O que Pokémon Go está dizendo para você, empreendedor?

O que Pokémon Go está dizendo para você, empreendedor?

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Pedro Quintanilha

Empresário, Growth Hacker, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital.

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Pokémon Go

Pokémon Go é um jogo para smartphones que utiliza os recursos do aparelho para “transformar” o usuário em um treinador Pokémon. O aplicativo funciona sempre conectado à internet e utiliza o GPS para simular o aparecimento dos pokémons em lugares reais. Ao encontrar um deles, o jogador precisa capturá-lo usando a câmera do celular.

O Pokémon Go já foi baixado mais de 30 milhões de vezes em todo o mundo. Acha muito? E se eu te disser que ele já gerou 35 milhões de dólares em receita para a Nintendo e Niantic, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo? Sabe o que isso significa? Uma média de 1,16 dólar gasto por pessoa, em menos de 15 dias do lançamento.

O engajamento é simplesmente surreal. O uso do Pokémon Go já supera o tempo de uso diário do Facebook, do Snapchat, do Twitter e Instagram. É o que revela a Sensor Tower a empresa de inteligência de mercado. Na média, os Mestres Pokémon gastam 33 minutos e 25 segundos por dia na busca dos monstrinhos.

Legal tudo isso, mas o que assunto tem a ver com empreendedorismo digital? A resposta: tudo! Se você parar para compreender pelo menos o mínimo de toda a revolução causada pelo jogo, vai compreender porque o ambiente virtual é o melhor mercado para se atuar hoje em dia…

Vamos compreender melhor tudo isso?

Pokémon Go: apontado o caminho do sucesso

Acelerador Go

Analisando o cenário e toda essa onda do Pokémon Go, podemos entender que teremos pessoas, na sua grande maioria jovens, motivados a frequentar determinados lugares, não pelo que oferecem comercialmente, mas pela simples razão de achar um Pokémon no local.

Dessa forma, alguns estabelecimentos comerciais podem explorar a oportunidade de maneira estratégica, utilizando-se de táticas de marketing digital alinhado ao público e ao ticket médio que ele consome. Captou a ideia?

O jogo de sucesso mostra, de uma forma única, que o digital e o meio físico estarão cada vez mais integrados. Isso prova que toda a transformação que vem acontecendo há alguns anos se consolida ainda mais.

O digital não é futuro, é o presente. Negócios analógicos estão com os dias contados. Hoje podemos dizer que o meio digital traz oportunidades incríveis, mas daqui a pouco isso deixará de fazer sentido. Nenhuma oportunidade de negócios será feita “fora” do digital.

Por isso eu digo que o Pokémon Go aponta o caminho…

“Está debaixo do seu nariz”

A mudança no comportamento de consumo das pessoas influencia uma nova forma de se comunicar, e isso exige uma nova postura também dos empreendedores. O marketing digital é um dos principais meios com oportunidades incríveis de carreira para quem deseja ditar as regras no mercado.

Das redes sociais ao mundo mobile, o mercado está em plena expansão e, o que é mais impressionante, ainda carece de especialistas. Por isso que, se você gosta de marketing digital e quer encontrar oportunidades nessa área, é bom começar a buscar seu espaço.

Conseguiu compreender?

Meu objetivo aqui não é explorar toda a revolução causada pelo Pokémon Go, que num “piscar de olhos” colocou a Nintendo novamente no topo. O jogo, na verdade, nos mostra este caminho repleto de oportunidades. E é isso que eu quero que você leve daqui.

Só para clarear as ideias, existem inúmeras possibilidades para você surfar na onda, ou como eu gosto de dizer, criar o mar. Confira algumas ideias:

Profissional liberal e autônomo:

  • Desenvolvedor de jogos online (tudo a ver com nosso artigo)
  • Consultoria de marketing digital
  • Autor, escritor ou produtor de conteúdo
  • Redator ou designer freelancer
  • Coach, treinador ou mentor
  • Professor de cursos diversos
  • Gestor de mídias sociais
  • Infoprodutor (criador de produtos digitais)

Para empresas de varejo e outros tipos de negócios:

  • E-commerce (dos mais tipos de tipos)
  • Escola de ensino à distância (EAD)
  • Franquias Virtuais
  • Agência de marketing
  • Agência de design
  • Agência de lançamento de produtos
  • Agência de conteúdo
  • Assessoria de imprensa

Qual o próximo passo?

Você precisa decidir para onde quer ir. Você quer começar um negócio no digital? Ou pretende migrar ou estender um negócio que você já tem para internet? De qualquer forma, você precisa aprender mais sobre o empreendedorismo digital.

Você pode começar assistindo o primeiro vídeo gratuito da série do Acelerador Digital. Nele eu falo sobre as 4 grandes oportunidades do mercado digital e como você pode lucrar com esse mercado que movimenta milhões de reais todos os meses.

Segue o link:

Descubra o método usado por pessoas de todo o Brasil para criar negócios digitais em tempo recorde e fazer a primeira venda em 30 dias!

ATENÇÃO: REUNIÃO EXCLUSIVA PARA INFOPRODUTORES, EMPRESÁRIOS DIGITAIS OU PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS QUE VENDEM OU DESEJA VENDER CURSOS ONLINE, MENTORIAS E SERVIÇOS PELA INTERNET…

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