27 livros de empreendedorismo que vão mudar sua mente

livros-de-empreendedorismo

Se você se interessa por empreendedorismo e está buscando livros que te ajudem a chegar onde você deseja, este post é para você. Preparamos uma lista especial com 20 livros de empreendedorismo bastante relevantes, e no fim ainda acrescentamos 7 vídeos exclusivos com resenhas de livros feitas pelo Pedro Quintanilha.

Confira a lista, coloque sua leitura em dia e fique preparado para encarar 2017 com mais segurança, preparo e conhecimento!

#1. Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico – Cristiane Correa

Este livro conta os bastidores da vida profissional do empresário Abílio Diniz, que transformou o Pão de Açúcar na maior companhia varejista do país. Mais do que um livro de empreendedorismo, você vai encontrar uma leitura repleta de dicas sobre ambição, força e determinação, e vai ficar mais motivado para criar e gerar seu negócio. A obra é um retrato do perfil de Abílio Diniz como homem de família e de negócios que nunca teve medo de criar inimigos e nem de desistir dos seus sonhos. Aqui!

#2. As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos – Ian Wallis

As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos é um almanaque que conta um pouco mais da história por trás de muitos produtos que utilizamos em nosso dia a dia. Muitos desses, indispensáveis na vida moderna, foram criados nos últimos 50 anos. Ficou curioso para saber mais? Então leia e se inspire nessa lista de ideias geniais.

#3. Criatividade S.A. – Ed Catmull

Em Criatividade S.A, Ed Catmul conta a trajetória de sucesso da Pixar, um dos estúdios de animação mais importantes e lucrativos da atualidade. Neste livro de empreendedorismo você vai conhecer a história da Pixar, a experiência de gestão da companhia, a cultura de criatividade da empresa e uma excelente fonte de inspiração para o seu negócio.

#4. Design de Negócios – Roger Martin

No livro Design de Negócios você vai poder compreender como o fenômeno da economia criativa está crescendo e ocupando um lugar de destaque no mercado. Ainda, se você está querendo ler um excelente conteúdo sobre Desing Thinking, esse livro é ideal para você. Inovação, criatividade e inspiração são as palavras que definem esta obra essencial para quem é empreendedor.

#5. Empresa Criativa – Andy Law

Neste livro, Andy Law conta a trajetória da St. Luke’s, uma agência de propaganda localizada em Londres. A preocupação da empresa era de saber como fazer que as pessoas trabalhem com prazer e paixão, gerando assim muito mais satisfação e realização profissional. É um dos livros de empreendedorismo “obrigatórios” para qualquer empreendedor que busca mudar a forma de enxergar o futuro e deseja transformar o modelo de trabalho herdado da Revolução Industrial.

#6. Give and Take – Adam Grant

O sucesso está intimamente ligado com a forma como o ser humano interage com o mundo. Neste livro você vai poder compreender como as suas atitudes impactam nos resultados que você está colhendo hoje. É uma excelente oportunidade para repensar posturas e quem sabe mudar a forma de lidar com o seu negócio.

#7. How Google Works – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Um livro que fala sobre o Google é leitura recomendada para qualquer empreendedor. Na obra de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, você vai ter acesso ao relato dos autores sobre a trajetória de sucesso do Google e vai ter acesso a dicas imperdíveis sobre relacionamento com os funcionários e modelos de gestão.

#8. Jab, Jab, Jab, Right Hook – Gary Vaynerchuk

Um livro sobre o poder da comunicação e a importância desta ferramenta no empreendedorismo. Uma excelente dica de leitura para quem trabalha no segmento de marketing digital e produz algum tipo de conteúdo. Aliás, se você trabalha com marketing e empreendedorismo, e não conhece o Gary, está deixando de aprender muitas coisas.

#9. Jovens Falcões: O espírito transformador da juventude brasileira – Eduardo Lyra

O livro escrito pelo Jovem Eduardo Lyra traz a história de 14 jovens brasileiros que inspiram o leitor a enxergar que ele é capaz de conseguir tudo aquilo que deseja. Um dos livros de empreendedorismo essenciais para jovens empreendedores e uma excelente opção de leitura para empresários maduros, que desejam enxergar o empreendedorismo com novo olhar.

#10. Lidando com a incerteza – Jonathan Fields

Jonathan Fields trata do despreparo das pessoas para lidar com as situações que envolvem o medo e a incerteza. Ainda aborda dicas e técnicas que ajudam os profissionais a lidarem com a incerteza focando essa energia no desenvolvimento de novas ideias e inovações. Uma boa dica para incluir em sua biblioteca.

#11. Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil – Silvio Meira

Neste livro de empreendedorismo, Silvio Meira aborda a criação de negócios inovadores no Brasil, trazendo excelentes insights para você pode aplicar ao seu contexto. Um livro que mostra como a combinação de educação e oportunidade pode fazer florescer grandes projetos para enriquecimento pessoal e para o desenvolvimento da nação como um todo.

#12. O Jeito Disney de Encantar Clientes – Disney Institute

Este é um dos livros mais falados do ano. A obra apresenta os bastidores e filosofias da Disney trazendo uma visão ampla sobre os princípios da empresa, a atuação dos executivos e as ferramentas de gestão utilizadas no negócio. Para quem quer empreender com criatividade e se inspirar no sucesso avassalador da Disney.

#13. O livro negro do empreendedor – Fernando Trias de Bes

Um livro de empreendedorismo que trata de um assunto que poucos gostam de falar: o fracasso empresarial. Fernando Trias de Bes trata magistralmente do assunto abordado, levantando situações, dicas e ideias para quem enfrenta o fracasso e também para quem quer estar preparado para lidar com ele, caso aconteça.

