do Mapa da Empatia.

Encontre os Early Adopters  (Adotantes Iniciais)

Geralmente o Early Adopter admite que já tem o problema que você está pesquisando e ele talvez já tenha improvisado uma solução.

É isso, espero que esse guia te ajude a validar suas hipóteses iniciais. Até a próxima.

Quer Me Ajudar a Validar um Negócio?

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Em novembro do ano passado participei de um evento chamado Startup Weekend onde encontramos um modelo de negócios bastante interessante e nesse exato momento estamos em fase de validação, gostaria que você pudesse me ajudar a validar esse negócio, é possível que realizemos um call no skype para tratar do problema que nos propomos a resolver.

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  • Luiz Mazini

    Excelente post, Pedro! E o projeto, melhor ainda! =)

    • Pedro Quintanilha

      Opa, Muito bom ver você por aqui Luiz. Fico feliz que tenha gostado do post e do projeto que estamos desenvolvendo. Um grande abraço meu amigo.

  • luizinho papadoc

    Um artigo primoroso Pedro! Validar uma idéia é coisa que pouca gente faz e se assim procedessem muito tempo e dores de cabeça seriam poupados não é? Nesse texto você deu dicas preciosas e eu mesmo, que estou em fase inicial de dois projetos, me atentarei a elas e usarei os seus conselhos aqui descritos! Muito obrigado e que Deus o abençoe! Um grande abraço! 🙂

  • Gustavo

    Olá Pedro, parabéns pelo artigo.

    Acho que usar um questionário é ótimo para validar um problema ou conhecer melhor seus clientes (ou futuros clientes, no caso). Porém prefiro outras formas de validação.

    Abraços e parabéns pelo site.