A arte da conversão: como transformar oportunidades em vendas e tornar o seu negócio 100% mais lucrativo

O termo conversão é amplamente usado no setor de negócios online e condiz com uma das melhores ferramentas para avaliar o desempenho das ações de marketing de uma marca.

Segundo Jeffrey Eisenberg, especialista em otimização de marketing e fundador da Buyer Legends, “é muito mais fácil dobrar o seu negócio dobrando sua taxa de conversão do que dobrando seu tráfego”.

Pensando nisso, você já deve fazer uma ideia do poder que a conversão possui, não é mesmo? Se você quer vender mais, atrair pessoas que se interessam pelo seu negócio e melhorar seus resultados, você precisa ler este conteúdo.

Aqui você irá aprender ou revisar todos os conceitos, funções e dicas sobre como converter mais e melhor. No fim, você terá a chance de garantir uma excelente trilha de lucro. Aliás, conversão é um assunto tratado diretamente em nosso programa de mentoria.

Continue lendo e entenda porque prestar mais atenção neste assunto pode colocar seu negócio num ciclo  100% mais lucrativo.

O que é conversão?

O termo conversão geralmente nos faz lembrar a meta que todas as marcas buscam alcançar. Se você pensou em vendas, acertou em cheio! Aliás, muita gente acredita que converter e vender possuem a mesma definição.

Para o universo digital isso faz bastante sentido. Mas o conceito vai um pouco mais além da venda. Conversão é uma medida de desempenho de uma campanha de marketing. Ela não se trata apenas da realização de uma venda em uma loja virtual.

Neste sentido, converter pode ser representado quando uma pessoa:

  • Assina a newsletter do seu blog;
  • Preenche um formulário de pesquisa;
  • Visualiza completamente um vídeo;
  • Envia um email para pedir orçamento do seu serviço;
  • Conversa pelo chat do seu site para tirar alguma dúvida afim de comprar algo;
  • Cadastra o e-mail para ter acesso a algum material (e-book, vídeo, áudio, infográfico etc.);
  • E, claro, compra o seu produto ou serviço.

Em todos esses casos, o usuário interagiu com sua empresa e entrou para alguma das etapas do funil de vendas. O objetivo da conversão é simplesmente: atrair usuários para que eles possam se tornar clientes.

Para isso, é necessário um processo criativo e estratégico para gerar mecanismos que possam estimular os potenciais clientes a avançarem nos próximos passos em direção à venda concreta.

Esse acompanhamento com o seu cliente se dá o nome de funil de vendas ou jornada de compras. Ele começa com a etapa de conhecimento do usuário quanto a sua marca e termina com o fechamento do negócio. Essa etapa final pode ser a venda de um produto, serviço ou a finalização de uma parceria.

Entendendo a métrica

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A taxa de conversão é um indicador que mensura o alcance dos esforços empregados para uma determinada campanha. Quando uma marca possui boas taxas de conversão, significa que ela está atingindo bons resultados em suas estratégias.

Para medir essa taxa do seu site, você pode calcular a relação entre o número de visitas e o número de conversões realizadas. As conversões são as ações que explicamos acima, como o download de um e-book ou o cadastro para assistir um vídeo exclusivo seu, por exemplo.

Quer outro exemplo prático da métrica? Imagina que um blog tenha 100 visitas diárias, destas apenas 10 realizam uma compra. Nessa situação, a taxa de conversão equivale a 10%, entendeu?

Antes de conclusões precipitadas, é importante destacar que cada número é relativo, pois depende do segmento de mercado e outros fatores específicos de cada negócio. Portanto, faça a contabilização do seu site/blog e compare com as taxas do seu nicho para avaliar se está baixa ou alta e, assim, busque realizar melhorias.

Sabendo como mensurar, fica mais fácil planejar as ações e produzir os resultados desejados. Comece a usar esse indicador em sua meta de vendas e poderá avaliar com mais efetividade os seus esforços no marketing digital.

Nós temos um artigo completo sobre taxa de conversão que você pode consultar depois:

O ciclo da conversão

O processo da transformação do usuário segue um ciclo básico detalhado a seguir:

  1.    Conversão de visitantes em leads;
  2.    Conversão de leads em clientes;
  3.    Conversão de clientes em divulgadores.