#14. Sonho Grande – Cristiane Correa

Nesse livro a Cristiane Correa disseca a forma de pensar dos maiores bilionários brasileiros. É um livro que mostra a arrojada forma de trabalho da Imbev e mostra um pouco da trajetória desses empreendedores que estão comprando o mundo.

#15. Reinvente sua empresa – David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Reinvente sua Empresa traz dicas preciosas para aumentar sua eficiência, trabalhar de forma mais produtiva e inteligente e alcançar o tão desejado sucesso. Um verdadeiro guia que vai ajudar o empreendedor a mudar à sua maneira de trabalhar. Vale a pena ter em mãos.

#16. A Startup de $ 100 – Chris Guillebeau

E A Startup de $ 100, Guillebeau conta a história de pessoas que empreenderam com pouco dinheiro, mas que com muita vontade de transformar, alcançaram êxito. Você vai perceber que com paixão é possível chegar em qualquer lugar. Um dos livros de empreendedorismo indispensáveis para empreendedores, sonhadores e realizadores!

#17. A Startup enxuta – Eric Ries

Eric Ries ensina ao leitor como ele pode alcançar o sucesso sem desperdiçar dinheiro, tempo e energia. O processo desenvolvido pelo autor presente no livro ensina com empreender em sintonia com a dinâmica do mundo moderno. E eu fosse você, providenciaria o título o mais rápido possível.

#18. Se eu soubesse aos 20 – Tina Seelig

Mais do que um livro de empreendedorismo este é um livro para a vida. A obra aborda histórias, experiências, exemplos vividos pela autora (que é professora universitária) mostrando como é possível encarar todos os problemas com leveza e transformar a sua trajetória em uma grande história de sucesso.

#19. The Dip – Seth Godin

Este também é um livro que vai além do empreendedorismo. Seth Godin estimula o leitor a avaliar se o seu problema realmente deve ser enfrentado ou se chegou a hora de desistir e alçar novos voos. É um livro que te ajuda a criar perguntas e encontrar sozinho as próprias respostas. Seth Godin é um dos nomes mais notáveis do marketing contemporâneo é obrigatório na prateleira de qualquer empreendedor.

#20. Traction: A startup guide to getting customers – Gabriel Weinberg e Justin Mares

Traction é um livro escrito especialmente para quem quer compreender como os canais de marketing agem no negócio e a sua importância para o processo de crescimento de uma empresa. Um livro para quem precisa aprender mais sobre como vender melhor e chegar até o cliente de forma mais eficiente.

#21. O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

O Mensageiro Milionário é realmente uma grande inspiração para quem precisa começar um negócio do zero na internet. O autor, Brendon Burchard, vai te motivar de forma única a “fazer acontecer”. A leitura deste livro é “obrigatória” para você que está em busca do crescimento pessoal e profissional. Conheça mais da obra aqui!

#22. Startup: Manual do Empreendedor -Bob Dorf e Steve Blank

Startup: Manual do Empreendedor jaz jus ao nome. Trata-se de um guia passo a passo, consideravelmente abrangente, que orienta empreendedores a seguirem na direção correta.Ele encaminha startups através do processo de Desenvolvimento do Cliente, validando seus modelos fora do escritório, ou seja, indo para as ruas, onde tem a chance de venderem seus produtos inovadores.

#23. Trabalhe 4 horas por semana – Tim Ferris

Esse é um livro que tem um título que não se aplica na prática. Mas o lendo, acredito que pelo menos você vai passar a descansar 4 horas por semana. Brincadeiras à parte, essa é mais uma leitura indispensável em sua biblioteca de empreendedor, principalmente se você atua no setor digital.

#24. Organizações exponenciais

Organizações exponenciais, sem dúvidas é um livro que mudou minha forma de pensar. Costumo ler muitos exemplares por mês, mas sempre há aqueles que se destacam mais que os outros. Conheça o livro aqui!

#25. Negócios digitais – Alan Pakes

Quer usar o real poder da internet em seu negócio? “Negócios Digitais” é um livro que está fazendo história no mercado. O idealizador e organizador é o Alan Pakes, responsável pelo primeiro ingresso online do Brasil. No livro, ele reuniu diversos profissionais do marketing digital e formou uma obra única. Essa realmente é uma leitura indispensável para quem deseja construir e elevar um negócio digital. Conheça o livro: http://oferta.vc/oSfs

#26. O Mito do Empreendedor – Miachel E. Gerber

“O Mito do Empreendedor” é uma obra magnífica. Ele apresenta métodos para que você se prepare para empreender, desenvolva atitudes positivas e alavanque sua produtividade. Grande fonte de conhecimentos para quem está disposto a encarar o desafio de planejar e executar o próprio negócio e transformar ideias em uma empresa bem-sucedida!

Conheça o livro aqui:

#27. Value Proposition Design

O “Value Proposition Design” foi idealizado para ajudar ao empreendedor a encarar os desafios de qualquer modelo negócio.  O livro é bastante prático, com o diferencial de um apoio online, onde são mostrados os processos e as ferramentas necessárias para o êxito de um empreendimento. Leitura indispensável. Conheça o livro aqui: http://oferta.vc/oSS8

Todos esses livros de empreendedorismo vão te ajudar a ter uma mente aberta para os negócios. Anote os que você mais gostou e comece a renovar sua biblioteca de empreendedor. E se tiver algum que você recomenda e que não está na lista, deixe nos comentários. Nossa audiência vai gostar de saber. Abraços e boa leitura!