7 táticas para manter e fidelizar clientes explicadas por especialistas

fidelizar clientes

Quanto você está investindo de esforço para conquistar novos clientes?

Costumamos compartilhar muitas dicas valiosas aqui no blog sobre estratégias focadas em geração de tráfego, leads e aquisição de novos clientes, mas hoje vamos mudar um pouco a abordagem. Decidimos te mostrar como é possível usar o marketing digital para fidelizar clientes.

As dicas são dadas por 7 especialistas, de diversas áreas, como empreendedorismo, e-commerce, infoprodução, growth hacking, marketing de conteúdo, entre outras. O mais interessante é que todas podem ser executadas com esforços reduzidos, pois é possível aproveitar os recursos que sua empresa já tem.

Quer se tornar um expert em fidelização, aumentar sua lucratividade e garantir mais clientes satisfeitos? Confira o post!

#1 – Entregue mais do que prometeu

“Uma das maiores estratégias usadas para fidelizar clientes é entregar mais do que se promete. Essa é, inclusive, uma das leis que permeiam o sucesso, como bem explica Napoleon Hill. Comece a praticar isso em seu negócio e veja como as coisas irão fluir melhor”. É o que sugere Pedro Quintanilha, empreendedor e fundador da Mentalidade Empreendedora.

Ele diz que depois de tratar seus clientes de forma completamente diferenciada, ele estará mais propenso a se manter satisfeito, comprando seus produtos ou contratando seus serviços, e o melhor, disposto a promover sua empresa para outras pessoas.

E para quem trabalha com programas de assinaturas, ele destaca: “Mantenha o mesmo preço de quando o cliente entrou se ele continuar. Faça isso enquanto cobra um valor atualizado para os novos compradores. Essa é uma forma de reter o cliente, que não vai querer correr o risco de pagar mais caro pelo que você entrega”.

#2 – Ouça o que o cliente tem a dizer

“Minha principal estratégia é ouvir o cliente. Sempre que ele compra um novo produto, entro em contato para conferir sua satisfação. Procuro saber se ele está tendo alguma dificuldade na aplicação, se tem alguma dúvida, enfim, procuro ser atencioso com ele, sempre almejando levá-lo aos resultados com o produto.” – Destaca Iuri Almeida, responsável pelo sucesso do cliente na Mentalidade Empreendedora.

Ele completa: “Não faço isso apenas por hábito, de uma forma corriqueira. Realmente procuro me importar com ele, com o negócio dele, com seus objetivos. Me disponho a ajudá-lo com o que for preciso. A ideia é que ele fique não apenas satisfeito, mas extremamente feliz com a escolha que fez”.

Uma forma simples de valorizar o cliente é mandando uma mensagem atenciosa. Apesar de um gesto pequeno, transmite uma atitude diferente, ousada, que estreita ainda mais a relação da empresa com o consumidor. Geralmente ele não está esperando algo do tipo, e  tende a se surpreender. A partir dessa boa prática, sua empresa pode se tornar a preferida.

#3 – Trate cada cliente de uma forma especial

O Camisetas da Hora é uma empresa especializada na venda de camisetas com mensagens engraçadas e referências culturais variadas. A marca também tem um modelo de franquia que pode ser montado em casa, cujo um dos pontos fortes é o atendimento ao consumidor.

Como explica Marcelo Ostia, fundador da empresa, a melhor forma de fidelizar clientes é oferecer o melhor atendimento possível. “Usamos todas as ferramentas de contato, como o E-mail, Skype, WhatsApp e Facebook para contatar o cliente quando é preciso”.

Ele ainda complementa: “Quando ele compra o produto, nós enviamos uma mensagem para em cada etapa do processo, desde a confecção até o momento da postagem. Trabalhamos muito com a personalização. Procuramos tratar cada cliente de uma forma única”.

#4 – Aposte no marketing de conteúdo

Paulo Maccedo, especialista em marketing de conteúdo, diz que é essencial ter uma estratégia de conteúdo com o objetivo de fidelizar clientes, já que é muito mais barato manter um cliente satisfeito e feliz do que conquistar novos.

“Você pode criar e publicar conteúdos que respondem dúvidas específicas. Nesse caso, webinários, aulas tira-dúvidas, tutoriais onde se fala exclusivamente com quem quer saber mais sobre um tema específico ensinado também pode ser uma boa”.