A meta de qualquer negócio é chegar à conversão de vendas, transformando aqueles contatos qualificados em seguidores da sua marca.

Para o mestre do marketing Philip Kotler, “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Essa perspectiva pode trazer ideias ligadas ao engajamento, posicionamento e parece mostrar como se deve preparar o terreno para a conversão, não é mesmo?

Sim, verdade, mas para ser mais assertivo em cada estratégia que leve um visitante à desejada conversão, é indispensável conhecer a fundo o seu público-alvo. Em outras palavras, você deve entender o comportamento de quem você quer atrair.

Dica: o Google Analytics, as redes sociais e até mesmo zonas de interação no seu blog são ótimos canais para te ajudar neste processo de pesquisa.

O motor do seu negócio

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Provavelmente você nunca pensou dessa forma, mas a conversão pode ser simbolizada por um motor de um veículo para o seu negócio. O motor é uma peça que produz a força necessária para causar avanços.

A dinâmica que essa peça oferece é suficiente para estimular o movimento de uma determinada máquina. Partindo dessa analogia, a taxa de conversão pode ser representada como a avaliação e manutenção do motor.

Se você não está andando em direção aos seus objetivos, sente que está parando no caminho, talvez seja o momento de rever a estrada que você está percorrendo e a sua posição na estrada.

Como sempre destacamos em nossas palestras e workshops, o empreendedor inteligente, em vez de ficar de braços cruzados esperando o milagre acontecer, busca novas soluções para transformar o quadro. Algumas opções:

Em que altura do caminho você se encontra hoje?

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Trazendo para o marketing digital, é importante inicialmente observar o posicionamento da sua marca. Qual a posição que os seus produtos e serviços ocupam na cabeça dos seus leads e clientes? Se ela não tem sido positiva, é bom começar por aí..

Lembre-se que o motor deve funcionar para que o carro possa ser conduzido até o destino final. Se você quer chegar ao sucesso, vai precisar saber como converter para produzir um melhor desempenho na sua trajetória.

Por isso, procure adotar algumas estratégias para alavancar as taxas de conversões. Quer saber como fazer isso de uma forma prática? Acompanhe a seguir alguns pontos importantes deste assunto!

Como aumentar as taxas de conversão

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1 – Crie landing pages matadoras

Landing page é uma das melhores ferramentas para transformar visitantes em leads, por isso ela deve ser eficiente para cumprir a sua finalidade. Criar uma landing page exclusiva para cada produto pode aumentar significativamente suas conversões.

É fundamental que quando um usuário visite o seu site, ele possa ser direcionado a uma página específica, criativa e com uma mensagem clara. Essas características servem tanto para converter leads quanto realizar vendas.

No caso de venda direta, é interessante colocar todas as informações relevantes do produto, depoimentos reais, boas avaliações e provas sociais. Esses aspectos facilitam a eliminação de objeções e aumentam a segurança, resultando em maiores chances de conversões.

Alguns conteúdos que podem ajudar:

2 – Trabalhe as técnicas de persuasão

Vender na internet inclui criar títulos (headlines) objetivos, criativos e claros. Apresente de forma simples e breve o que você está oferecendo, seja um produto físico ou online. Mostre os detalhes e os benefícios que o potencial cliente vai ter ao comprar de você.

As técnicas de persuasão contribuem para despertar e fixar a atenção do cliente na sua mensagem. Seja sincero e revele a transformação que o seu produto pode fazer pelo usuário. Afinal, a venda acontece quando o desejo ou necessidade do cliente são realmente supridos!

Aqui estão alguns artigos que você pode consultar:

3 – Faça testes

“Eu não ligo muito para ‘boas práticas’. Eu ligo para conversões. E é por isso que eu faço testes”. Essa é uma frase do Michael Aagaard, otimizador de conversões da Unbounce.

De fato, não existe um padrão que possa ser amplamente aplicado para todos os tipos de negócios online. É importante utilizar algumas técnicas que sejam adequadas a sua marca para testar e avaliar os efeitos obtidos.

Para lidar melhor com o aumento das taxas de conversão é necessário combinar estratégias eficientes de marketing digital com estratégias inteligentes de mercado. O resultado dessa associação possibilita práticas eficazes para qualquer negócio que atua no segmento online.

