Como vender na internet – 4 ideias de produtos para vender online
Nesse artigo você vai saber as melhores e mais fáceis formas de começar um negócio digital e ganhar dinheiro online.
A pandemia tem sido um divisor de águas na vida de muitas pessoas. Tanto para o lado positivo quanto para o negativo.
Acontece que, de notícias tristes e pontos negativos, a internet e as mídias tradicionais estão cheias. Por isso, nesse artigo, quero te apresentar uma nova realidade, diferente do que os jornais vêm noticiando por aí.
Por que as pessoas querem trabalhar pela internet?
Entre diversas vantagens, exercer uma ocupação no conforto de casa, fazendo os próprios horários e sem precisar se deslocar até outro lugar físico é o que leva cada vez mais pessoas a investirem na internet.
Dá uma olhada nessas notícias:
É perceptível que tem um grande mercado em ascensão. O dinheiro nunca some, nem acaba. Ele só muda de mãos.
Se existe tanta gente vendendo e crescendo, é porque existem mais pessoas comprando.
Como minha especialidade é no mercado de educação, de venda de conhecimento online, eu vou te mostrar as 4 melhores, mais lucrativas e mais seguras formas de vender online.
Conheça o:
O Quadrado da Lucratividade
O Quadrado da Lucratividade é uma base que abre a sua mente para as possibilidades do mercado digital.
São 4 formas de vender online que te proporcionam margem, recorrência e escala. Um negócio que é fundamentado nesses 3 pilares é o que eu chamo de negócio extraordinário.
Extraordinário, porque ele te permite manter o estilo de vida que você escolher, que te dá a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, bastando uma conexão com a internet e é infinitamente mais lucrativo que qualquer outro negócio.
Além disso, permite que você leve sua mensagem mais longe e impacte positivamente a vida de milhares e até milhões de pessoas.
Vamos aos 4 lados desse quadrado, mostrando Vantagens, Desvantagens, Passos Para Começar e Hacks:
Lado #1 – Como vender online sem ter produto e sem aparecer em lugar nenhum
Se não é você que vai aparecer, alguém vai precisar ser a pessoa que está de frente para as câmeras.
Então, esse Lado #1 é onde você faz uma parceria.
O nome disso é Co-produção recorrente. Como funciona?
Vamos ver cada ponto:
Vantagens:
1 – Uma maneira prática para quem não se vê com algum conhecimento
2 – Você não precisa desenvolver o conteúdo (Você só precisa encontrar alguém que tenha o conteúdo, que seja o especialista). Você só vai aprender a fazer marketing e vendas e aprender a vender online.
3 – Maneira de criar renda passiva sem precisar aparecer na frente da câmera. Você pode ter várias parcerias, diminuir seu risco e ter diversas entradas de receita recorrente pra você.
Desvantagens:
1 – Se você fechar da forma errada, sem um contrato correto, bem ajustado, você fica na mão do parceiro e pode se enrolar.
2 – Você não tem 100% do controle do processo por depender de terceiros.
3 Passos para Começar a Vender Como Co-produtor:
1 – Procure um parceiro em algum lugar que você tenha possibilidade de se conectar com as pessoas, fazer networking e etc. A Comunidade do Revolução da Recorrência é uma ótima oportunidade para isso.
2 – Feche um ‘trial’, um teste. Faça um contrato de prestação de serviço pontual, ou seja, de uma única campanha e divide os lucros em 50% / 50%. Tá legal? Gostou de trabalhar com esse expert? Aí você pode avançar para outro contrato de 1 ano, ou até 5 anos que eu já vi, e, como você é um co-produtor recorrente, isso quer dizer que você vai vender um produto de assinatura e sua comissão também será recorrente. Aí você tem um negócio extremamente lucrativo de longo prazo.
Se você tem know-how e resultados pode optar por outros tipos de parceria:
2.1 – 80% pra você e 20% pro especialista, em formato de editora. O produto é seu e o especialista ganha a comissão. Ou você pode contratar o especialista e pagar só a hora dele. Como uma faculdade faz. Ela contrata o professor.
2.2 – 30% pra você + Fee (fixo) de 5k a 20k por mês e 70% pro parceiro, como no formato agência.
3 – Teste usando o Plano de Webinar (tática que ensino no método Revolução da Recorrência).