Na Mentalidade Empreendedora, de tempos em tempos, a equipe prepara treinamentos ao vivo de temas de negócio ajudam os clientes a entender melhor o valor do produto em uma estratégia específica. Isso ajuda muito.

“Você também pode pensar em formatos que mostram que o seu produto ou serviço pode ajudar o cliente. Pode, por exemplo, escrever um artigo ou criar um e-book mostrando os principais benefícios que o seu produto oferece e como ele será beneficiado a curto, médio e longo prazo”, complementa.

#5 – Estreite a relação através de uma comunidade

Gabriel Hernandes, fundador do The Pescador, diz que é importante dar a atenção devida ao cliente. “Ele optou pelo seu produto, e não pelo da concorrência, ou seja, te escolheu entre tantos. O mínimo que você pode fazer, além de entregar um bom produto ou serviço, é se importar com ele pensa e sente. Mostrar que está comprometido com os resultados dele”.

Ele cita como trabalha o suporte em sua empresa: “Nós, por exemplo, oferecemos suporte integral a nossos clientes alunos através dos canais disponíveis, entre eles, um grupo fechado no Facebook. Estamos frequentemente trabalhando para sanar as dúvidas, entender as observações ou as objeções para que o comprador fique 100% satisfeito com a gente”.

#6 – Identifique os clientes mais valiosos

“É muito importante manter um banco de dados atualizado com relação aos clientes, pois é ele que fornecerá as informações dos que mais merecem um investimento para concretizar a sua fidelização”, explica Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing.

“Se do total dos clientes 20% forem responsáveis por 70% do faturamento total da sua empresa, é neles que deve focar os esforços. Você pode usar as mídias sociais e o marketing de conteúdo para personalizar ao máximo a experiência do cliente junto à sua empresa”.

Seguindo esse princípio, você estará praticando o marketing de relacionamento dirigido, que como o próprio nome diz, é uma estratégia de relacionamento focada nos clientes mais importantes para a geração de vendas para a empresa.

#7 – Conheça bem seu consumidor

Para os profissionais da Resultados Digitais, todo o trabalho de fidelizar clientes só será conseguido se a empresa conhecer bem o consumidor:

“Só assim você vai conseguir atendê-lo de forma personalizada e ir além; vai realizar seus desejos e tirar dúvidas, mas é capaz também de extrapolar expectativas e chegar onde nem ele mesmo tinha percebido que sua empresa chegaria, resolvendo problemas que ele nem sabia que tinha”.

Empresas como a Apple e Starbucks entendem o bem o que é como fazer isso, e é por essa razão que elas têm uma legião de fãs pelo mundo. O resultado de um trabalho de fidelização é muito maior do que parece. A verdade é que um cliente satisfeito se reflete nas vendas, no faturamento e na sobrevivência da sua empresa.

É hora de fidelizar clientes

Agora está claro que todo seu esforço em marketing tem que ir além da oferta de produtos e serviços? Aproveite as dicas desses especialistas para formar um relacionamento cada vez mais abrangente, e ao mesmo tempo, único, com seus clientes.

Em um mercado em que o custo de um novo cliente é 7 vezes maior do que fidelizar clientes antigos. As ideias expostas aqui caem como uma luva para fazer seu negócio sobreviver e prosperar nos próximos anos.

E então, de qual dica você mais gostou? Interaja com um comentário!

  • Paulo

    Muito bom falar sobre fidelização.
    Essas é uma das coisas mais importantes de um negócio, na minha opinião.
    Obrigado pelo convite!
    Espero que a galera aplique em seus negócios…

  • Iuri J. Almeida

    Estou feliz em poder contribuir sobre como é bom reter clientes. Sempre digo que um cliente fiel é melhor do que um novo cliente. Valeu pelo convite Pedro 🙂

    • Paulo

      Sua dica foi sensacional, Iuri! Parabéns!

  • Cicero Lima

    Suas dicas foram muito legais, conteúdo muito relevante.
    Fazer esta aproximação com o cliente, entender suas dificuldades e necessidades, se colocar no lugar do outr, ter empatia, são excelentes formas de agregar valor para negócio, o impacto pode ser realmente expressivo para a empresa.
    Também achei uma material bem legal sobre marketing de experiência no link:
    http://www.ideiacao.com.br/inovacao-para-empreender/ofereca-experiencias-surpreendentes-e-conquiste-clientes/