Principais ferramentas que podem ajudar

Para mensurar as conversões, é necessário incluir um código em seu site/blog para reconhecer que o objetivo de converter foi alcançado com sucesso. Dessa forma, sempre que um usuário for “convertido”, o código interpreta a ação e contabiliza o resultado.

Existem algumas ferramentas que possuem esse código. Entre as principais estão o Google Analytics, o Google AdWords e o Facebook ADS. No caso do Facebook, o código é denominado como “pixel”.

O Google Analytics é o mais utilizado. Para verificar as conversões de comércio eletrônico, basta acessar a aba E-commerce (Loja Virtual) e configurá-la. Nos casos onde a contabilização não está relacionada às vendas diretas, existe a aba Goal (Metas) que calcula outros tipos de conversões também.

CRO – Otimizando suas taxas de conversão

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CRO é um termo que tem sido cada vez mais citado em blogs e canais de marketing digital. A popularidade do conceito não é à toa, pois trata-se de uma função que realmente pode melhorar suas conversões, desde que executada com atenção e uma boa análise.

Para você entender rapidamente, CRO é uma abreviação do termo “Conversion Rate Optimization”, que em tradução livre significa “Otimização de Conversão”. Trata-se de uma forma sistemática e estruturada de melhorar o desempenho de um site.

Este método é capaz de levar a mais conversões sem necessariamente precisar aumentar o tráfego. Além do site, landing pages com ofertas de conteúdo (iscas digitais), pedidos de trial e CTAs também podem ser otimizados através do CRO.

Vamos tomar como exemplo o site de um consultor. Ele possui um link para contato no rodapé da página e, de uma média de 3 mil visitas por mês, recebe 30 mensagens de potenciais clientes (1%).

Tendo essa percepção, o empreendedor pode, em vez de tentar aumentar o tráfego, potencializar a taxa de cliques para conseguir mais clientes com a mesma média de visitas. Deu para entender?

Por que é importante você investir em CRO para aumentar sua taxa de conversão?

O mercado digital está cada vez mais movimentado e sempre recebendo novos investimentos. Isso significa que a concorrência que antes era pequena, passou a ser grande. Como consequência, está cada vez mais difícil (e consequentemente mais caro) gerar tráfego qualificado para seu site.

Por isso que, quando a ideia do CRO surgiu, tornou-se rapidamente o oásis para muitos profissionais de marketing e empreendedores, justamente porque possibilita aumentar o número de conversões mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

Isso é que nós, da Mentalidade Empreendedora temos praticado em nossos projetos com muito êxito. Temos visto na prática que um bom trabalho em CRO permite impactar e reduzir muito o custo de aquisição de clientes (CAC).

Quer saber mais sobre CRO?

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Bem, se você leu até aqui e deseja saber mais sobre como usar o CRO e aumentar a taxa de conversão em seu negócio digital, nós vamos te indicar um caminho…

Primeiro, é preciso ter em mente que um bom CRO depende de um processo minucioso e contínuo. É preciso fazer muitas pesquisas, análises, testes e uma constante atualização em relação ao que anda acontecendo no mercado.

No entanto, se você souber fazer um bom planejamento, poderá tornar o seu negócio muito mais lucrativo, criando uma marca forte e consolidada.

E para te ajudar com isso, nós temos nosso programa de Mentoria. Com base em nossa própria experiência, temos ajudado centenas de empreendedores a potencializarem suas vendas e ganhos simplesmente aumentando a taxa de conversão.

Se você se interessa em fazer seu negócio crescer de verdade, clique no link abaixo.

Hora de converter mais

Conferir conversões auxilia na análise eficiente dos esforços destinados para uma campanha de marketing. Assim, você consegue saber se os resultados atingiram as metas programadas ou não.

A cada campanha, você poderá identificar o nível das pessoas na escala do funil de vendas. Isso poderá contribuir para uma visão mais clara e específica do seu Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Nós acreditamos que o seu negócio pode crescer dia após dia produzindo grandes conquistas. Mas para isso você precisa valorizar mais a conversão e o que pode facilitar para que ela aconteça mais facilmente.

Se você quer direcionar melhor as suas ações de marketing digital para vender muito mais, você tem agora uma grande oportunidade em mãos. Esperamos te ver por lá!

PS.: Não se esqueça de fazer a aplicação para a Mentoria e Crescimento de Negócios aqui.