Como desenvolver um infoproduto e empreender na internet

Você tem conhecimento em alguma área específica? Tem bagagem para falar de algum assunto? Tem um hobbie interessante? Então você pode começar a pensar como desenvolver um infoproduto!

como desenvolver um infoproduto

O setor de infoprodução está no topo dos modelos de negócios online, e é um dos sistemas mais promissores de ganhos diretos e indiretos na internet, bastando o empreendedor ter criatividade e disciplina para fomentar ideias, validá-las e vender em canais digitais.

Independente se seu modelo de negócios é Lifestyle Business ou Startup Business, criar um produto digital é uma escolha inteligente, com baixos riscos e com grande potencial de lucro e escala.

Continue a leitura e conheça os passos inciais de como desenvolver um infoproduto!

Como Desenvolver Um Infoproduto: A Base

Um produto digital geralmente é desenvolvido a partir do compartilhamento de informações. A idealização, venda e entrega são totalmente digitais, ou seja, tudo é feito na internet. O principal objetivo é proporcionar algum tipo de aprendizado ao consumidor final, que não precisa ir a um local físico para aprender.

Qualquer área de conhecimento pode dar base para um produto digital: música, culinária, esportes, animais de estimação, informática, casamento, planejamento financeiro, etc. Isto significa que se você tem algum conhecimento para compartilhar, você está pronto para ser um infoempreendedor.

Os infoprodutos podem ser empacotados em diversos formatos: PDF, vídeos, arquivos de áudio (ou combinações entre estes tipos). Os principais são: E-books, Videoaulas ou Palestras, Screencasts, Audiobooks, Podcasts e eMagazines.

Cada um deles têm suas características, sendo ideal para um determinado tipo de segmento (exemplos: os screencasts são excelentes para ensinar sobre o uso de softwares, sites e qualquer outro recurso digital; as vídeo-aulas são perfeitas para demonstrações práticas sobre um assunto).

Como Desenvolver Um Infoproduto: Passos Para Iniciar

como desenvolver um infoproduto

Para adentrar neste setor do empreendedorismo digital, você deve pensar primeiramente num assunto que realmente domine, a ponto de se sentir seguro para ensinar sobre ele.

Na internet existe uma quantidade absurda de clientes em potencial dispostos a pagar por produtos que solucionem seus problemas. O ideal é que você se posicione em um nicho específico que você domina e, simultaneamente, conquiste os possíveis interessados.

Mas saiba que para atrair um grande número de pessoas para seu produto, é preciso ter certeza de que ele pode realmente ajudar a resolver problemas cotidianos. Uma vez que você tenha decidido o produto que irá criar, é hora de colocar a mão na massa e transformar esta ideia em algo tangível.

As técnicas de como desenvolver um infoproduto variam de acordo com o formato e perfil de público, mas é possível criar a maioria deles usando apenas:

  • Computador de mesa ou notebook;
  • Internet banda larga;
  • Câmera digital ou webcam;
  • Programas de diagramação (Corel Draw, InDesign e etc).

Como Desenvolver Um Infoproduto: Canais de Distribuição

Depois de ter a ideia e torná-la tangível, obviamente, é preciso vender. Você precisa basicamente criar um site de vendas com as principais informações sobre o seu produto, mostrando todos os seus diferenciais e como ele ajudará os clientes a resolverem seus problemas.

Alguns canais que você pode adotar:

  • Site
  • Blog
  • E-mail
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, etc.)

Outro conselho é que você também conte com plataformas próprias para infoprodução e marketing de afiliados, como o Hotmart, ClickBank e Monettize. Estas empresas oferecem diversos recursos e suporte para o lançamento de produtos digitais.

Dicas Para Garantir As Primeiras Vendas

como desenvolver um infoproduto

#1. Insira depoimentos de clientes satisfeitos. Ofereça amostras grátis e amplie seu cadastro de clientes em potencial. Estas práticas formam o popular gatilho da prova social, uma abordagem estratégica, na qual têm-se pessoas falando bem do produto ou serviço.

#2. Invista na visualização da página de vendas do produto. Através de blogs, comunidades específicas do tema e redes sociais, de modo a atrair visitantes para sua página. Você também pode convidar blogs e sites a venderem seu produto, recebendo uma parte do valor da venda (afiliação).

#3. Aprenda a fazer copy. Ou contrate um profissional qualificado para escrever para você. O copywriting é responsável pelo sucesso de muitos produtos famosos, e é algo que você simplesmente não pode deixar de aplicar em sua comunicação de vendas.

#4. Faça uma oferta irresistível. Outra tática marketing que gera resultados consideráveis. Em suma, é a agregar o máximo de valor em seu produto, desde as etapas iniciais até a comunicação na página de vendas. Exploramos o tema neste post!

#5. Garanta um bom lançamento. Existem alguns modelos a serem seguidos. O Fórmula de lançamento é o mais famoso por funcionar bem. Você pode seguir este checklist para garantir o sucesso com seu infoproduto.

como-desenvolver-um-infoproduto

Para fechar, deixamos claro que não basta apenas copiar e colar o que falamos aqui. É preciso “ir e fazer”. Reúna o máximo de informações, leia o máximo de coisas sobre o assunto, obtenha as habilidades necessárias, trace um plano de execução e execute.

Nosso blog tem centenas de conteúdos que podem complementar o assunto “como desenvolver um infoproduto”. Fique a vontade para consultá-los sempre que desejar. Também lhe atentamos para ficar atento aos nossos próximos eventos. Grandes coisas estão por vir!

Quer saber mais sobre como empreender no setor de infoprodução? Cadastre-se na lista VIP do Acelerador Digital aqui!

  • Bruno

    Com certeza esses materiais conhecidos como infoprodutos…
    ajudam e muito a vida de muitos internautas, que em busca de informações se depara com tais informações disponíveis como produto digital.

  • ana

    com certeza isso ira ajudar muitas gente amei principalmente aqueles que estão come sando precisa de muita informação como essa, muito bom obrigado.

  • Antonio Milton Soares

    Acho essas dicas muito boas para gerar idéias e gostaria de encaminhá-las por e-mail, mas não existe essa opção de compartilhamento em seu site.

    Obrigado

  • renato capistrano

    Parabéns, muito esclarecedor. Tenho uma duvida. Existe como eu criar uma senha vinculada ao IP do PC do cliente para que ele só consiga acessar naquele computador?

  • Ligia Caetano

    João, tudo bom? Acredito que você pode formar outros profissionais, ensinando o que você faz e monetizar com isso. Tenho um cliente que estamos criando um infoproduto que ensina outros profissionais a técnica que ela desenvolve. Temos tido ótimas devolutivas. Abs.