“Mentalidade de dados, criatividade e curiosidade”
Growth Hacking é uma tática de empreendedorismo desenvolvida em startups que utiliza a criatividade, o pensamento analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar a exposição.
Pode ser visto como parte do ecossistema de marketing online, pois muitos hackers estão usando técnicas como o SEO (Search Engine Optimization), análise de sites, marketing de conteúdo e testes A / B.
Growth Hackers, os profissionais do conceito, se concentram em resultados consideráveis e em alternativas inovadoras, o que é particularmente importante para uma empresa embrionária. A ordem do processo é diferente, vindo o crescimento em primeiro lugar, e os orçamentos em segundo.
Facebook, Twitter, LinkedIn, Airbnb e Dropbox são todas empresas que utilizaram técnicas de Growth Hacking no período de fundação. Mark Zuckerberg, o mais conhecido dos cinco co-fundadores do Facebook, se valeu dessa mentalidade enquanto fazia rede social crescer.
Consolidando o Growth Hacking
O empresário Sean Ellis popularizou o termo no ano de 2010. Ele definiu um Growth Hacking como “Uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável”
Andrew Chen ampliou o conceito em um post por nome “Growth Hacker é o novo VP de Marketing”. Ele escreveu que profissionais quem usam esse conceito para fazerem seus negócios crescerem, são um híbrido de comerciante e codificador, aquele que olha para a questão tradicional de ‘Como faço para obter clientes para o meu produto?’ de forma mais viral e analítica.
No ano de 2012, Aaron Ginn definiu um Growth Hacking no TechCrunch como uma “mentalidade de dados, criatividade e curiosidade”. No ano seguinte, foi realizado o Growth Hackers Conference”, em São Francisco, instituído pela Gagan Biyani, que ajudou a tornar o termo ainda mais conhecido.
Então…
O “certo” para definir o Growth Hacking varia de empresa para empresa, mas o denominador comum é sempre voltado para o crescimento. As empresas que têm sucesso a partir desse processo, geralmente tem um ‘loop viral’ naturalmente integrado ao seu processo de negócios.
Novos clientes geralmente ouvem sobre o produto ou serviço através de sua rede, e se tornando clientes, tendem a compartilhar com suas conexões. O que se torna um viral. Este ciclo de conscientização, uso e compartilhamento pode resultar em crescimento exponencial para a empresa, o que faz o Growth Hacking ser uma das mais interessantes formas de negócios hoje em dia.
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