E pra você que não se sente preparado em relação ao seu conteúdo e tudo mais, o que eu posso te falar é: Fica tranquilo. Ninguém nasce preparado. As coisas são construídas.
Você só precisa do direcionamento correto, de estar cercado de pessoas que estão com o mesmo objetivo e você vai aprendendo, praticando e gerando resultado.
Saiba que mais importante que velocidade, é a direção.
Lado #2 – Como Vender Serviços Online de Forma Recorrente
Quando eu falo de serviço, eu tô falando de você, que é um expert, vender o seu conhecimento em um formato de atendimento 1 a 1 ou em grupo. Por exemplo uma mentoria em grupo ou individual ou um grupo de mastermind.
Vamos aos pontos:
Vantagens:
- Só depende de você
- Você pode ter altas margens de lucro
- Você escolhe pessoas mais qualificadas, sendo livre para trabalhar com uma pessoa ou não, se não fizer sentido.
Desvantagens:
- Adequar o seu atendimento pro online – às vezes você só atende no presencial, como um psicólogo, nutricionista e etc. Dependendo do tipo de experiência que você proporciona vai ser mais desafiador adequar pro online.
- Você está limitado às suas 24h
- Se você não tem casos de sucesso é mais difícil vender mais caro
3 Passos para começar
Passo 1 – Fazer a comunicação do seu serviço ser única mostrando um processo com um diferencial claro.
Ex: Minha Mentoria – O que faz as pessoas investirem 18 mil reais na minha mentoria?
As pessoas que passam pelo meu processo vão de 10 mil de faturamento para 100 mil, de 100 mil para 1 milhão e assim por diante, nos seus negócios digitais de assinatura.
100% das pessoas que passam pelo meu processo e aplicam o que é indicado, tem resultado.
O modelo da mentoria que passa por um diagnóstico, depois um “Raio-X” do negócio do mentorado, depois uma reunião de planejamento e o acompanhamento em 3 níveis (estratégico, técnico e operacional)
Além disso, o mentorado tem o acesso à comunidade Business Hacker (mil reais por ano) e ao treinamento Revolução da Recorrência (5.400 mil por ano) sem pagar nada a mais por isso.
Olhando pro escopo completo do programa, 18 mil é barato. Afinal, quanto custa um negócio que tem a capacidade de gerar um milhão de faturamento recorrente com o direcionamento que você precisa para alcançar isso?
Essa é a percepção que os seus clientes precisam ter quando você apresentar o seu serviço online.
Passo 2 – Usar as ferramentas certas para entregar a experiência.
No meu caso, eu uso um grupo no telegram e o zoom pras reuniões. Além disso, tem a plataforma de membros dos programas que o mentorado tem acesso.
Passo 3 – Oferecer o seu serviço
Por mais óbvio que pareça, mas tem que ser dito. Se você não oferece o seu serviço, ninguém vai saber que ele existe.
Já parou pra pensar no que você tá fazendo pra oferecer o seu serviço? Ou você tem medo?
Hacks – Dicas práticas pra implementar
1 – Fila de espera.
Balada com fila pra entrar é sempre mais desejada. Coloque “entre pra lista de espera” com o link pra se cadastrar no seu serviço no seu instagram.
2 – Faça o seu nome chegar primeiro.
Os mentorados que mais geram resultados em menos tempo vêm da indicação de outras pessoas que falaram “Fiz a mentoria com Pedro Quintanilha e foi crucial para eu gerar esse resultado”.
3 – Participe de comunidades online
Principalmente as pagas reúnem pessoas comprometidas e você cria vínculos mais fortes, fortalecendo o seu networking.
Pra finalizar, eu quero que você saiba que atrás de todos os dígitos que você vê e que você pode fazer, existem pessoas que estão sedentas pelo valor que você gera.
Lado #3 – Como Vender Comunidade Online Por Assinatura
Particularmente eu gosto muito de comunidades online. É o tópico que eu mais gosto.
Por que você deve considerar vender comunidade de forma recorrente?
Vamos aos pontos:
Vantagens:
1 – A pessoa vem pelo conteúdo, mas ela fica por causa da comunidade
O conteúdo é um fator de atração, mas a força que faz com que as pessoas permanecerem é da comunidade.
