ArtesCON15 – Conferência de Artistas Criativos e Artesãos Empreendedores

O artesanato e arte manual estão presentes na humanidade há milhares de anos. E, comparado com outros setores da economia, muito pouco mudou ao longo dos séculos, uma vez que o trabalho continua basicamente dependendo do talento e das habilidades manuais individual ou coletiva. Mas os tempos são outros e hoje em dia a internet está presente na vida de todo mundo.

eder-artescon

Eder Machado, Idealizador do ArtesCON 

É com o objetivo de reunir profissionais do ramo doa artesanato e das artes de um modo geral que surgiu a Conferência Online de Artistas Criativos e Artesões Empreendedores. O evento pretende juntar profissionais de todas as regiões do Brasil através de um ambiente virtual, visando a troca de experiência e, principalmente, de olho nas oportunidades de empreendedorismo da nossa atual geração.

O evento é 100% gratuito e vai oportunizar um ambiente rico de conhecimento, experiência e oportunidades. Do dia 16 ao dia 22 de março pessoas do Brasil inteiro poderão acompanhar todas as palestras que vão ser apresentadas, com profissionais que atuam em diferentes áreas.

Confira os assuntos que serão abordados ao longo da semana:

Artes-CON15

Valorização das artes manuais

Os profissionais que trabalham neste segmento muitas vezes acabam tendo dificuldades de colocar preço no seu trabalho. A ideia é permitir que as pessoas entendam quais são os verdadeiros valores que poderão ser agregados no trabalho final. Uma das questões, percebidas é a o grande medo da crise o Eder Machado idealizador do ArtesCON tratou disso nesse vídeo.

Internet no seu negócio

Hoje em dia a tela do computador é uma verdadeira janela de oportunidades para um mundo que precisa ser explorado pelos profissionais das artes manuais. Qualquer pessoa pode começar a vender seus trabalhos pela internet, ou então iniciar um curso pela internet, dentre outras inúmeras opções que serão apresentadas.

Gestão

Muitos profissionais que trabalham com arte esquecem que eles precisam encarar as suas atividades como uma pequena empresa. Ou seja, é importante ter noções de administração e controle de finanças para que uma pessoa consiga sobreviver apenas com o seu trabalho. Afinal de contas, a grande maioria dos profissionais desta área não contam com um salário no final do mês, e precisam garantir os clientes do dia a dia para o seu sustento.

Mentalidade empreendedora

Um verdadeiro empreendedor não trabalha simplesmente focando no seu produto final. É preciso estar sempre de olho nas oportunidades que surgem pela frente. Alguns acreditam que um empreendedor nasce com estas características, mas existem uma série de técnicas que podem ajudar a aumentar a criatividade e a identificação das oportunidades, que serão abordadas durante o evento.

Hobby = Negócio

Algumas pessoas conseguem nunca trabalhar na vida, pois acabam encontrando uma determinada atividade que gostam tanto que conseguem ganhar dinheiro apenas se divertindo. E este deve ser o grande objetivo do artista, conseguir viver daquilo que lhe faz bem.

Posicionamento e crescimento

O mundo globalizado acaba sendo um campo fértil de oportunidades. Mas o empresário que vive de artesanato ou de qualquer tipo de arte manual e criativa deve ter em mente que este campo também acaba sendo verde para outras pessoas, incluindo competidores em potencial.

Grande escala

O mercado de artesanato é um dos mais tradicionais da humanidade, e é possível sim transformar um pequeno negócio em uma produção em grande escala. Durante o evento você vai entender como é possível fazer isso sem perder a qualidade do resultado final.

Economia criativa e o artesanato moderno

Nunca antes na história do planeta tantas pessoas decidiram largar seus empregos normais e viver dos seus sonhos. O artesanato faz parte desta grande indústria criativa do mundo e durante o evento você vai conhecer mais sobre este assunto.

Não esqueça, a ArtesCon 2015 acontece entre os dias 16 e 22 de março. Faça suas inscrição gratuita clicando aqui.