2 – Você pode crescer de forma infinita.
A comunidade pode ser a base do seu modelo de negócio.
Por exemplo, o Business Hacker nasceu pra ser a comunidade dos meus mentorados, com conteúdos pra eles e tudo mais. Depois, eu estendi pros meus alunos do Revolução da Recorrência. E só depois decidi abrir para quem quisesse entrar pelo conteúdo que lá dentro e pelo poder de crescimento e networking que a comunidade proporciona.
3 – Você filtra clientes melhores para avançar para outros programas mais premiums
4 – Você pode se tornar sócio de membros da sua comunidade assim como eu já me tornei da minha.
5 – O networking e a inteligência coletiva de uma comunidade é insuperável
Desvantagens:
1 – É um pouco difícil mostrar todo o valor que uma comunidade tem para quem ainda não se abriu para isso.
2 – Às vezes as pessoas são ingratas e viram as costas pra você mesmo depois de você ter ajudado elas a se tornarem milionárias.
3 – A maioria das pessoas tem mentalidade de sugar e não de contribuir
Quando elas descobrem que contribuir é mais forte do que extrair, você transforma essa desvantagem em uma vantagem.
4 – A maioria das pessoas buscam seus próprios interesses e, por isso, podem questionar suas intenções na hora de criar sua comunidade.
4 Passos para começar
Passo 1: Defina o tema central da sua comunidade
Exemplo de nichos: Espiritualidade, sexualidade, idiomas, negócios, finanças, educação de pais, marketing, vendas, música…
Passo 2: Defina o lugar onde sua comunidade irá se reunir.
Por exemplo: Grupo do Facebook, WhatsApp Telegram.
Passo 3: Monte a proposta de vendas no 1 a 1.
Por exemplo: Quando eu comecei o Business Hacker, eu escrevi a proposta dela em um bloco de notas e enviei pros meus clientes. Não fiz pagina, anúncio, funil etc etc etc…
“Ah, mas eu não tenho cliente”
Eu falaria com as pessoas no direct do instagram, apresentando a mesma proposta.
Foi isso que eu fiz depois de falar com meus clientes, na época.
Tem outro jeito? Sim.
Você pode fazer um webinar para membros fundadores.
Passo 4: Defina o plano de conteúdo
Pra isso eu decidi te presentear com o plano que vai te ajudar a fazer o conteúdo de 1 ano em 1 semana. Deixei no meu canal do Telegram. Toque aqui para acessar.
Hacks:
- Faça conteúdos complementares exclusivos para sua comunidade
- Você não precisa de muito conteúdo. Muito conteúdo é um dos fatores que faz os membros cancelarem é a confusão pela quantidade de conteúdo. Venda clareza, direcionamento, acompanhamento e curadoria. Isso é mais do que conteúdo.
- Crie eventos que possam trazer mais pessoas para sua comunidade e engajar mais seus membros
- Crie ranking entre os membros da comunidade e dê prêmios para eles.
Lado #4 – Como Vender Curso Online de Forma Recorrente
Vantagens:
1- Maior potencial de escala
2- Mais fácil do seu cliente entender
No serviço você tem que ter um diferencial muito grande, na comunidade é um pouco desafiador fazer as pessoas entenderem o poder de uma comunidade logo de primeira. O curso online é claro, é um curso com módulos, passo a passo, começo, meio e fim.
3- Alavanca o preço da sua hora
Você grava a aula uma vez e vende infinitas vezes.
4- Pode começar pequeno e crescer rápido
5- Boas margens de lucro se estiver trabalhando na recorrência
Por exemplo, você vende um curso de 1000 reais por ano. Você pode vender por 200 reais por mês, porque no mensal é mais fácil das pessoas cancelarem e você tem um custo maior para manter. No anual, você garante um fluxo de caixa antecipado.
Outro ponto interessante é: Vamos supor que você vendeu 100 mil reais no ano com esse curso de 1k. A sua taxa de cancelamento foi extremamente alta, tendo só 20% de renovação. No próximo ano, você tem 20 mil reais sem fazer absolutamente nada.
Se você souber as táticas de retenção que eu ensino no Revolução da Recorrência, essa taxa de cancelamento cai para 20%.
Desvantagens:
1- Te dá um pouco de trabalho no começo
2- Vai exigir investimento contínuo em mídia e marketing para crescer e ganhar mercado
Como Começar em 6 passos:
Passo 1: Mentalidade exponencial – Defina suas metas e objetivos.
Passo 2: Planejamento 2x – Planeje pra quem vai vender, o que você vai entregar e seu conteúdo de divulgação.
Passo 3: Validação ARO (audiência, relacionamento e oferta) – Cria audiência, aprende a fazer relacionamento e faz as primeiras vendas.
Passo 4: Venda Turbo – Define a tática de vendas online que vai usar.
Passo 5: Clientes Eternos – Entregar bem o produto e aplicar alguma das mais de 40 táticas de retenção, fazendo as pessoas renovarem felizes.
Passo 6: Crescimento Acelerado – Começa de fato a montar o seu negócio e para de ficar só vendendo um produto.
1- Se você já tem um curso online, só troque o acesso vitalício para o anual que você vai ganhar de 20 a 30% de renovação sem fazer absolutamente nada.
2- Não grave o curso antes de testar a proposta comercial (É melhor gravar com dinheiro no bolso)
3- Venda o sumário do curso
4- Se possível, tenha uma comunidade ou um programa premium como upsell.
Por que Recorrência?
Recorrência é a “nova onda” do mercado digital.
A maioria dos grandes players ou já tem recorrência ou estão implementando recorrência em seus negócios.
O Marcio Motta, Fundador da Monetizze é do meu Grupo de Mastermind, o Mentalidade Master. E eu pedi os dados internos do crescimento de novos produtos de assinatura nos últimos semestres – de 2019 e 2020 – na Monetizze. Dá uma olhada:
Isso é porque a Recorrência é o melhor modelo de negócios do mundo.
Ela te dá segurança, previsibilidade, liberdade, margem e escala.
Só que eu enxerguei isso em 2016, depois de quase quebrar meu negócio por só vender em lançamentos de produtos de venda única. Até que, depois de alguns acontecimentos, eu vi a segurança que a recorrência proporciona.
Sabe os 6 passos que eu te passei ali em cima no Lado #4? São os passos do método do Revolução da Recorrência, para criar, lançar e escalar programas de assinatura online.
Dá uma olhada nos resultados de alguns alunos que seguiram esses mesmos passos:
O Alan, que transformou o hobby dele na sua principal atividade, começou do 0, foi crescendo mês após mês, empilhando os resultados e alcançou os primeiros 21 mil recorrentes no nicho gamer:
O Moysés Gori, que cuida da recorrência onde a sua esposa é a pessoa que aparece nas câmeras, ensinando professores a darem aula online e fez 103 mil e 648 reais recorrentes ao longo de 4 meses. Isso dá 25 mil mês após mês, após mês…
O Marcelo Akira, que é engenheiro, e o Nelson, que não tinha conhecimento nem produto e fez uma parceria com Marcelo, ficando nos bastidores da recorrência.
Logo no primeiro lançamento da recorrência eles fizeram 63 mil reais:
E foi crescendo ao longo do ano de 2020, alcançando o resultado de 346 mil e 708 reais em todo o ano, ou 28 mil reais mês após mês, após mês…
Se você tem vontade de ir além, muito além, a base já vai estar estabelecida. Depois é só fazer alguns ajustes finos para ter resultados como esses:
O José Netto, que é médico e alcançou um incrível faturamento de 951 mil e 591 reais recorrentes entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, ou seja, 79 mil reais mês após mês, após mês…
O Juvenal Valentim que fez 1 milhão e 322 mil reais:
O DJ PV, que tem uma agência e lança artistas no nicho cristão e fez 780 mil e 923 reais recorrentes com um único projeto de sua agência
e 1 milhão e 945 mil recorrentes com outro projeto:
O Vinicius Loureiro que tem uma agência com mais de um projeto, onde fez 1 milhão e 202 mil recorrentes com um único projeto
e 3 milhões e 698 mil recorrentes com esse outro:
Seu Primeiro Passo Para Ter Esses Resultados:
APERTE AQUI e conheça como o método Revolução da Recorrência funciona detalhadamente.
Pra fechar saiba que: Ter um negócio online já foi promissor um dia. Hoje é a única opção.